Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2022

2893 - Morre em Espinosa o empresário Antônio Miranda

Foi com muita tristeza e pesar que recebi hoje de manhã o comunicado do falecimento em Espinosa do empresário Antônio João Miranda. Seu Antônio tinha o seu comércio de secos e molhados, como eram chamados os armazéns de antigamente que vendiam de tudo um pouco, ali na minha Rua Coronel Domingos Tolentino, a Rua da Resina, nos fundos de onde funcionava o antigo Mercado Municipal. Ali a gente comprava de tudo, de arroz e feijão a granel até os traques, bombas e estalos de salão que soltávamos nas noites de São João iluminadas pelas fogueiras montadas nas margens da rua. Ali também comprávamos litros de Cinzano ou Cortezano que levávamos para beber com a turma enquanto tomávamos banho e nos divertíamos à beça nas águas então limpas e correntes do Rio Bom Sucesso, ou Rio do Galheiro.
Seu Antônio Miranda é, incontestavelmente, um dos melhores exemplos de cidadão sério, digno, honesto e trabalhador de todas as gerações espinosenses de que eu tive notícia. Sabemos que é bastante normal (e hipócrita) que quando alguém morre, a ele são dados os maiores elogios, mesmo às vezes sem merecimento. Seu Antônio Miranda não, merece com todo o mérito todos os maiores louvores e exaltações, pois sou testemunha ocular de parte da sua trajetória, por ter trabalhado alguns anos na mercearia de Albino da Costa Ramos, localizada logo ao lado. Nunca vi ou soube de quaisquer atos desabonadores por parte de Seu Antônio em toda sua vida. Centrado na correta criação dos filhos, com um harmonioso relacionamento com sua esposa e vizinhos, Seu Antônio era uma personalidade tranquila, serena e extremamente gentil e respeitosa para com todos, senhor de uma humildade exemplar em todos os momentos de sua longa existência. Os filhos tão bem criados, continuam com a mesma performance pessoal e profissional, mantendo incólume o prestígio da família Miranda entre todos nós, espinosenses. 
Quero deixar aqui registrado o meu apreço e admiração pela figura respeitável de Seu Antônio Miranda e o meu abraço solidário à sua esposa e aos filhos e demais familiares, pedindo a Deus para que lhes conceda a resignação, força e fé necessárias para suplantar este momento de tamanha tristeza e sofrimento. Sintam-se todos orgulhosos de ter tido um pai, esposo, avô de tamanha envergadura moral, um gigante cidadão da comunidade espinosense. Que descanse na mais completa e merecida paz! 
Um grande abraço espinosense.