Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

2572 - Um Natal abençoado a todos!

Mais um aniversário de Jesus Cristo se aproxima no calendário gregoriano, o 2020º ou segundo milésimo vigésimo, e é cada vez mais necessária e urgente a nossa reflexão sobre a nossa compreensão dos seus ensinamentos pacifistas e justos. Ao longo do tempo, os nomes de Deus e de seu filho Jesus Cristo foram e ainda são utilizados de forma covarde, desprezível e com más intenções, ludibriando inocentes e desalentados. Assim, é fundamental que os ensinamentos de Jesus Cristo explicitados na Bíblia Sagrada sejam corretamente compreendidos e assimilados, com toda sua carga de paz, de amor, de solidariedade e de desprendimento.
Outra reflexão que deve acontecer com todos nós é sobre a exagerada comercialização da data, sempre oportuna. Não que a data não deva acomodar a ilusão dos pequeninos quanto à comemoração com a presença imaginária do Papai Noel e o peso material dos presentes, mas sim promovendo também e com ênfase a verdadeira causa da festividade natalina: a vinda do Salvador, o menino Jesus.



 
Para todos vocês que aparecem aqui no nosso blog constantemente ou apenas de quando em vez, desejo um Natal radiante de alegria, paz e harmonia, sempre sob as bênçãos divinas e ao lado da família. Não se esquecendo porém de tomar todas as medidas de prevenção contra o terrível novo Coronavírus que já ceifou tantas vidas no mundo inteiro. É óbvio que a vontade de todos é reencontrar os familiares na noite do Natal, reunidos em confraternização festiva. Mas é preciso exercitar a razão. O momento é preocupante, com o recrudescimento das infecções e das mortes causadas pela pandemia. Só no Brasil já morreram mais de 187 mil pessoas, um número alto, triste e impactante. 

              



Se você não quer abrir mão do encontro natalino presencial com os familiares, alguns cuidados serão imprescindíveis para a segurança de todos, especialmente os idosos. Os infectologistas e demais especialistas dão dicas de como minimizar os riscos. A primeira indicação é fazer uma reunião natalina com o menor número possível de pessoas, sem a presença de idosos e pessoas com comorbidades como obesos, diabéticos, hipertensos e pessoas com problemas pulmonares. A segunda dica é utilizar um espaço aberto e bem ventilado, para que o risco de contaminação seja diminuído. Outro conselho é de diminuir o tempo do encontro festivo. Importante também evitar compartilhar objetos como talheres e copos. Evitar o contato próximo com as pessoas, sem apertos de mão e abraços. E sempre, continuamente, lavar as mãos com água e sabão (ou álcool em gel), fazer o uso constante da máscara de proteção e manter um distanciamento seguro. Vale relembrar que o nosso maior tesouro e nossa maior bênção divina é a nossa vida e as vidas das pessoas amadas, então, cuidem-se e cuidem bem dos seus amores. 
A todos vocês, um abençoado e feliz Natal e um ano que se iniciará em breve repleto de conquistas e alegria. Fiquem com Deus e com o amor total do aniversariante do dia 25 de dezembro!
Um grande abraço espinosense.