Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 17 de setembro de 2019

2258 - Várzea da Pedra é Campeã do Torneio La Bombonera e mais boas notícias do esporte de Espinosa

É gratificante perceber, mesmo distante, que o esporte espinosense está em um momento de grande efervescência, com inúmeros eventos esportivos sendo organizados e promovidos nos mais variados cantos da cidade e da zona rural, com amplo apoio da administração municipal, atingindo atletas das mais variadas idades, entre homens e mulheres. Fico bastante feliz por ver sendo colocada em prática o que sempre defendo, uma grande abertura de oportunidades para que os nossos jovens se dediquem ao esporte e que ao final, tornem-se cidadãos mais sadios, dignos e honestos e, quem sabe, em atletas de alto potencial como os nossos ídolos Gilsivan, Piaba e Pathy, entre outros. 
Nunca é demais elogiar e reconhecer o trabalho de tanta gente boa que se dedica cotidianamente, com toda a dificuldade, na organização, patrocínio e realização de competições e na formação de meninos e meninas no campo esportivo. A eles todos, desde Wagner Oliva, Gibão, Josias, Robinho, Cebolinha, Tone Baiano, Willian e mais todos os demais esportistas da cidade e da zona rural, o meu reconhecimento pelo belo e árduo trabalho realizado.



No domingo, tomei conhecimento da conquista do título da Copa La Bombonera pela equipe de Várzea da Pedra, após bela campanha e vitória de 3 x 0 sobre a equipe do La Bombonera. Também fiquei sabendo de mais dois torneios de futsal sendo realizados na cidade: o dos Quarentões e o dos meninos na Copinha Juvenil, ambas no Ginásio Poliesportivo Mateus Salviola Antunes. Fiquei feliz em saber que o 9 de Março foi até o Barreiro enfrentar, amistosamente, o time da casa, e o resultado foi um empate em 2 x 2. Também pela participação, na Copa dos Campeões em Monte Azul, do Internacional, que empatou com o Bela Vista em 1 x 1. E ainda mais com a fase final do Campeonato Rural 2019, com a disputa do título entre Várzea da Pedra e Lagoa do Marruaz e com competições de karatê em cidades vizinhas, com participação de vários jovens atletas nossos. E por mais muitos outros eventos esportivos pela cidade e região. Muito bom! É isso aí, rapaziada! 
Parabéns e boa sorte a todos os esportistas da minha Espinosa.
Um grande abraço espinosense.

Várzea da Palma - Campeão

La Bombonera - Vice-Campeão

















 

2257 - "Bacurau", interessantíssimo!

Assisti há pouco tempo a produção cinematográfica brasileira "Bacurau", filme escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, que alcançou notoriedade recentemente ao se tornar o grande vencedor do Prêmio do Júri no 72º Festival de Cannes. Além disso ganhou o título de Melhor Filme no Festival de Munique e os títulos de Melhor Filme e Melhor Direção no Festival de Lima. 
Disponível para o público espectador em cerca de 290 salas de cinema por todo o Brasil, "Bacurau" é muito diferente de tudo o que o público habitual do cinema brasileiro já viu, podendo até ser tachado de estranho ou inusitado. Pode ser enquadrado como drama, suspense, fantasia, faroeste e até ficção científica. Nas palavras do seu diretor, "Bacurau" é um filme sobre o Nordeste e o preconceito contra ele; sobre o Brasil e suas mazelas sociais e políticas; sobre o ódio, a violência e o desprezo pela vida humana; sobre compaixão, amizade e a sensação de pertencimento; sobre a luta dos mais fracos contra a opressão; mas sobretudo um filme sobre gente, seres humanos de carne e osso. E emoções. E sentimentos.     


A denominação "Bacurau" é estritamente relacionada ao Sertão, sendo o nome de uma ave de hábitos noturnos bastante comum na região. A equipe de produção filmou durante oito semanas e cinco dias no Sertão do Seridó, com cenas rodadas no povoado de Barra, no município de Parelhas, e na zona rural do município de Acari, no Rio Grande do Norte. Direta e indiretamente na produção da fita, houve a criação de cerca de 800 empregos. 


Elenco:
Sônia Braga como Domingas
Udo Kier como Michael
Bárbara Colen como Teresa
Thomás Aquino como Pacote/Acácio
Silvero Pereira como Lunga
Karine Teles como forasteira de moto
Antonio Saboia como forasteiro de moto
Jonny Mars como Terry
Carlos Francisco como Damiano
Wilson Rabelo como Plínio
Suzy Lopes como Luciene
Thardelly Lima como Tony Júnior
Luciana Souza como Isa
Ingrid Trigueiro como Deisy
Buda Lira como Cláudio
Edilson Silva como Róbson
Jamila Facury como Sandra
Alli Willow como Kate
James Turpin como Jake
Julia Marie Peterson como Júlia
Chris Doubek como Willy
Charles Hodges como Chris
Brian Townes como Joshua

Na noite de 22 de agosto de 2019, os produtores e mais alguns atores do filme, Sônia Braga entre eles, estiveram presentes na cidade de Parelhas, para assistirem ao filme juntos com a comunidade do povoado da Barra, em telão montado no espaço do campo de futebol. Ao todo, assistiram ao filme cerca de 2.200 pessoas. A sessão especial emocionou a todos da pequena comunidade de cerca de 100 pessoas, alguns deles atuantes como atores na produção. 


"Bacurau", em seus 132 minutos de duração, causa reflexão aos que procuram algo mais que diversão na tela grande do cinema e é intenso no suspense e na violência que explode naturalmente no ato de autodefesa dos agredidos, levando alguns dos seus bravos personagens a se insurgir e a enterrar, definitivamente, o ente demoníaco agressor. Talvez possamos imaginá-lo como uma versão do título de "Onde os Fracos Não Têm Vez", filme dos irmãos Ethan e Joel Coen, porém com uma visão completamente inversa, onde sim, os fracos extravasam a sua intrínseca força e mostram que precisam ser aceitos e respeitados como gente, que nasceu para brilhar e não para morrer de fome, como bem o disse o poeta Caetano. Não deixe de assistir!
Um grande abraço espinosense.