Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 11 de agosto de 2020

2474 - O time do Vera Cruz

Hoje, logo de manhãzinha, recebi um belo presente, uma verdadeira relíquia, do meu amigo Paulo Henrique Alves Campos, o Palau, parceiro de longa data no futebol, desde os primórdios do Cruzeirinho, quando ele gentilmente me levou a fazer parte do então time infanto-juvenil da cidade. Nossa paixão pelo futebol é antiga e continua vigorosa, mesmo que torçamos para times rivais, ele pelo Cruzeiro, eu pelo Atlético. E nossa amizade continua firme, com toda minha gratidão por ter sido ele quem me fez ingressar no Cruzeirinho, por termos sido companheiros no time de veteranos do 9 de Março e por ter me dado a honra de ter sido padrinho de seu primeiro casamento. 
Deixando de lado a "bajulação" com meu velho amigo, vamos ao que interessa. Palau me presenteou hoje com uma antiga fotografia de um time de futebol dos anos 50 ou 60, não sei precisar. Trata-se do Vera Cruz. E nesta equipe jogou seu pai, o nosso saudoso prefeito Paulo Caldeira da Cruz Campos, um dos melhores administradores da história da nossa Espinosa. Surpreendeu-me saber que Paulo Cruz havia jogado futebol, pois nunca tive essa informação. 
Ainda na velha fotografia, Palau registra a informação da presença de Cori, ilustre caminhoneiro que morou ali onde hoje funciona a agência do Banco do Brasil, o segundo jogador agachado a partir da direita. Os demais não foram identificados, infelizmente. 
O meu agradecimento a Palau pelo presente e pela oportunidade de divulgar uma imagem inédita para mim e, acredito, para muitos dos nossos conterrâneos.
Um grande abraço espinosense.