Através da página do Facebook do professor Jacson Brito Sá Mendes, tomei conhecimento agora há pouco, do falecimento de Dona Maria José Batista Cruz, carinhosamente chamada de Nena. Ela, figura conhecida e amada na comunidade espinosense, era irmã de Zulma do pastel.
Seu velório está sendo realizado nas dependências da Funerária Dejan e o seu sepultamento será ainda hoje, às 15 horas, no Cemitério Senhor do Bonfim, localizado na Avenida Minas Gerais.
A todos os familiares de Dona Nena, os meus sinceros sentimentos de pesar pelo seu passamento, a minha solidariedade e a prece ao Senhor para que Ele lhes conceda a bastante resignação, fé e força para suportarem este momento de tamanha dor e tristeza.
Que Dona Nena descanse na mais absoluta paz após a missão cumprida no mundo terreno.
Só os mais velhinhos como eu vão se lembrar de ter tido o prazer e o privilégio de ter assistido pela TV os inesquecíveis shows do Live Aid, um marco na história do Rock. O dia era 13 de julho de 1985 e eu tinha meus 22 anos, e como sempre, apaixonado por música e Rock and Roll. Idealizado pelos músicos Bob Geldof e Midge Ure, o projeto beneficente que pretendia arrecadar fundos para amenizar os efeitos da fome na Etiópia, contou com shows no Wembley Stadium, em Londres, na Inglaterra (cerca de 82 mil espectadores presentes), e no John F. Kennedy Stadium, na Filadélfia, nos Estados Unidos (cerca de 99 mil pessoas). dos maiores nomes da música roqueira, entre eles astros de primeira grandeza como Paul McCartney, David Bowie, Bob Dylan, Elton John, Queen, U2, Sade, Sting, Dire Straits, The Who, Joan Baez, B. B. King, Black Sabbath, Crosby, Stills, Nash & Young, The Beach Boys, Madonna, Mick Jagger, Tina Turner, Eric Clapton, Led Zeppelin e Phil Collins. Este último, baterista e vocalista do Genesis, foi quem fez a declaração de que aquele dia tão importante e especial deveria ser considerado o Dia Mundial do Rock, o que foi acatado por algumas rádios brasileiras. Daí a explicação do porquê a data só é comemorada no Brasil.
Quase dois bilhões de espectadores, em mais de 100 países, assistiram àquela apresentação ao vivo pela TV. Aos que nunca assistiram nada daquele memorável espetáculo, uma dica. Além dos vídeos disponíveis no YouTube, o show magnífico da banda Queen, comandada pelo genial Freddie Mercury, foi recriada no filme "Bohemian Rhapsody".
Então, se a data é comemorada apenas aqui nas nossas terras tupiniquins, temos que valorizar e aplaudir as nossas mais importantes figuras do mundo do Rock and Roll. E entre tanta gente boa que se sobressaiu na seara do Rock and Roll brasileiro, uma das mais criativas, vibrantes, relevantes e fundamentais para a história desta vertente musical é, indubitavelmente, a Rainha do Rock Rita Lee Jones de Carvalho. A ela, o nosso reconhecimento e amor eternos.