Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 25 de março de 2019

2163 - O glorioso Clube Atlético Mineiro comemora 111 anos de existência

Hoje, dia 25 de março de 2019, a gloriosa instituição esportiva brasileira de nome Clube Atlético Mineiro está comemorando seu centésimo décimo primeiro aniversário de vida. Há 111 anos, 22 jovens aficionados por futebol se encontraram no coreto do Parque Municipal de Belo Horizonte para criar o que viria a ser o objeto de amor e paixão de milhões de torcedores pelo mundo inteiro. Mas o interessante é que só mesmo depois de quase um ano de existência é que aqueles sonhadores meninos realizariam a sua primeira partida de futebol pelo novo clube. No dia 21 de março de 1909, o ainda chamado Athlético Mineiro Football Club, entrou em campo pela primeira vez, para enfrentar o Sport Club Foot-Ball, também de Belo Horizonte, o clube mais antigo de Minas Gerais, fundado em 10 de julho de 1904. E a estreia não poderia ser mais alvissareira: 3 x 0, gols de Aníbal Machado, Zeca Alves e Mário Neves. O campo onde aconteceu este jogo já não existe, hoje é onde está o Minascentro. Como eram poucos os times na época, os próximos desafios do Athlético Mineiro Football Club foram exatamente contra o mesmo adversário. Na revanche solicitada pelo derrotado, nova vitória por 2 x 0 no dia 28 de março, com dois gols de Aníbal Machado, o Pingo. O terceiro confronto, realizado em 21 de abril, confirmou a superioridade atleticana, com uma goleada por 4 x 0, o que teve um desfecho triste e inesperado, a decisão dos vencidos de promover a extinção do Sport Club Foot-Ball.    
Após este início avassalador, o Atlético mudou de nome, ganhou o mascote Galo e teve, na sua longa e emocionante trajetória, períodos de glória e ostracismo, com conquistas memoráveis e momentos de enorme tristeza, mas sempre exaltado, idolatrado e empurrado por uma Massa de milhões de torcedores apaixonados. E assim continuará sendo por todo o sempre, amém!
Parabéns ao Clube Atlético Mineiro, por quem temos um amor e um apego inexplicáveis. Para saber e conseguir entender, só mesmo se tornando um galista alvinegro das Gerais.
Um grande abraço espinosense.

Athlético Mineiro Football Club, 1910, primeiro registro do time - Foto: Arquivo EM/D.A.Press