Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 27 de junho de 2026

4096 - Morreu o ex-jogador Dequinha

Um dos mais famosos jogadores de futebol profissionais oriundos da cidade de Montes Claros nos deixou na última terça-feira, 23 de junho de 2026. Faleceu aos 71 anos no Rio de Janeiro, onde morava, o ex-zagueiro Dequinha, que integrou um grande elenco do Flamengo na era Zico no final dos anos 70.
Ademir Nunes Ribeiro, nascido em Montes Claros no dia 27 de março de 1955, Dequinha se destacou no Clube de Regatas do Flamengo do Rio de Janeiro, jogando ao lado de feras como Zico, Adílio, Andrade, Tita, Júnior e Paulo César Carpegiani, entre outros. Vestiu a camisa rubro-negra em 134 partidas no período de 1975 a 1979, deixando o clube carioca para jogar na Bélgica, no clube Antuérpia. No retorno ao Brasil, passou a defender as cores do CSA-Centro Sportivo Alagoano (AL), onde se destacou conquistando títulos estaduais (1984 e 1985) e tornando-se vice-campeão brasileiro em 1983, na disputa da Taça de Prata perdida para o Juventus (SP). Também jogou pelos clubes Desportiva Ferroviária (ES), Fast (AM), Mogi Mirim (SP) e Taubaté (SP).
Dequinha, cujo apelido veio de um ex-jogador do Flamengo nos anos 50, era filho de Laudivina Gonçalves Ribeiro, conhecida como Dona Cheiro. Estreou na equipe profissional do Flamengo em jogo contra o Fluminense, em junho de 1975. Foram 85 vitórias, 35 empates e 14 derrotas nas 134 partidas que fez pelo Urubu. Marcou apenas um gol. Também atuava como volante e lateral.
Após encerrar a carreira, o montes-clarense Dequinha permaneceu morando no Rio de Janeiro, onde trabalhou como treinador em escolinhas de futebol. Ali mesmo, na Cidade Maravilhosa, ele foi sepultado.
Um grande abraço espinosense.

Dequinha, no seu aniversário de 55 anos, ao lado de suas três filhas: Aretha, Andrezza e Amanda

Dequinha, no Flamengo, o quarto em pé

Flamengo - Em pé: Rondinelli, Toninho Baiano, Dequinha, Júnior, Merica e Cantareli.
Agachados: Osni, Adílio, Cláudio Adão, Zico e Luís Paulo

Flamengo 1978 - Em pé: Rondinelli, Cantareli, Dequinha, Ramirez, Júnior e Merica.
Agachados: Júnior Brasília, Adílio, Radar, Paulo César Carpegiani e Tita

 Foto de 2008, com Joãozinho (ex-Cruzeiro), Dequinha (ex-Flamengo)
e Paulo Isidoro (ex-Atlético) ao lado de Júnior do Jac´s

4095 - AABB MOC Campeã em BH

No último final de semana, sábado e domingo, dias 20 e 21 de junho de 2026, foram realizados, na capital mineira Belo Horizonte, os jogos das JESABs – Jornadas Esportivas Estaduais de AABBs. Nas dependências do belo clube abebeano da capital, estiveram competindo em 12 modalidades esportivas cerca de 880 atletas de todas as idades. Participaram do evento 32 AABBs: Águas Formosas, Almenara, Betim, Bicas, Bocaiuva, Brasília de Minas, Campo Belo, Coração de Jesus, Corinto, Coromandel, Curvelo, Divinópolis, Dores do Indaiá, Itaúna, Juiz de Fora, Manhuaçu, Mato Verde, Monte Carmelo, Montes Claros, Muriaé, Mutum, Pará de Minas, Passos, Patos de Minas, Pitangui, Pompéu, Pouso Alegre, Salinas, São Francisco, Três Pontas, Uberlândia e Visconde do Rio Branco.


Imagens: FENABB


A AABB-Associação Atlética Banco do Brasil de Montes Claros continuou mostrando sua força e levou para casa quatro títulos de Campeão nas modalidades SINUCA, VÔLEI DE AREIA 4 X 4 MISTO, VÔLEI FEMININO e FUTEBOL MINICAMPO SUPERMÁSTER. Também teve atletas participando das modalidades Futebol de Salão, Futebol Minicampo Máster e Hipermáster, Beach Tennis, Futevôlei e Peteca.

Modalidade VOLEIBOL LIVRE FEMININO:
Final: AABB MONTES CLAROS 2 x 1 AABB BELO HORIZONTE (21/25, 25/21 e 15/3)

Imagens: AABB Montes Claros


Modalidade VÔLEI DE AREIA 4 X 4 MISTO:
Final: AABB MONTES CLAROS 2 x 1 AABB POUSO ALEGRE (25/27, 21/18 e 15/11)
Equipe: Allan Pereira Alves, Anderson Veloso Chagas, Lucas Alexandre Gomes Veloso, Rednílson Ferreira da Silva, Jacqueline Soares Rocha e Pedro Henrique Almeida Rodrigues



Modalidade SINUCA:
Final: AABB MONTES CLAROS 3 X 0 AABB PARÁ DE MINAS (46/17, 51/31 e 40/20)
Atleta: Farley Jean de Sousa 



Modalidade FUTEBOL MINICAMPO SUPERMÁSTER:
Final: AABB MONTES CLAROS 2 (4) x (3) 2 AABB UBERLÂNDIA
Campanha - Chave II:
20-06-2026 - Sábado - 10h - Montes Claros 2 x 0 Mutum
20-06-2026 - Sábado - 15h - Montes Claros 1 x 0 Muriaé
Semifinal:
21-06-2026 - Domingo - 8h - Montes Claros 1 x 1 Belo Horizonte
Final:
21-06-2026 - Domingo - 10h - Montes Claros 2 (4) x (3) 2 Uberlândia


Os Campeões irão disputar a JERAB-Jornada Esportiva Regional das AABBs Sudeste nos dias 5 e 6 de setembro de 2026 na cidade de Niterói (RJ).
Parabéns aos grandes Campeões como também a todos os demais atletas que representam tão bem a nossa AABB MOC.
Um grande abraço espinosense.

sexta-feira, 26 de junho de 2026

4094 - Morreu Gustavo

Infelizmente, e imensamente entristecido, acabei de tomar conhecimento de uma terrível notícia envolvendo um conterrâneo nosso. Vítima de um acidente envolvendo sua caminhonete VW Saveiro e um caminhão carregado de bois na BR-474, em Piedade de Caratinga (MG), o jovem Anderson Gustavo Oliveira Gomes perdeu sua vida ontem aos 37 anos de idade.
Um caminhão que transportava bovinos desceu desgovernado a Serra da Piedade, invadindo a contramão e colidindo com dois veículos, um deles o dirigido por Gustavo, que foi arrastado ladeira abaixo. Infelizmente Gustavo ficou preso às ferragens e veio a falecer. O ocupante do outro veículo atingido está no hospital em estado grave. O motorista fugiu do local do acidente, evadindo em outro caminhão, conforme informações divulgadas na imprensa local.
Gustavo era engenheiro agrônomo e trabalhava há algum tempo na região de Caratinga. 



É muito triste! Convivemos com Gu, como muitos de nós o tratavam carinhosamente, por um bom período, especialmente o da sua infância, quando ele sempre nos acompanhava nas partidas do nosso time de veteranos, o 9 de Março, onde jogava seu pai Eduardo. Menino bom, trabalhador, dedicado, gostamos muito dele, eu e minha família.
Ao amigo Eduardo, pai, e aos irmãos Léo e Gal, externo aqui os meus mais sinceros sentimentos de pesar, a minha solidariedade cristã e a prece ao Criador para que Ele lhes console e fortaleça com a bastante força, fé e resignação neste momento terrível de perda, tristeza e dor. Que o amigo Du seja forte, sereno e clarividente para aceitar os desígnios divinos e suportar esse sofrimento gigante que é perder um filho.
Que o nosso amado Gu descanse na mais completa paz no Reino de Deus!
Um grande abraço espinosense.

 



quinta-feira, 25 de junho de 2026

4093 - Perdas humanas em nossa Espinosa

Enquanto nossa atenção está quase totalmente focada na Copa do Mundo da FIFA, irmãos conterrâneos nossos deixaram este mundo terreno.
A todos os familiares dos falecidos a minha solidariedade cristã e os meus sentimentos por suas grandes perdas.
Que todos eles alcancem a completa paz no Reino de Deus!

Falecidos nos dias mais recentes:
Deolina Sinézia Balieiro Rocha (Dozinha)
Alvina Alves da Silva
Miguel Teixeira Barbosa
Ambrósio José da Silveira
Aílton Cardoso de Sá
Maria Soares dos Santos
Maria Aparecida de Jesus (Cida)
Antônio Rodrigues dos Santos
Maria Aparecida Alves de Souza (Cida do Salgado)

Um grande abraço espinosense.











quarta-feira, 24 de junho de 2026

4092 - Que Copa porreta é esta? Em campo, claro!

Terminada a segunda rodada da fase de grupos da Copa do Mundo FIFA 2026, temos muito o que comemorar. Além, claro, de celebrar a boa vitória do Brasil por 3 x 0 sobre a frágil seleção do Haiti no seu segundo compromisso no torneio, podemos citar jogos em que a competitividade, a garra e a emoção nos encantaram a alma. Equipes menos qualificadas fizeram bonito em campo, por exemplo, a estreante Curaçao, que após levar uma goleada de 7 x 1 da Alemanha, conseguiu uma façanha memorável. Conseguiu um empate louvável sem gols contra a equipe dos atleticanos Ángelo Preciado, Alan Minda e Alan Franco, fazendo seu primeiro ponto na Copa do Mundo, com uma atuação extraordinária do goleiro Eloy Room. Ele entrou para a História dos Mundiais com o recorde de 15 defesas em uma partida sem prorrogação. Assim como aconteceu com o goleiro Vozinha, de Cabo Verde, sua quantidade de seguidores aumentou consideravelmente após campanha feita pelos jornalistas da Cazé TV que transmitiram o jogo pedindo que os espectadores passassem a segui-lo no Instagram. Vozinha, ou Josimar José Évora Dias, que brilhou no empate de sua seleção com a Espanha, conseguiu atingir até agora mais de 15,8 milhões de seguidores. Eloy Room havia atingido há pouco a marca de mais de 1 milhão de seguidores, sinal dos novos tempos das redes sociais.



E a incrível Seleção de Cabo Verde? Que maravilha! Em partida eletrizante, Cabo Verde conseguiu mais uma façanha, empatar com o Uruguai, marcando dois gols. com Kevin Pina e Hélio Varela. Os "Tubarões Azuis" conseguiram o feito de saírem invictos de dois jogos contra Campeões Mundiais, Espanha e Uruguai, com atuações brilhantes, recheadas de resiliência, controle emocional, suor, garra e lágrimas de alegria incontida.
Outro destaque positivo foi o Egito do craque Mohamed Salah que finalmente conseguiu sua primeira vitória em Copas, no triunfo sobre a Nova Zelândia por 3 x 1.



Mas houveram muitos outros destaques na rodada de número dois realizada entre sexta-feira, 19 de junho, e terça-feira, 23 de junho. Em jogo movimentadíssimo, a Holanda goleou a Suécia por 5 x 1, com destaque para os jogadores Brian Brobbey e Cody Gakpo, cada um marcando dois gols. A Alemanha teve que lutar muito para virar o placar na vitória suada de 2 x 1 sobre Costa do Marfim, com dois gols do atacante Deniz Undav. No milésimo jogo das Copas, disputada no domingo, 21 de junho, no Estádio El Gigante de Acero, em Monterrey, no México, pelo Grupo F, o Japão goleou a Tunísia por 4 x 0, eliminando os tunisianos. Um lance em especial nesta partida chamou a atenção. Um chute do atacante japonês Ayase Ueda foi defendido pelo goleiro tunisiano e quase ultrapassou a linha da meta, com milímetros impedindo a marcação do gol pelo árbitro, mérito da tecnologia que funciona a partir de um chip inserido na bola. Fosse antigamente, certamente a polêmica estaria feita.



A Espanha se recuperou do empate inesperado na estreia contra Cabo Verde e venceu a Arábia Saudita por 4 x 0, demonstrando sua força e confirmando seu favoritismo. Os anfitriões México e Estados Unidos venceram e confirmaram presença na fase de 32 avos. O México ganhou de 1 x 0 da Coreia do Sul e os EUA venceram a Austrália por 2 x 0. O outro anfitrião, o Canadá, recuperou-se do empate na estreia e ganhou de goleada do Catar, pelo placar de 6 x 0. O artilheiro Jonathan David marcou três vezes. A vitória ficou fácil com duas expulsões de jogadores cataris, Homam Ahmed e Assim Madibo. A nota triste da partida foi a séria lesão sofrida pelo atleta canadense Ismaël Koné, com fratura na perna esquerda, após entrada faltosa, mas não maldosa, de Madibo.
A Suíça goleou a Bósnia e Herzegovina por 4 x 1; o Marrocos venceu a Escócia por 1 x 0; o Paraguai se reabilitou vencendo a Turquia por 1 x 0; a Argélia ganhou por 1 x 0 da Jordânia; a Inglaterra não conseguiu suplantar a vigorosa equipe de Gana, empatando em 0 x 0 em jogo disputadíssimo; e Colômbia e Croácia venceram pelo placar mínimo, respectivamente, Congo e Panamá, confirmando que não mais há jogo fácil nos tempos atuais. 
A expectativa para a terceira e última rodada da fase de grupos é de mais partidas eletrizantes, na busca das seleções pela classificação para a fase de mata-matas. 



E os astros continuam brilhando. Kylian Mbappé fez dois gols para a França na vitória esmagadora contra o Iraque por 3 x 0. Ele assim se tornou o segundo jogador a marcar mais gols em Copas, agora com 16, ultrapassando Ronaldo e Gerd Müller e igualando-se a Miroslav Klose. O gênio Lionel Messi marcou duas vezes para a Argentina na vitória de 2 x 0 sobre a Áustria e alcançou a marca de maior goleador da História de todas as Copas do Mundo, com 18 gols marcados.



O "cometa" Erling Brut Haaland fez dois gols na suada vitória da Noruega sobre Senegal por 3 x 2. E o gajo Cristiano Ronaldo segue sua sina de artilheiro em busca do milésimo gol, marcando duas vezes contra o Uzbequistão na vitória de Portugal por 5 x 0. Com todos os astros se destacando em campo, criando boas jogadas e marcando gols, cresce ainda mais a expectativa sobre a estreia e desempenho do nosso craque Neymar no torneio. 



Findada a segunda rodada, algumas seleções já confirmaram suas presenças na fase seguinte. São elas: México, Estados Unidos, Alemanha, França, Noruega, Colômbia e Argentina. Por minha conta e risco eu acrescento a estes o Brasil, o Marrocos, a Espanha, a Inglaterra e a Holanda. E sete seleções já deram adeus à competição: Haiti, Turquia, Jordânia, Iraque, Panamá, Uzbequistão e Tunísia.
A nossa Seleção Brasileira certamente irá vencer a Escócia hoje, classificando-se na primeira posição do Grupo C, com possibilidade de enfrentar o perigoso Japão na segunda fase. Promessa de muita emoção nos nossos corações. Vamos ganhar o Hexa, Brasil!



Ah, antes de ir embora deste texto, uma explicação sobre o título da postagem. A copa está excelente, com jogos muito bons, craques arrebentando em campo, bastantes emoções e histórias humanas extraordinárias, mas nem tudo é cor-de-rosa e não há como não perceber as sacanagens do governo norte-americano para com os imigrantes e visitantes de países considerados inimigos dos EUA, especialmente o Irã. E mais os preços absurdos, a falta de organização, não da FIFA, mas dos Estados Unidos, e a conversa fiada de muitos profissionais da Cazé TV durante as transmissões, bem como a quantidade enorme de patrocínios das malditas bets a empresas e ex-jogadores, uma farra gigantesca e com consequências terríveis para o povo brasileiro. Temos que elogiar o lado bom da coisa, mas não devemos fechar os olhos para os aspectos amplamente negativos do maior evento esportivo do planeta. Fica o registro.
E temos que estar curtindo adoidado a Copa sim, mas sem esquecer de acompanhar com atenção as investigações da Polícia Federal sobre o gigantesco e sujo escândalo do Banco Máster, observando as provas apresentadas e as figuras criminosas flagradas em causar prejuízo ao país e ao nosso povo brasileiro. Que todos os bandidos envolvidos sejam completamente desmascarados e punidos exemplarmente, sem distinção e anistia!
Um grande abraço espinosense. 

segunda-feira, 22 de junho de 2026

4091 - Oswaldo Montenegro, sempre um bálsamo

Música boa não tem prazo de validade, não me canso de repetir. E outra verdade irrefutável é que o tempo vem e vai, mas os grandes artistas permanecem com seus talentos impecáveis. É o que se pode confirmar com o mais recente lançamento musical do criativo e irrequieto cantor, compositor, músico, cineasta, teatrólogo e roteirista Oswaldo Montenegro, intitulado "Serenata", já disponível no YouTube. 
Celebrando seus 70 anos de idade, o trovador lançou há não muito tempo o álbum "A Dança dos Signos", onde faz uma releitura das canções da trilha sonora do musical dos anos 80, mostrando novas interpretações e arranjos das músicas inspiradas nos signos do zodíaco. O show continua na estrada, com apresentações em todo o país.



O álbum "Serenata", que saiu agora no dia 20 de junho, traz 16 regravações em versões intimistas, apenas com voz e piano:
1) "Me Acorda Amor" (Mongol)
2) "Como É Grande o Meu Amor Por Você" (Roberto Carlos)
3) "Rasura" (Oswaldo Montenegro)
4) "Como Se Estivesse Fora" (Oswaldo Montenegro e Mongol)
5) "Lua e Flor" (Oswaldo Montenegro)
6) "A Noite do Meu Bem" (Dolores Duran)
7) "Valsinha" (Chico Buarque e Vinicius de Moraes)
8) "Estrela de Neon" (Mongol)
9) "Agonia" (Mongol)
10) "Fruta Orvalhada" (Oswaldo Montenegro)
11) "Segue" (Oswaldo Montenegro)
12) "Lembrei de Nós" (Oswaldo Montenegro)
13) "Não Há Segredo Nenhum" (Oswaldo Montenegro)
14) "A Voz da Tela" (Oswaldo Montenegro e Márcio Guimarães)
15) "Luzes Acesas" (Oswaldo Montenegro e Raimundo Fagner)
16) "Meus Bons Amigos" (Mongol)

Em tempos de músicas fabricadas em ritmo industrial, com cantores praticamente iguais nas performances e letras destituídas de sentimento e poesia, eis que é um verdadeiro bálsamo receber esse presente de tão talentoso, sensível e primoroso artista brasileiro. Obrigado, Oswaldo Montenegro!
Um grande abraço espinosense.

 

sexta-feira, 19 de junho de 2026

4090 - A luta em favor dos Palestinos

Escreveu certa vez Karl Marx que a religião é o ópio do povo. Alguém posteriormente afirmou que também "o futebol é o ópio do povo", sugerindo que o esporte mais amado do mundo serve como uma distração para as massas, desviando a atenção de questões sociais e políticas mais sérias, o que em certos momentos da nossa História tornou-se verdade irrefutável. Por muito tempo em inúmeros lugares e situações, governantes inescrupulosos utilizaram-se da religião e do esporte para iludir, controlar e dominar a população. Mas sempre aparecem os valentes personagens que, sem medo ou covardia, posicionam-se com integridade e veemência contra os estúpidos ditadores do mal.
Roger Waters, o icônico líder da extraordinária banda inglesa Pink Floyd, desde sempre nunca se omite, custe o que custar. Sempre na defesa da liberdade e da justiça, o artista inglês acabou de lançar mais uma versão da sua linda, célebre e admirável canção "Comfortably Numb". Agora, ele canta novos versos ao lado da cantora palestina Mona Miari, em um potente manifesto contra o genocídio que Israel continua realizando em Gaza contra a população da Palestina. "Comfortably Numb Reimagined" é o nome da música. Enquanto a ONU e as nações do planeta se acovardam em repudiar com veemência a matança covarde e repugnante de inocentes na Palestina, Roger Waters segue com sua luta inglória em favor dos massacrados pela beligerância e desumanidade dos cruéis senhores das guerras.
Ao contrário da icônica canção lançada em 1979 no álbum "The Wall", nesta versão não há o estupendo solo de guitarra de David Gilmour. A canção é performada de forma mais minimalista e soturna. Roger canta em inglês e a Mona Miari canta versos em árabe, como uma conversa de ambos sobre dor, perda, memória e necessidade de romper com a indiferença perante o sofrimento humano. O vídeo foi dirigido por David Barron e Mona Miari e mostra algumas imagens registradas em Gaza pelo diretor de fotografia Suhail Nassar. 



O lançamento do áudio aconteceu nas plataformas de streaming musical em 12 de junho de 2026 e agora há pouco, no dia 17 de junho de 2026, saiu o lançamento do videoclipe oficial no YouTube, 47 anos após seu lançamento original. A música trata, ao invés da original rejeição à extrema alienação e apatia, dos sentimentos de resistência e solidariedade ao povo palestino. Toda a renda arrecadada com o projeto será destinada ao PCRF-Palestine Children's Relief Fund em Gaza. 
Roger Waters é um dos meus ídolos, não só pela sua incrível capacidade de criar músicas extraordinárias que encantam o mundo, como também pelo seu discernimento e a sua resiliência e determinação em nunca se cansar de combater em prol dos perseguidos e injustiçados. Este cara é foda e tem meu respeito!   
Um grande abraço espinosense.





COMFORTABLY NUMB RE-IMAGINED
Roger Waters

Hello? (Alô?)
Is there anybody in there? (Tem alguém aí?)
Just nod if you can hear me (Só acene se você me ouvir)
Is there anyone at home? (Tem alguém em casa?)
Come on, now (Vamos lá)
I hear you're feeling down (Eu ouvi que você tá pra baixo)
Well, I can ease your pain (Bem, eu posso aliviar sua dor)
Get you on your feet again (Te colocar de pé de novo)
Relax (Relaxa)
I'll need some information first (Eu preciso de algumas informações primeiro)
Just the basic facts (Só os fatos básicos)
Can you show me where it hurts? (Você pode me mostrar onde dói?)

ba'd ma sar, ma dal la hadaa
ma dal kalam, shu nafa' as-sual
kul illi rah
dar ya dar, ya dar
sakat al-layl wa inhar
wlaylik ya dar
ghusn az-zaytun dal shamik bayn an-nujum
malyan jarah
jarh maftuh bi-sirikh hurriya

I feel your pain from New York City (Eu sinto sua dor de Nova York)
I feel your pain across the sea (Eu sinto sua dor do outro lado do mar)
A distant ship on the horizon (Um navio distante no horizonte)
Is calling out to you and me (Está chamando você e a mim)

wa ana saghira kan hulmi hurriya
today al-amal sar nar al-huwiya
ihna judhur bitkasir hajar
min taht ar-rudum narsim at-tariq
ihna an-nur ba'd al-atma
ihna al-hulm
ihna al-wa'd bi-fajr jadid

I will never become comfortably numb (Eu nunca vou ficar confortavelmente entorpecido)

We never know about the Nakba (A gente nunca soube sobre a Nakba)
I was only 5 years old in 48 (Eu tinha apenas 5 anos em 48)
We were unaware what was happening over there (Não estávamos cientes do que estava acontecendo lá)
It breaks my heart I came on board so late (Partiu meu coração que cheguei tão tarde)
You reached us all with your rallying cry (Você nos alcançou com seu grito de guerra)
Now here we stand at the gate (Agora aqui estamos no portão)

ya katib al-waraqa, uktub wa maliha
ihkili kayfa kibar hal-hisar fiha
wuwa'qu al-buyut
nas bi-tahya, ktir bi-tamut
al-qalb baqi wa maktub ar-ruju'

The time has come for a new beginning (Chegou a hora de um novo começo)
It's time to draw a new line in the sand (É hora de traçar uma nova linha na areia)
Time to clean the slate, go back to 1948 (Hora de limpar a lousa, voltar a 1948)
Before the settlers stole the land (Antes que os colonos roubassem a terra)
When Grandma's key unlocked the door (Quando a chave da vovó abria a porta)
And everyone revered the olive tree (E todos reverenciavam a oliveira)
And every human life was sacred (E toda vida humana era sagrada)
Everyone (Todo mundo)
Every daughter and every son (Toda filha e todo filho)
With equal human rights for everyone (Com direitos humanos iguais para todos)

ma ahla hamam ad-dar
ma ahla hamam
ya ummi laqini

Is there a lullaby? (Tem uma canção de ninar?)
Is any of a child's name (Tem algum nome de criança)
I hear you through the rubble (Eu te ouço através dos escombros)
I can feel you pain (Eu posso sentir sua dor)

asma'uk kul sabah tusallin ma' ummak
sumudak al-mustamir yunadini min ba'id

I hear you every morning praying with your mom (Eu te ouço toda manhã orando com sua mãe)
Your steadfast perseverance calls me from afar (Sua perseverança inabalável me chama de longe)
I hear a mother's prayer (Eu ouço a oração de uma mãe) bi-ummik 'ala al-watan bi-turabuh wa shajaruh
Cross the regime (Atravessando o regime) bi-damm qalbak wa bi-salli waqt al-maghrib
I hear an angel's voice calling in harmony (Eu ouço a voz de um anjo chamando em harmonia) rah tataharrar
Palestine wants to be free (A Palestina quer ser livre) ahrar rah nazal
I will cross the ocean just to save one olive tree (Eu vou atravessar o oceano só para salvar uma oliveira) walu min al-ard lil-sama tal'een
With equal rights for everyone, from the river to the sea (Com direitos iguais para todos, do rio ao mar) 
Our destiny, our homeland (Nosso destino, nossa terra) 
Palestine (Palestina) Filastin

4089 - Bruce Dickinson, atemporal

Vida de aposentado, ou vagabundo como alguns brilhantes idiotas nos qualificam, é muito boa, viu? O ócio conquistado a duras penas após anos e anos de dedicação ao trabalho digno e honesto, permite-nos realizar coisas sem muita pressa ou horário marcado. Em tempo de Copa do Mundo então, é porreta ter liberdade para tentar assistir ao maior número de jogos a cada dia, prolongando-se até pela madrugada.  
Mas mesmo com a dádiva da inatividade conquistada, não podemos fugir das responsabilidades, pois temos cotidianamente inúmeras tarefas por realizar. É engraçado, mas às vezes falta tempo para tanta tarefa. Ainda mais agora em plena disputa do Mundial de Seleções da FIFA. Mas com jeito a gente acha tempo para tudo, basta administrar direitinho. Sobra tempo até para, entre um jogo e outro, procurar música boa na Internet. E a gente acha cada coisa linda! Agora há pouco achei um vídeo recente onde o carismático e excelente cantor e compositor Bruce Dickinson faz uma releitura e uma performance inspirada da sua famosa canção "Tears of the Dragon", lançada em 16 de maio de 1994 no segundo álbum solo do artista, intitulado "Balls to Picasso". A canção, linda, descreve liricamente os sentimentos seus depois de sair da banda Iron Maiden em 1993. 
Paul Bruce Dickinson nasceu em 7 de agosto de 1958 em Worksop, Nottinghamshire, Inglaterra. Notabilizou-se por seu sucesso estrondoso em sua longa trajetória musical em várias bandas e carreira solo, mas seu ápice certamente se deu no comando do microfone à frente do Iron Maiden. E o cara, aos 67 anos de idade, continua firme e forte com seu carisma embalando milhões de fãs pelo mundo em apresentações incríveis em estádios lotados. 
O vídeo foi gravado na antiga fábrica da cerveja Antarctica na Mooca em São Paulo.




TEARS OF THE DRAGON (LÁGRIMAS DO DRAGÃO)
Bruce Dickinson 

For too long now, there were secrets in my mind (Há muito tempo, havia segredos na minha mente)
For too long now, there were things I should have said (Já faz tempo demais, havia coisas que eu deveria ter dito)
In the darkness, I was stumbling for the door (No escuro, eu estava cambaleando em direção à porta)
To find a reason, to find the time, the place, the hour (Encontrar um motivo, encontrar o horário, o lugar, a hora)
Waiting for the winter sun and the cold light of day (Esperando pelo sol de inverno e pela luz fria do dia)

The misty ghosts of childhood fears (Os fantasmas enevoados dos medos da infância)
The pressure is building and I can't stay away (A pressão está aumentando e eu não consigo ficar longe)

I throw myself into the sea (Eu me jogo no mar)
Release the wave (Solte a onda)
Let it wash over me (Deixe isso me envolver)
To face the fear I once believed (Enfrentar o medo que eu um dia acreditei)
The tears of the dragon for you and for me (As lágrimas do dragão por você e por mim)

Where I was, I had wings that couldn't fly (Onde eu estava, eu tinha asas que não podiam voar)
Where I was, I had tears I couldn't cry (Onde eu estava, eu tinha lágrimas que não conseguia chorar)
My emotions, frozen in an iced lake (Minhas emoções, congeladas em um lago gelado)
I couldn't feel them until the ice began to break (Eu não conseguia senti-los até que o gelo começasse a se romper)
I have no power over this, you know I'm afraid (Eu não tenho poder sobre isso, você sabe que tenho medo)
The walls I built are crumbling, the water is moving (Os muros que construí estão desmoronando, a água está se movendo)
I'm slipping away... (Estou me afastando...)

I throw myself into the sea (Eu me jogo no mar)
Release the wave, let it wash over me (Libere a onda, deixe que ela me lave)
To face the fear I once believed (Enfrentar o medo que eu um dia acreditei)
The tears of the dragon for you and for me (As lágrimas do dragão por você e por mim)

Slowly I awake, slowly I rise (Devagar, acordo, devagar me levanto)
The walls I built are crumbling (Os muros que construí estão desmoronando)
The water is moving (A água está se movendo)
I'm slipping away (Estou me afastando)

I throw myself into the sea (Eu me jogo no mar)
Release the wave, let it wash over me (Libere a onda, deixe que ela me lave)
To face the fear I once believed (Enfrentar o medo que eu um dia acreditei)
The tears of the dragon for you and for me (As lágrimas do dragão por você e por mim)

I throw myself into the sea (Eu me jogo no mar)
Release the wave, let it wash over me (Libere a onda, deixe que ela me lave)
To face the fear I once believed (Enfrentar o medo que eu um dia acreditei)
The tears of the dragon for you and for me (As lágrimas do dragão por você e por mim)

O tempo passa rápido. O tempo é escasso nessa nossa vida fugaz. E ele nunca volta! Porém o tempo pode ser muito bem aproveitado, com paciência e sabedoria. Há tempo para tudo, para estudar, jogar futebol, rezar, saber dos fatos verdadeiros e escapar das fake News, fazer algum exercício físico e sair com os amigos para um boteco qualquer e curtir uma boa música. Há tempo e espaço para tudo, então aproveite-o sem moderação, mas com absoluta consciência e discernimento. Um dia desse ele acaba, e sem avisar. Aproveite-o bem, reles humano! 
Um grande abraço espinosense. 


quinta-feira, 18 de junho de 2026

4088 - Emoções fortes na Copa

Encerrada a primeira rodada da fase inicial de grupos da Copa do Mundo do Canadá, Estados Unidos e México, há muito o que celebrar pelos aficionados por futebol. Bons jogos, equipes supostamente frágeis se sobressaindo surpreendentemente, goleiros se destacando com ótimas defesas, jogadores até então desconhecidos mostrando seu talento e, o melhor, grandes craques reafirmando sua genialidade com a bola, marcando belos gols e quebrando recordes ainda nas estreias.
Deixando de lado as lamentáveis medidas xenofóbicas, bélicas, extremistas e arrogantes do estúpido presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que proibiu a entrada no país de torcedores iranianos e haitianos; que dificultou a liberação de entrada ao meio campista Pierre Woodensky, da Seleção do Haiti, e ao atacante Breel Embolo, da Seleção da Suíça; que proibiu a entrada do árbitro da Somália, Omar Artan; que submeteu atletas das seleções de Iraque, Senegal e Uzbequistão a demorados e vexaminosos interrogatórios, entre outras barbaridades, vamos focar no que a Copa tem de melhor: futebol, alegria e confraternização universal.



Começou muito bem a Copa de 2026! Foram vários os destaques positivos. Um dos anfitriões, o México, eletrizou sua entusiasmada torcida ao vencer a África do Sul por 2 x 0 na partida de abertura do Mundial. Outro anfitrião, o Canadá só empatou com a Bósnia, frustrando seus esperançosos torcedores. E o terceiro anfitrião, os Estados Unidos, venceram de goleada por 4 x 1 o Paraguai, do zagueiro Junior Alonso, do Atlético. O Brasil decepcionou um pouco sua imensa massa de torcedores ao só empatar com o Marrocos, seleção esta que confirmou sua atual força no cenário mundial, criando dificuldades ao adversário na estreia. A Alemanha massacrou a frágil seleção de Curaçao por um placar que nos traz péssimas recordações, 7 x 1. A Suécia também goleou, fez 5 x 1 na Tunísia. A favorita França venceu bem o Senegal, por 3 x 1, com dois belos gols do craque Kylian Mbappé. A Noruega fez placar mais elástico contra o Iraque, 4 x 1, com dois gols do incrível Haaland. Venceu bem, a Áustria, por 3 x 1 sobre a Jordânia. E Portugal do astro Cristiano Ronaldo tropeçou na estreia, empatando em 1 x 1 com a República Democrática do Congo, resultado inesperado e surpreendente. E na madrugada, a Colômbia de James Rodríguez ganhou bem, de 3 x 1, do competitivo time do Uzbequistão. E a Inglaterra do artilheiro Harry Kane fez bonito em jogo emocionante contra a Croácia, vencendo por 4 x 2, com dois gols do seu eficiente atacante.


Mas os fatos mais destacados desta rodada inicial ficaram por conta de dois favoritos à conquista do título, a atual Campeã Argentina e a poderosa Espanha. O time espanhol decepcionou profundamente pelo resultado desastroso de empate sem gols com a fraquíssima, esforçada e valente Cabo Verde. E o genial craque Lionel Messi encantou mais uma vez o mundo da bola ao marcar um hat-trick na vitória da sua seleção por 3 x 0 sobre a Argélia.
Com os resultados já dessa primeira rodada, houve uma mudança importante no quadro de artilheiros das Copas. Com seus dois gols marcados contra o Senegal, o atacante francês Kylian Mbappé chegou aos 14 gols marcados em Copas, ultrapassando a marca de Pelé e Fontaine e se igualando ao atacante alemão Gerd Müller. E o cracaço Lionel Messi, o lendário camisa 10 da Argentina também do genial Diego Armando Maradona, chegou à incrível marca de 16 gols marcados, igualando-se ao maior artilheiro da História, o atacante alemão Miroslav Klose.

RANKING DE MAIORES ARTILHEIROS DA HISTÓRIA DAS COPAS DO MUNDO FIFA:
Miroslav Klose (Alemanha): 16 gols em quatro edições
Lionel Messi (Argentina): 16 gols em seis edições
Ronaldo (Brasil): 15 gols em três edições
Kylian Mbappé (França): 14 gols em três edições
Gerd Müller (Alemanha): 14 gols em duas edições
Just Fontaine (França): 13 gols em uma edição
Pelé (Brasil): 12 gols em quatro edições
Sándor Kocsis (Hungria): 11 gols em uma edição
Jürgen Klinsmann (Alemanha): 11 gols em três edições
Gary Lineker (Inglaterra): 10 gols em duas edições



Na minha observação atenta nos jogos que consegui assistir, há quatro categorias de times na Copa. Os estreantes e menos qualificados, que já atingiram a meta de estarem presentes na competição, o que é um feito memorável. São eles Cabo Verde, Curaçao, Jordânia, Uzbequistão, Haiti, Tunísia, Congo, Iraque e Argélia. Existem os times medianos, que almejam apenas uma permanência mais estendida na Copa, indo o mais longe possível nas fases eliminatórias, após se classificarem na fase de grupos. São alguns deles México, Canadá, Suíça, Escócia, Paraguai, Austrália, Egito, Uruguai etc. Há também os times que não almejam realmente o topo, tarefa quase impossível, mas que imaginam brigar por uma vaga até nas semifinais, o que seria uma façanha. Entre esses estão Estados Unidos, Suécia, Marrocos, Bélgica, Áustria, Gana, Croácia, Noruega, Holanda e Japão. E a última e mais capacitada categoria engloba os que sonham alcançar a glória com a conquista do título, os gigantes como França, Espanha, Argentina, Portugal, Brasil, Alemanha e até a Inglaterra. Como não sou nenhum vidente picareta, vou me abster de fazer qualquer previsão sobre o Campeão. Só sei que tudo pode acontecer, até uma surpresa gigantesca com algum time menos badalado levantar a taça. Em Copa tudo pode ocorrer, até a vitória da lógica, como vem prevalecendo na História, com o Brasil vencendo cinco vezes, a Alemanha e a Itália vencendo quatro vezes, a Argentina vencendo três vezes e o Uruguai e a França vencendo duas vezes.



É certo que teremos mais goleadas no torneio, com as equipes mais qualificadas vencendo de forma fácil os times inferiores, sobretudo nesta fase primeira. Mas certamente teremos resultados surpreendentes, especialmente nos jogos eliminatórios, com possíveis eliminações de gigantes na disputa das penalidades máximas. O futebol sempre nos surpreende, isto é fato, não opinião.
E é prazeroso ver na Copa histórias tão humanas e bonitas como a do goleiro Vozinha (Josimar José Évora Dias), de Cabo Verde, que se destacou no empate épico de sua equipe com a poderosa Espanha. E foi muito legal ter visto a reação de Lionel Messi ao ser informado pelo seu jovem adversário em campo, Daniel Gudjohnsen, de 20 anos, da seleção da Islândia, que é filho de seu ex-companheiro de Barcelona, o atacante Eidur Gudjohnsen. Outras boas histórias certamente virão.



Agora é apostar em uma melhora significativa do desempenho da nossa Seleção Brasileira para que o time se fortaleça e suplante com competência e entusiasmo os adversários que venham adiante. Se ficarmos pelo caminho, terá que ser aceita a eliminação como resultado natural de uma geração que, infelizmente, não terá sido a mais qualificada da nossa gloriosa História de astros geniais como Pelé, Tostão, Garrincha, Didi, Nílton Santos, Gérson, Rivellino, Zico, Sócrates, Falcão, Ronaldo, Romário e Ronaldinho Gaúcho, entre tantos outros mágicos da bola.
Vamos buscar mais uma estrela, Brasil! Eu, como apaixonado atleticano, acredito!
Um grande abraço espinosense.       

terça-feira, 16 de junho de 2026

4087 - Atrações da Copa além dos jogos

A Copa do Mundo atrai e envolve milhões de pessoas ao redor do mundo, gerando um faturamento gigantesco e lucro absurdo, não só para a poderosa FIFA, mas também para patrocinadores e empresas de mídia que transmitem o grandioso evento. No Brasil, após um domínio de décadas da Rede Globo de Televisão, a tão famosa "globolixo" hoje odiada por muitos, ocorre um fenômeno de audiência através da Internet, especificamente no YouTube. É o canal Cazé TV, criação do apresentador, comentarista esportivo, influenciador digital, humorista, youtuber e streamer brasileiro Casimiro Miguel Vieira da Silva Ferreira, em parceria com a empresa LiveMode. Nascido no Rio de Janeiro em 20 de outubro de 1993, o rapaz ousou sonhar em conquistar espaço e reconhecimento ao se aventurar na Internet com vídeos bem-humorados em coberturas esportivas. Depois de passar pelo Esporte Interativo (atual TNT Sports Brasil) e SBT, Cazé foi ganhando espaço e conquistando admiradores, sobretudo na população mais jovem. Casimiro, ou Cazé, foi ampliando sua influência e conseguindo realizar ambiciosos projetos, como este de ampliar sua cobertura de grandes eventos, transmitindo todas as partidas da Copa do Mundo 2026. Na sua trajetória até aqui, transmitiu em seus canais na Twitch quanto no YouTube, jogos do Campeonato Carioca, do Athletico no Brasileirão, da Copa do Mundo FIFA de 2022 (22 partidas), da Copa do Mundo de Clubes da FIFA de 2022 (7 partidas), dos Jogos Pan-Americanos de 2023, da Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2023, dos Jogos Olímpicos de Verão de 2024, da Liga Europa da UEFA, da Liga Conferência da UEFA e do Mundial de Clubes FIFA de 2025. Ele já confirmou o direito de transmissão da Copa do Mundo Feminina 2027, da La Liga e da Premier League. Há algum tempo, a LiveMode assumiu 100% da CazéTV, com, Casimiro virando sócio da holding global do grupo.



A Globo teve por muitos anos a hegemonia na transmissão dos jogos das Copas do Mundo da FIFA. Isso ficou no passado. Neste evento de 2026, a Cazé TV tornou-se a única plataforma que irá transmitir ao vivo todas as 104 partidas da Copa entre as 48 seleções nacionais. Em parceria com a empresa de licenciamento esportivo LiveMode, a Cazé TV conseguiu vencer a concorrência para se isolar na cobertura do maior evento futebolístico do planeta. Em 2022, Casimiro conseguiu a liberação da FIFA para transmitir à época um total de 22 partidas da Copa realizada no Catar, inclusive os jogos do Brasil e os jogos das semifinais e final. Era o início de uma ascensão meteórica. Uma empresa independente, sem espaço na TV aberta como a Rede Globo, rapidamente atraiu patrocinadores de peso e audiência de milhões de espectadores. Em poucos dias de transmissão dos primeiros confrontos da Copa do Canadá, México e Estados Unidos, o cara já conseguiu a surpreendente marca de mais de 31 milhões de seguidores inscritos no seu canal, número que deve aumentar significativamente até o final do evento.



E durante a Copa do Mundo, é imensa a quantidade de programas esportivos disponíveis a todos os públicos, seja na TV aberta, nos canais pagos, nas plataformas de streaming e na Internet, especialmente no YouTube. Tem uma porrada de opções, com informações, comentários e humor disponibilizados por jornalistas, ex-jogadores, influencers e humoristas. Indico dois deles, de puro entretenimento, com atores extraordinários na arte de fazer rir. E com conteúdo e inteligência, o que é raro.



O primeiro deles é o "Falha de Cobertura", hilário. Criado em 2014 como uma sátira de programas esportivos, o "Falha de Cobertura" traz os engraçados personagens Craque Daniel, interpretado por Daniel Furlan, e o Professor Cerginho da Pereira Nunes, interpretado pelo Caito Mainier, comentando os acontecimentos do futebol e opinando sobre figuras deste universo esportivo em atuações nos jogos. Agora no canal da Cazé TV, os caras estão mais que inspirados, fazendo-nos rir com suas críticas irreverentes e cômicas. Para quem quer rir ainda mais sobre o assunto Copa do Mundo, a dupla Craque Daniel e Cerginho da Pereira Nunes lançou o livro "Guia da Copa Falha de Cobertura", que traz informações reais ou inventadas sobre os times e craques da competição mundial.



O segundo programa que indico é o "Chama o VAR", interessantíssimo. A produção da Giros Filmes está disponível no Canal SporTV, com protagonismo de Antônio Tabet (Pacheco Leão), Letícia Lima (Fernanda Bandeira, a Bandeirinha), Gabriel Godoy (Paco Rodriguez), João Pimenta (repórter Dilson Santos) e George Sauma (Gustavo Noronha). Os apresentadores revisitam lances duvidosos ou decisões polêmicas de arbitragens antigas das Copas do Mundo, trazendo-as para o crivo do atual sistema de acompanhamento dos árbitros, o VAR. Com muito bom humor, os apresentadores comentam os lances de outrora, discutindo as marcações dos antigos juízes e indagando como seriam as reações e consequências se tivessem à época o aparato tecnológico amplamente utilizado atualmente nas partidas de futebol. O legal é pensar como seria a História das Copas e quem seriam os Campeões se o VAR existisse desde 1930. A direção do programa, que conta inicialmente com apenas quatro episódios disponíveis no Globoplay, é de Rodrigo van der Put.
Nos tempos atuais, há espaço livre na Internet para todo tipo de programa esportivo, podcast, canal de informação e de humor, com muita gente talentosa ou apenas espertinhos que fabricam polêmicas à procura de likes e, consequentemente, dinheiro. Com tanta oferta, entretanto, torna-se cada dia mais difícil conseguir atenção. O Cazé, com toda sua capacidade de construir negócios e atrair seguidores, fruto do seu carisma e de sua qualidade profissional, é o exemplo mais vitorioso dos últimos tempos. E merecidamente! Que cresça cada vez mais, sem contudo perder a humildade e a integridade!   
Um grande abraço espinosense.

      

4086 - O Repente de Caju e Castanha

Eita, Brasil rico de tesouro e arte! É ouro, prata, petróleo, terras férteis em que se plantando, tudo dá, com aquela substancial ajuda da grana alta dos nossos suados impostos. E terra iluminada pelo talento extraordinário de tanta gente boa de Norte a Sul, de Leste a Oeste. Entre esses tantos criativos artistas das mais diversas áreas da cultura, eis que uma dupla de nordestinos arretados nunca nos deixam borocoxôs e aperreados. Desde que eram dois bruguelos vindos de família pobre, lá em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, os irmãos José Albertino da Silva (Caju) e José Roberto da Silva (Castanha) perambulavam pela feira da cidade fazendo suas Emboladas e seus Repentes para ganharem algum dinheiro que ajudasse a família em casa, utilizando-se de pandeiros feitos com latas de marmelada. Possuidores de um talento incrível para fazer versos em alta velocidade e cantá-los com bastante ritmo, os pequenos artistas começaram a chamar a atenção e a ficar conhecidos na comunidade. Apareceram até nas telas do cinema em 1975, no documentário "Nordeste: Cordel, Repente, Canção", da cineasta Tânia Quaresma. Caju tinha então 12 anos de idade e Castanha apenas 7 anos. Os apelidos vieram de um comentário feito pelo prefeito da cidade, Severino Claudino, que disse ao vê-los se apresentando: "Mas vejam só, um parece um Caju e o outro uma Castanha". Pronto, o apelido da dupla pegou instantaneamente.
Já atingindo a maioridade, mudaram-se para a capital Recife, buscando melhores dias. No início da década de 1980, os irmãos se mudaram para São Paulo, atrás de mais reconhecimento e sucesso financeiro na carreira. Passaram por enormes dificuldades, apresentando-se nas ruas, praças e nos ônibus. Gravaram um segundo disco em 1981 por intermédio do produtor musical Norte-Mineiro Téo Azevedo, o "Embolando na Embolada", com participações especiais de Zé e Elba Ramalho. Finalmente chegou o sucesso nacional que tanto buscavam. A partir daí vieram participações em programas de rádio e TV, entrevistas, filmes e até literatura de cordel sobre suas trajetórias. Muito dessa ampliação da fama se deu por conta da participação deles no programa dominical da Rede Globo "Som Brasil", entre os anos de 1984 e 1989, sob o comando de Rolando Boldrin e Lima Duarte.



Com o falecimento em 2001 de Caju, o José Albertino da Silva, Castanha passou a ter a companhia do sobrinho Ricardo Alves da Silva, que assumiu a vaga do irmão. E o sucesso e o carinho do público continuaram.
A dupla Caju e Castanha tem uma carreira consolidada de mais de 45 anos. Com um ritmo popular e tradicional do Brasil, a Embolada ou Repente, os dois artistas conseguem reunir e tratar em suas canções de temas sérios de injustiças sociais de uma maneira leve e bem humorada, agradando a nordestinos e "sudestinos".



Há pouco tempo, eles fizeram a divulgação da nova novela da TV Globo, "Guerreiros do Sol", nas ruas do Centro de São Paulo, exatamente no Viaduto do Chá.
Caju e Castanha são a verdadeira face da riqueza cultural do nosso Brasil. E neste São João, a Prefeitura de Recife resolveu homenageá-los, ao lado da costureira Maria Lúcia Nascimento, conhecida como Mãe Nena; do aderecista e figurinista Ricardo Luiz de Souza e do sapateiro Lucivan Batista dos Santos, figuras de enorme importância no cenário da arte pernambucana.
Um grande abraço espinosense.



segunda-feira, 15 de junho de 2026

4085 - Que tal conhecer um pouco mais da História de Montes Claros?

Há pouco, fuçando as entranhas gigantescas e profundas do YouTube, descobri um documentário sobre as origens da cidade de Montes Claros, o antigo Arraial das Formigas. Intitulado "Montes Claros - Um Lugar do Encontro", o filme apresenta depoimentos de pesquisadores e de antigos moradores da comunidade montes-clarense, contando suas visões de quando a cidade ainda era um povoado pequeno perdido no Sertão Norte-Mineiro, com poucos habitantes e sem as facilidades da modernidade atual.
O belíssimo e importante trabalho de pesquisa e apresentação das origens da hoje progressista cidade das Minas Gerais é de Maria Terezinha Paulino (Produção), Bráulio Siffert e José Bicalho Jr. (Assistentes de Produção), Rogério Oliveira (Edição), Frederico Maciel (Roteiro) e Frederico Maciel (Direção). O filme, que contou com patrocínio cultural via financiamento coletivo de cidadãos locais, é parte do Projeto "Memórias São Para Sempre - A História de Montes Claros Contada Por Sua Gente", que foi contemplado em seleção pública pelo Edital do Sistema Municipal de Incentivo à Cultura de Montes Claros – SISMIC /2017.
Figuras de destaque de Montes Claros, como Téo Azevedo, Mestre Zanza e Amelina Chaves, entre muitos outros, dão seus importantes depoimentos sobre a cidade e sua rica cultura.
Neste período de Copa do Mundo, com vários jogos mostrados em todos os dias, certamente será difícil encontrar tempo hábil para assistir ao documentário, mas não deixe de vê-lo quando aparecer um tempo livre, pois é fundamental que todos nós conheçamos a História do lugar que vivemos e amamos. Agende a tarefa para a primeira oportunidade que aparecer no calendário. E boa viagem nos ensinamentos dos nossos antigos personagens!  
Um grande abraço espinosense.


sábado, 13 de junho de 2026

4084 - Brasil empata a primeira partida na Copa 2026

Na sua estreia na Copa do Mundo FIFA 2026, o Brasil começou a disputa com muitas dificuldades em campo, empatando com a seleção do Marrocos pelo placar de 1 x 1, golaço de Vinicius Jr. no primeiro tempo. A primeira partida da Seleção Brasileira no maior torneio de futebol de seleções nacionais do planeta foi realizada neste sábado, 13 de junho, às 19 horas, no Estádio MetLife, East Rutherford, em Nova Jersey.
A Seleção Brasileira começou titubeante a partida, sofrendo uma pressão da Seleção do Marrocos. O Marrocos criava mais chances até marcar o seu gol aos 20 minutos, com um belo toque por cima do goleiro Alisson do atacante Saibari. O Brasil se organizou, equilibrou o jogo e chegou ao empate com um golaço de Vinicius Júnior aos 31 minutos, ainda na primeira etapa. 
No segundo tempo, o jogo seguiu equilibrado e terminou com igualdade no placar.



RESUMO DA PARTIDA
BRASIL 1 X 1 MARROCOS
Motivo: 1º jogo da fase de grupos - Grupo C
Local: MetLife - New Jersey New York Stadium
Data: 13-06-2026 - Sábado - 19h
Arbitragem:
Árbitro: Slavko Vincic (SVK)
Auxiliares: Tomaz Klancnik e Andraz Kovacic
Quarto árbitro: Sandro Schaerer
Árbitra reserva: Stephane de Almeida
VAR:
Gols: Vinicius Jr., aos 31 minutos do 1º tempo (Brasil); Saibari, aos 20 minutos do 1º tempo (Marrocos)
Cartões amarelos: Roger Ibañez e Casemiro (Brasil)
BRASIL: 1-Alisson; 24-Roger Ibañez (13-Danilo), 4-Marquinhos, 3-Gabriel Magalhães e 16-Douglas Santos; 5-Casemiro (17-Fabinho) e 8-Bruno Guimarães (18-Danilo Santos); 20-Lucas Paquetá (9-Matheus Cunha), 25-Igor Thiago (21-Luiz Henrique), 11-Raphinha e 7-Vinicius Jr.
Estiveram no banco de reservas: 12-Weverton, 23-Ederson, 14-Bremer, 15-Léo Pereira, 6-Alex Sandro, 2-Éderson, 19-Endrick, 22-Gabriel Martinelli e 26-Rayan
Técnico: Carlo Ancelotti
MARROCOS: 1-Bono; 2-Hakimi, 14-Diop, 18-Riad e 3-Mazraoui (26-Salah-Eddine); 24-El Aynaoui, 6-Bouaddi e 8-Ounahi (15-El Mourabet); 10-Brahim Díaz (7-Talbi), 23-El Khannouss (21-Amaimouni) e 11-Saibiri (9-Rahimi)
Estiveram no banco de reservas: 12-El Kajoui, 22-Tagnaouti, 13-El Ouahdi, 5-Saadane, 25-Halhal, 19-Belammari, 4-Amrabat, 16-Yassine, 17-Sbaï e 20-El Kaabi
Técnico: Mohamed Ouahbi

Estou esperançoso de que o Brasil passará fácil pela fase de grupos. Já tendo empatado com o Marrocos, o adversário considerado o mais difícil, ou melhor, o menos fácil, espero que o Brasil goleie o fraco Haiti e ganhe também da Escócia, um rival mais competitivo, classificando-se para a fase seguinte de mata-matas. Vamos aguardar os acontecimentos.
Um grande abraço espinosense.