Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

2568 - Emoções à vista no futebol mundial

Neste ano totalmente insólito, alguns campeonatos irão cruzar o ano e terminar só mais adiante, mas algumas novidades já sacodem o futebol mundial ainda em dezembro. 
1) Em uma promoção um tanto quanto polêmica, a revista France Football promoveu uma eleição dos melhores jogadores da história do futebol. Em um esquema escolhido pela revista francesa de 3-4-3, 140 jornalistas votaram para escolher o "Ballon d´Or Dream Team". Ao final, três brasileiros entraram para a seleção de todos os tempos: o lateral Cafu, o atacante Ronaldo e o gênio Pelé. Como era de se esperar, choveram críticas e descontentamentos com algumas das escolhas, casos de Cafu, Xavi e Matthäus, mas algumas unanimidades também alegraram os torcedores, como as dos gênios Pelé, Maradona e Messi.  
​Assim ficou o "Time dos Sonhos":
Goleiro: Lev Yashin (Rússia)
Defensores: Cafu (Brasil), Paolo Maldini (Itália) e Franz Beckenbauer (Alemanha)
Meio-campistas: Xavi Hernández (Espanha), Lothar Matthäus (Alemanha), Diego Maradona (Argentina) e Pelé (Brasil)
Atacantes: Ronaldo (Brasil), Cristiano Ronaldo (Portugal) e Lionel Messi (Argentina)
Só pra registrar, os meus escolhidos (no 4-3-3) foram: 1) Lev Yashin; 2) Carlos Alberto Torres, 3) Franco Baresi, 4) Franz Beckenbauer e 6) Nílton Santos, 5) Fernando Redondo, 8) Diego Armando Maradona e 10) Pelé; 7) Lionel Messi, 9) Johann Cruyff e 11) Ronaldinho Gaúcho.


   
2) A FIFA premiou com o cobiçado troféu "The Best", os melhores jogadores da temporada passada. Na disputa mais importante, de Melhor Jogador do Mundo, o atacante polonês Robert Lewandowski venceu o argentino Lionel Messi e o português Cristiano Ronaldo na votação e levou o troféu de craque do ano. Goleador implacável, Lewandowski foi campeão da Champions League, da Bundesliga e da Copa da Alemanha pelo poderoso Bayern de Munique, sendo artilheiro em todas elas. No futebol feminino o troféu de melhor jogadora do planeta ficou com a lateral-direita inglesa Lucy Bronze, atualmente no Manchester City, mas premiada pelo seu ótimo desempenho na temporada passada com o Lyon, campeão da Champions League. O melhor goleiro da temporada foi Manuel Neuer, 34 anos, do Bayern de Munique. Também ganhou o troféu a goleira francesa Sarah Bouhaddi, 34 anos, campeã com o Lyon. O prêmio de Melhor Treinador ficou com o alemão Jürgen Klopp, pela segunda vez, por seu excelente trabalho à frente do Liverpool, Campeão da Premier League após 30 anos de espera. No feminino, a holandesa Sarina Wiegman ficou com o prêmio de Melhor Treinadora, ela que se sagrou campeã da Eurocopa e vice-campeã mundial no comando da Holanda. O sul-coreano Son Heung-Min, de 27 anos e do Tottenham (Inglaterra), ganhou o Prêmio Puskás de gol mais bonito da temporada. Seu golaço foi marcado contra a equipe do Burnley, em dezembro de 2019, pela Premier League. No FIFA Fan Award, prêmio que elege torcedores-símbolo, o troféu ficou com o brasileiro Marivaldo Francisco da Silva, torcedor fanático do Sport que anda 60 km a pé de sua cidade, Pombos, até o Recife, para assistir aos jogos do seu clube de coração. Um belo exemplo de amor e paixão a um clube de futebol.



3) Concomitantemente à premiação da FIFA, foram divulgadas também as seleções da temporada 2019/2020 no masculino e no feminino. A escolha é feita pela FIFPro (Federação Internacional dos Jogadores Profissionais de Futebol) com os votos tríplices dos capitães e treinadores de seleções e mais um representante da mídia de cada país. Esta é a 16ª edição da seleção, criada em 2005 e incorporada à premiação da FIFA em 2009. O jogador mais votado foi Kevin de Bruyne, seguido por Alisson, Sergio Ramos e Neuer. Surpreendentemente, Neymar ficou de fora da seleção da temporada (assim como dos finalistas do prêmio de melhor do mundo), o que demonstra sua falta de prestígio com a maioria dos jogadores, treinadores e jornalistas do mundo. Ele teve apenas 7 votos para melhor do mundo, entre eles os de Tite, Thiago Silva e Messi.  
Assim ficou a Seleção Feminina da FifPro:
Christiane Endler (PSG), Lucy Bronze (Manchester City), Wendie Renard (Lyon) e Millie Bright (Chelsea); Tobin Heath (Manchester United), Veronica Boquete (Milan), Barbara Bonansea (Juventus) e Megan Rapinoe, Delphine Cascarino (Lyon), Vivianne Miedema (Arsenal) e Pernille Harder (Chelsea).
Assim ficou a Seleção Masculina da FifPro:
Alisson Becker (Liverpool), Trent Alexander-Arnold  (Liverpool), Sergio Ramos (Real Madrid), Virgil van Dijk (Liverpool) e Alphonso Davies (Bayern de Munique); Kevin de Bruyne (Manchester City), Thiago Alcantara (Bayern de Munique) e Joshua Kimmich (Bayern de Munique); Lionel Messi (Barcelona), Robert Lewandowski (Bayern de Munique) e Cristiano Ronaldo (Juventus).


 
4) A Champions League, com final marcada para o dia 29 de maio de 2021, no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, na Turquia, chega às suas oitavas de finais. Assim ficaram os confrontos:
Lazio x Bayern de Munique (23-02-2021 - jogo de volta 17-03-2021)
Atalanta x Real Madrid (24-02-2021 - jogo de volta 16-03-2021)
Borussia Mönchengladbach x Manchester City (24-02-2021 - jogo de volta 16-03-2021)
RB Leipzig x Liverpool (16-02-2021 - jogo de volta 10-03-2021) 
Atlético de Madrid x Chelsea (23-02-2021 - jogo de volta 17-03-2021)
Sevilla x Borussia Dortmund (17-02-2021 - jogo de volta 09-03-2021)
Porto x Juventus (17-02-2021 - jogo de volta 09-03-2021)
Barcelona x Paris Saint-Germain (16-02-2021 - jogo de volta 10-03-2021)



5) Na Copa do Brasil, cujos jogos finais estão marcados para os dias 03 e 10 de fevereiro de 2021, as semifinais já estão definidas, com os seguintes confrontos:
Grêmio x São Paulo (23-12-2020 - jogo da volta 30-12-2020)
Palmeiras x América (23-12-2020 - jogo da volta 30-12-2020)



6) Na Libertadores da América, falta apenas a definição do classificado entre Boca Juniors e Racing para a disputa das semifinais. A final da Copa Libertadores da América, pela segunda vez na história no esquema de jogo único, está marcada para o dia 30 de janeiro, no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro:
River Plate x Palmeiras (05-01-2021 - jogo da volta 12-01-2021)
Boca Juniors ou Racing x Santos (06-01-2021 - jogo da volta 13-01-2021)



7) O Brasileirão entra na sua reta final, com vários times ainda brigando pelo título, São Paulo e Flamengo com mais favoritismo no momento. Mas tudo indica que as emoções fortes irão se prolongar até as partidas finais, com jogos que prometem ser sensacionais. O Atlético, com sua derrota para o São Paulo, praticamente sepultou suas esperanças de título.


 
8) Na Série B, o América, com sua campanha excelente, parece já ter encaminhado mais um retorno à elite do futebol brasileiro. O Cruzeiro, entretanto, precisa de uma campanha de campeão para abocanhar uma das últimas vagas para a primeira divisão. Conforme cálculos matemáticos, o time precisa vencer 8 de 9 partidas que ainda faltam. Possível, sim, mas difícil. Porém o futebol é imprevisível e tudo pode acontecer, até mesmo o Atlético conquistar o título brasileiro ainda, o que seria um verdadeiro milagre. 



Vamos então torcer e saborear as muitas emoções que virão nos gramados de todo o mundo.
Um grande abraço espinosense.