Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 14 de março de 2019

2155 - Uma brasileira real e guerreira: Carolina de Jesus

Quem acessar hoje, 14 de março, a página inicial da poderosa multinacional de serviços online Google, verá um logotipo (doodle) em homenagem à brasileira Carolina Maria de Jesus, escritora, compositora e poetisa negra. É que se completam exatamente hoje, 105 anos de seu nascimento.


Pouco conhecida em seu próprio país, Carolina é considerada a maior escritora negra do Brasil, uma referência mundial, tendo sido traduzida para mais de 13 idiomas. Seu mais famoso livro, "Quarto de Despejo: Diário de Uma Favelada", mostra a dura realidade de uma mulher pobre, negra, com três filhos pequenos para cuidar, vivendo na favela do Canindé, em São Paulo, e sobrevivendo com o trabalho árduo de cozinheira e catadora de papel. 


Carolina escrevia muito e suas memórias escritas em uma espécie de diário foram descobertas pelo jornalista Audálio Dantas, que a auxiliou a publicar seu primeiro livro. Mais tarde, o ilustrador e roteirista João Pinheiro e mais a professora e pesquisadora Sirlene Barbosa, ao tomarem conhecimento da obra, lançaram o livro "Carolina", uma biografia em formato de história em quadrinhos publicado pela editora Veneta. Essa obra venceu o prêmio especial do Festival de Quadrinhos de Angoulême, o mais importante do gênero no mundo. No ano passado, também foi lançado o livro "Carolina: Uma Biografia", escrito pelo jornalista Tom Farias e editado pela Malê. Depois do sucesso do seu primeiro livro, Carolina sentiu na pele o preconceito pela sua origem humilde e a intolerância pelas suas ideias de liberdade e justiça, falecendo aos 62 anos em 13 de fevereiro de 1977, em São Paulo, um tanto quanto esquecida. Ela nasceu na cidade mineira de Sacramento, aos 14 de março de 1914. Também são obras suas os livros "Casa de Alvenaria", "Pedaços de Fome" e "Provérbios".


Que descanse em paz e que sua vida e obra jamais sejam esquecidas e que suas lutas sejam tomadas como exemplo pelos jovens brasileiros.
Um grande abraço espinosense. 

2154 - Formatura de Flávia Ramos

Após o blecaute mundial do Facebook nesta quarta-feira, 13 de março, eis que no seu retorno à operação, a rede social do Mark Zuckerberg me trouxe uma excelente notícia, a conclusão do curso superior de Pedagogia da conterrânea Flávia Ramos dos Santos pela Unimontes - Campus Espinosa. 
A Missa de Ação de Graças da sua formatura aconteceu ontem, 13 de março, às 19 horas, na Igreja de Nossa Senhora Aparecida, e a Colação de Grau será realizada a partir das 19 horas de amanhã, 15 de março, nas dependências da casa Compasso Eventos, no Bairro Bela Vista.
Os cumprimentos e congratulações a Flávia pela importante conquista educacional e o desejo de sucesso na carreira, sempre pautada pela cega obediência à ética, à dignidade e ao respeito às pessoas.
Um grande abraço espinosense.