Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 23 de maio de 2022

2966 - Manchester City de Pep Guardiola é Campeão Inglês com emoção. Na Itália deu Milan

Foi com intensa emoção até o final que o Manchester City conquistou seu oitavo título do Campeonato Inglês e o sexto da era Premier League iniciada em 1992/93, repetindo os feitos das temporadas 1936/37, 1967/68, 2011/12, 2013/14, 2017/18, 2018/19 e 2020/21. O excelente treinador Pep Guardiola comemora o seu quarto título à frente do clube de Manchester, um feito memorável no melhor campeonato de clubes da atualidade no mundo. Na história da competição, o Manchester City ultrapassou em quantidade de títulos o Aston Villa, com sete títulos, ficando atrás apenas do Everton, com nove, do Arsenal, com 13, do Liverpool, com 19, e do maior vencedor Manchester United, com 20 taças conquistadas. Na era Premier League, o Manchester City só fica atrás do Manchester United que possui 13 títulos. O City tem seis títulos, à frente do Chelsea, com cinco, e do Arsenal, com três. 




O oitavo título veio no sufoco, somente confirmado no finalzinho da difícil partida contra o Aston Villa, já que no mesmo instante o Liverpool de Jürgen Klopp vencia o Wolverhampton por 3 x 1, de virada, e chegava aos 92 pontos. A vitória contra o Aston Villa era crucial para o City. Uma derrota ou mesmo um empate significava a entrega da taça para o Liverpool. E tudo começou dando errado para Pep e seus comandados, com um placar adverso de 2 x 0, gols de Cash aos 35 minutos e Philippe Coutinho aos 68. A sensacional e emocionante virada se deu com os gols de Gündogan (75 min.), Rodri (78 min.) e novamente Gündogan (80 min.). Depois de ansiosamente pedir ao árbitro o encerramento da partida, Guardiola comemorou sob lágrimas a conquista, até que o gramado fosse invadido pelos torcedores enlouquecidos de alegria. O brasileiro meio-campista Fernandinho, o capitão, foi quem teve a honra de levantar a cobiçada taça ao lado dos companheiros de clube, entre eles os também brasileiros Ederson e Gabriel Jesus. 




Após 38 rodadas, a Premier League tem o grande Campeão Manchester City levantando o troféu com 93 pontos conquistados, com 29 vitórias, seis empates e apenas três derrotas. Marcou 99 gols e levou 26. O Vice-Campeão foi o Liverpool, que conquistou 92 pontos, com 28 vitórias, oito empates e apenas duas derrotas, com 94 gols marcados e 26 sofridos. Ao final, foram rebaixadas as equipes do Burnley, do Watford e do Norwich. Para a próxima temporada, ascenderam para a Premier League as equipes do  Fulham e Bournemouth. A última vaga será preenchida pelo vencedor do embate entre Nottingham Forest e Huddersfield a ser realizado no dia 29 de maio, em Wembley. 
Terminada a temporada, vem as premiações. Son Heung-Min (Tottenham) e Mohamed Salah (Liverpool) foram os artilheiros da competição, com 23 gols marcados cada. O craque do Manchester City, Kevin De Bruyne, foi eleito o melhor jogador da Premier League pela segunda temporada consecutiva, assim como o jovem atacante Phil Foden, também do City, foi eleito o melhor jogador jovem. Os goleiros brasileiros do Manchester City, Ederson, e do Liverpool, Alisson Becker, ganharam juntos o prêmio Luva de Ouro da Premier League 2021/22.




Na Itália, após um período de decadência e ostracismo de 11 longos anos, o gigante Milan ressurgiu das cinzas ao bater, na 38ª e derradeira rodada do Campeonato Italiano, o time do Sassuolo por 3 x 0, gols do goleador francês Olivier Giroud (dois gols) e do marfinense Franck Kessié. Com mais este Scudetto, a equipe dirigida pelo técnico Stefano Pioli chega a 19º conquista e empata em número de títulos italianos com o Internazionale. O maior vencedor da história da Série A é o Juventus, com 36 títulos. O Milan terminou a competição com 86 pontos ganhos, com 26 vitórias, oito empates e quatro derrotas, com 69 gols marcados e 31 sofridos.
O Internazionale, Vice-Campeão Italiano, conquistou 84 pontos, com 25 vitórias, nove empates e quatro derrotas, com 84 gols marcados e 32 sofridos. Foram rebaixados para a segunda divisão as equipes do Unione Venezia, do Genoa e do Cagliari. Para a próxima temporada, estarão na Série A as equipes do Lecce e Cremonese, com mais uma integrante saindo do playoff entre Pisa, Monza, Brescia, Ascoli, Benvento e Frosinone.    
Um grande abraço espinosense.

2965 - Ísis completa dois anos de vida

A pequena e linda Ísis Tolentino Freitas, orgulho dos pais Rogério e Maíla, comemorou o seu aniversário de dois anos de idade na sexta-feira à noite ao lado dos papais, dos avós, tios e demais familiares e mais alguns amigos da família. A festinha colorida de balões e docinhos os mais saborosos, foi realizada no início da noite congelante deste 20 de maio na casa de eventos Kairós, localizada no Bairro Todos os Santos aqui em Montes Claros.
No salão aconchegante que minimizou a noite gelada de maio, os convidados puderam render homenagens à pequena Ísis cantando parabéns e registrando o momento nas fotografias tiradas ao lado da aniversariante e dos seus papais corujas.



Desejamos todos que a bela Ísis Tolentino Freitas, sempre ao lado dos pais, continue a ser abençoada por Deus com muita saúde e longevidade, trilhando uma trajetória de paz, amor e felicidade completa.
Um grande abraço espinosense.