Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 18 de março de 2025

3699 - Vitória

A maravilhosa, meiga, serena, sábia, linda e talentosa Fernanda Montenegro, brilhante e ativa aos 95 anos de idade, dá mais um show de interpretação no filme "Vitória", dirigido por Bruno Silveira até 2022, infelizmente falecido por conta de um infarto durante o período de filmagens, e substituído por Andrucha Waddington. O filme que já está em cartaz nos cinemas do país, conta a belíssima história de coragem e indignação de uma cidadã comum e bastante exigente, Dona Joana Zeferino da Paz, que investiu seu suado dinheirinho na compra, em dez prestações, de uma filmadora para gravar o cotidiano de crimes do tráfico de drogas envolvendo bandidos e maus policiais diante da sua janela no seu pequeno apartamento na Ladeira dos Tabajaras, no Bairro de Copacabana, no Rio de Janeiro.



Na abrasadora tarde desta segunda-feira, às 5 horas, aproveitei a minha condição privilegiada de "vagabundo" para ir assistir ao filme. E vivi uma situação inusitada. Fui o único ser vivo nas 147 poltronas disponíveis na sala do Ibicinemas no Shopping Ibituruna, uma regalia hilária. Que bom! Só não tenho mais a prerrogativa de não pagar estacionamento durante o período do filme, vantagem que foi cortada recentemente pelo shopping, em mais uma medida radical, covarde e vergonhosa do capitalismo selvagem que quer faturar e faturar sem escrúpulos ou limites. Lamentável. Mas voltemos ao filme de Dona Vitória, ou Dona Nina, ou verdadeiramente, Dona Joana.


   
A senhora Joana Zeferino da Paz (Rio de Janeiro, 15 de abril de 1925 — Salvador, 22 de fevereiro de 2023) teve uma vida dura, difícil e complicada, como tantos outros milhões de brasileiros menos favorecidos espalhados por todo o país, seja em metrópoles ou em cidadezinhas do interior. Com muita luta e dedicação, trabalhava como massoterapeuta, e com o pouco que ganhava pagava o financiamento da Caixa Econômica Federal que lhe valeu a posse do apartamento em que morava no Rio. Foi ali, da sua janela, que ela, inconformada com a violência e a corrupção desenfreadas diante dos seus olhos, resolveu investir na aquisição de uma pequena filmadora para registrar o cotidiano de crimes cometidos, especialmente o tráfico de drogas, infelizmente apoiado por policiais militares corruptos. Escondida atrás da persiana, Dona Joana venceu o medo e fez inúmeras imagens de bandidos armados e crimes cometidos ali nas imediações de onde morava. O resultado foram 22 fitas VHS com 33 horas de gravações mostrando a triste realidade do lugar. Indignada com a impunidade dos bandidos e a omissão das autoridades, entregou parte deste acervo em uma delegacia da Polícia Civil, sendo inicialmente ignorada. Quando um jornalista, Fábio Gusmão, em 2004, tomou conhecimento deste material, entrou em contato com a idosa para saber mais sobre os acontecimentos que resultariam, um ano adiante, na publicação de uma reportagem no jornal Extra e na edição de um livro intitulado "Dona Vitória da Paz" pela Editora Planeta, relançado agora em 2024. Para não expor a valente e determinada senhora às retaliações dos criminosos, o repórter resolveu identificá-la como Dona Vitória, só publicando a história depois que ela foi incluída no programa de proteção a testemunhas, por motivo de segurança. Só após a morte de Dona Joana em 2023, aos 97 anos de idade, em Salvador, onde morava, é que sua identidade foi revelada.
De posse das fitas gravadas por Dona Joana, os policiais civis cariocas iniciaram as investigações e conseguiram identificar quase todos os criminosos, inclusive os policiais desonestos, que foram presos. Entre bandidos comuns e bandidos militares, foram cerca de 30.



Quem pesquisar sobre o assunto, verá que a obra cinematográfica se inspirou na realidade dos fatos para contar a História, romantizando um pouco os acontecimentos, o que não diminui em nada a importância da atuação destemida e indignada da Dona Joana. Deveríamos ter muitos outros cidadãos como ela no país, inconformados com a propagação dos bandidos e milicianos por todo o canto.  
Além da excelente interpretação da Fernanda Montenegro como Dona Nina, vemos no filme boas atuações de Linn da Quebrada como Bibiana, Alan Rocha, no papel do jornalista investigativo Fábio Godoy, e Tawan Lucas, como Marcinho.
Como é bom ver tantas ótimas produções continuando a serem realizadas no cinema brasileiro, contando as histórias da nossa gente! Que assim continue!
Infelizmente fiquei sabendo que a cantora, compositora e atriz Linn da Quebrada, que atuou no papel de Bibiana, vizinha de Dona Nina, foi internada para tratamento de problemas de saúde mental. Que ela seja bem tratada, se recupere o mais breve possível e retorne à sua carreira artística de sucesso. 
Um grande abraço espinosense. 



3698 - Os primeiros Campeões de 2025

No meio do terceiro mês do ano, já temos os primeiros Campeões no futebol profissional. Na Europa, um título extremamente importante e valioso. Depois de 70 anos da sua última conquista importante, a Copa da Inglaterra de 1954-55, o Newcastle United Football Club voltou a levantar uma taça. No domingo, 16 de março, venceu por 2 x 1 o Liverpool e sagrou-se Campeão da Copa da Liga Inglesa. Os gols foram marcados por Alexander Isak e Dan Burn. O clube inglês fundado em 1892, após a fusão de dois clubes locais, o Newcastle East End Football Club e o West End Newcastle Football Club, tem em sua sala quatro troféus do Campeonato Inglês, seis da Copa da Inglaterra, um da Copa da Liga Inglesa e um da Taça das Cidades com Feiras. O clube onde jogam os atletas brasileiros Joelinton Cássio Apolinário de Lira e Bruno Guimarães Rodrigues Moura, foi comprado em 2021 por um fundo de investimento público saudita que fez imensos investimentos financeiros, tornando o time bastante competitivo no cenário inglês.



Na tarde deste sábado, 15 de março, no Estádio Morumbis, o São Paulo conquistou a taça da Supercopa  Feminina de 2025. A conquista veio na disputa de pênaltis, vitória por 4 x 3 após empate sem gols durante o tempo regulamentar. As Soberanas, como são chamadas as jogadoras do São Paulo, acabaram com a hegemonia das Brabas, como são chamadas as jogadoras do Corinthians, que haviam vencido as três edições anteriores do torneio: 2022, 2023 e 2024.



Na categoria sub-20, na terceira vez em que duas equipes do mesmo país terminam na final da CONMEBOL Libertadores, o Flamengo tornou-se Bicampeão ao vencer a equipe do Palmeiras por 3 x 2, na disputa de pênaltis após empate em 1 x 1 no tempo normal de jogo. A final foi realizada no último domingo, dia 16 de março, no Estádio Arsenio Erico de Assunção, no Paraguai. O Flamengo é o primeiro clube a conquistar o título continental da categoria sub-20 duas vezes seguidas. O outro brasileiro a conquistar este título, em 2016, foi o São Paulo.



Nos campeonatos estaduais, já temos alguns Campeões definidos após os confrontos das finais. Em Alagoas, o Galo da Praia levantou mais uma taça, a quarta consecutiva. O Tetracampeonato veio após a vitória do CRB por 2 x 1 sobre o ASA neste último sábado, 15 de março, no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Na primeira partida da decisão realizada no sábado, 8 de março, em Arapiraca, havia ocorrido um empate em 2 x 2. É o título de número 35 da História do CRB. 



No Rio Grande do Sul o Grêmio teve o sonho do Octacampeonato Gaúcho desfeito pelo arquirrival Internacional que, depois de um longo e tenebroso período de oito anos de jejum, voltou ao pódio para receber a taça de Campeão Gaúcho. Contando com a vantagem conquistada na primeira partida na vitória por 2 x 0 na Arena do Grêmio, o Internacional do treinador Roger Machado conseguiu um empate em 1 x 1 e quebrou a incrível hegemonia gremista de sete títulos consecutivos. Assim fica mantido intacto e único na História o Octacampeonato do Internacional construído entre 1969 e 1976. O jogo final aconteceu no Estádio Beira-Rio na tarde do domingo, 16 de março. Este é o 46º título estadual do Inter. O Grêmio tem 43 títulos conquistados.



No Rio de Janeiro, na tarde do domingo, 16 de março, o Flamengo do jovem técnico Filipe Luís sagrou-se Bicampeão Carioca, após manter, no Maracanã, a vantagem conquistada na primeira partida, vitória por 2 x 1 sobre o rival Fluminense. O empate em 0 x 0 confirmou o título rubro-negro. Com mais esta conquista, o Flamengo lidera a lista de Campeões Cariocas, agora com 39 taças conquistadas. O Fluminense, segundo maior vencedor, tem 33 taças.



Em Minas Gerais a hegemonia alvinegra continua. Depois de golear o América na primeira partida da decisão por 4 x 0, o Atlético foi derrotado por 1 x 0 na tarde do sábado, 15 de março, no Mineirão, mas assim mesmo fez a festa com sua exigente e apaixonada torcida, conquistando pela segunda vez na História o Hexacampeonato Mineiro, igualando-se ao timaço do período 1978-1983, quando Reinaldo, Nelinho, Luizinho, Toninho e Éder vestiam o Manto Sagrado do Galo. O Atlético chega ao seu título estadual de número 50 (1915, 1926, 1927, 1931, 1932, 1936, 1938, 1939, 1941,1942, 1946, 1947, 1949, 1950, 1952, 1953, 1954, 1955, 1956, 1958, 1962, 1963, 1970, 1976, 1978, 1979, 1980, 1981, 1982, 1983, 1985, 1986, 1988, 1989, 1991, 1995, 1999, 2000, 2007, 2010, 2012, 2013, 2015, 2017, 2020, 2021, 2022, 2023, 2024 e 2025), igualando-se a Paysandu (PA) e Bahia (BA). O Bahia pode chegar ao seu 51º título se ganhar o Campeonato Baiano diante do Vitória. O maior vencedor de estaduais do país é o ABC de Natal (RN), com 57 conquistas. O arquirrival Cruzeiro tem 38 títulos e o América, 16. 



Dentro de poucos dias saberemos os Campeões de outros estados. Em São Paulo, o Corinthians saiu em vantagem na primeira partida da decisão, após vencer o rival Palmeiras em plena Allianz Arena por 1 x 0, gol de Yuri Alberto. Agora é na Neo Química Arena. 
Na Bahia, o Bahia também levou vantagem no primeiro confronto disputado na Arena Fonte Nova. Venceu o tradicional adversário Vitória por 2 x 0, com gols de Gabriel Xavier e Erick Pulga, e vai decidir no Barradão, no domingo.
No Ceará, os maiores adversários do estado estão mais uma vez na final. E o Ceará saiu na frente, vencendo o rival Fortaleza na primeira partida da decisão por 1 x 0, gol de Fernando Sobral, de pênalti. O mesmo Castelão vai ser a sede da partida final no sábado.
Em Goiás a disputa pelo título se dará entre as equipes de Anápolis e Vila Nova, a partir do próximo domingo. 
O mesmo se dá em Mato Grosso, com a final sendo entre Primavera e Cuiabá, a partir do próximo sábado.
Cenário igual na Paraíba, com as finais colocando em choque as equipes de Sousa e Botafogo.
Em Pernambuco, a partir do sábado, decisão entre Retrô e Sport.
A mesma coisa acontece no Piauí, com Fluminense e Piauí na decisão.
No Rio Grande do Norte estarão em campo América e ABC. O ABC pode aumentar ainda mais seu número absurdo de títulos estaduais, hoje 57.
Em Santa Catarina, a decisão começou empatada em 2 x 2 no Estádio Josué Annoni, em Xanxerê. Pelo Chapecoense, marcaram Mário Sérgio e Marcinho; pelo Avaí, marcou os 2 gols o lateral-esquerdo Mário Sérgio. Na segunda partida da decisão, o Avaí joga em casa, na Ressacada, com a vantagem do empate para se tornar Campeão pela 19ª vez. Ele pode se tornar o maior vencedor do torneio, seguido de perto pelo Figueirense, com 18 títulos. Joinville e Criciúma tem 12 taças.
Em Sergipe, a decisão entre Itabaiana e Confiança começa no próximo sábado, em duas partidas.
Parabéns aos Campeões!
Um grande abraço espinosense.