Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 15 de março de 2021

2630 - O craque Cristiano Ronaldo fazendo história e superando o Rei Pelé

Estamos vivendo uma época deveras importante e significativa na história do mundo. Passamos atualmente por uma das mais desesperadoras pandemias da história que, infelizmente, já ceifou a vida de mais de 2 milhões e 640 mil pessoas e paralisou grande parte do planeta, com consequências catastróficas em todas as áreas da vida humana. Mesmo em meio a este cenário de tristeza e destruição, o esporte continua nos permitindo emoções diferenciadas. Nesta semana, mais um recorde expressivo do Rei do Futebol foi finalmente batido em terras italianas. 
Atual dono da camisa 7 do poderoso Juventus de Turim, o craque Cristiano Ronaldo conseguiu uma façanha quase inacreditável, a de suplantar o Rei do Futebol Pelé em número de gols em partidas oficiais. No ano passado, o cracaço Lionel Messi já havia batido o recorde de gols do Rei Pelé em jogos por um único clube, na partida com vitória do Barcelona sobre o Valladolid por 3 a 0, válida pela 15ª rodada do Campeonato Espanhol de 2020. Pelé anotou 643 gols em 660 jogos oficiais pelo Santos, uma média de 0,97 gols por partida. Messi chegou naquele jogo aos 644 gols em 749 partidas pelo Barcelona, com uma média de 0,85 por jogo.
Na partida em que o Juventus venceu o Cagliari por 3 x 1 neste domingo, 14 de março de 2021, na Sardegna Arena, pela 27ª rodada da Série A do Campeonato Italiano, o demolidor atacante português Cristiano Ronaldo fez mais um hat-trick na sua vitoriosa carreira, o segundo em jogos de Campeonato Italiano pelo Juventus e o 57º em toda sua carreira de atleta profissional do futebol, atuando por Sporting, Manchester United, Real Madrid, Juventus e Seleção de Portugal. Só nesta temporada, o gajo já marcou 30 gols em 33 partidas. Com esses três gols, um de cabeça, um de pênalti e outro de um chutaço de perna esquerda, Cristiano chegou a incrível marca de 770 gols em 1.055 partidas oficiais, superando o gigante Pelé, que havia marcado 767 gols em 830 jogos oficiais na carreira, inclusive gols feitos em 13 partidas pela Seleção Paulista e um jogo pela Seleção Militar. Estes números dão uma média de 0,92 gols por partida para o Rei, enquanto Cristiano Ronaldo tem uma média de 0,72 por jogo. 



Temos, nós aficionados por futebol, que vibrar e comemorar a oportunidade de estar vivenciando a história diante dos nossos olhos, com a ajuda da televisão e da Internet. Poder assistir às performances de dois grandes ídolos e fenômenos do esporte como Lionel Messi e Cristiano Ronaldo é uma dádiva. Esses dois gigantes do futebol também têm os seus recordes, mas talvez não superem o inacreditável número de 1.283 gols marcados em 1.375 jogos pelo eterno Rei do Futebol, o Edson Arantes do Nascimento, o Pelé.
Parabéns ao Cristiano Ronaldo pela incrível proeza de suplantar o maior jogador da história do futebol! Vida longa e saudável ao grande atleta português!
Um grande abraço espinosense.