Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 27 de junho de 2023

3233 - Seleção Brasileira Feminina convocada e pronta para a Copa

Melhores tecnicamente que muitos marmanjos por aí que se acham craques da bola, as jogadoras brasileiras de futebol têm uma tarefa inédita e árdua pela frente na Austrália e na Nova Zelândia: conquistar pela primeira vez a Copa do Mundo Feminina. A competição que envolve 32 seleções nacionais será realizada agora entre os dias 20 de julho e 20 de agosto. A Seleção Brasileira da técnica Pia Sundhage estreia no dia 24 de julho, contra o Panamá. Depois enfrentará, ainda na fase de grupos, as seleções da França (dia 29 de julho) e Jamaica (dia 2 de agosto). O selecionado brasileiro está no Grupo F. Antes de partir para a disputa da Copa, a Seleção Brasileira fará um amistoso de despedida, no próximo domingo, dia 2 de julho, contra o Chile, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília. 
A lista de atletas convocadas saiu hoje, com 26 jogadoras, destas, 11 que atuarão no Mundial pela primeira vez. Entre as veteranas estará a maior craque da nossa história, Marta, de 37 anos, que já disputou cinco Mundiais e marcou 17 gols, tornando-se a maior artilheira da trajetória da competição. 
Importante lembrar que o recorde de participações é da meio-campista brasileira Miraildes Maciel Mota, a Formiga, com sete Mundiais jogados (1995, 1999, 2003, 2007, 2011, 2015 e 2019). Marta vai para a sua sexta Copa (2003, 2007, 2011, 2015, 2019 e 2023). Disputaram cinco Copas as atletas Cristiane (2003, 2007, 2011, 2015 e 2019) e Bárbara (2007, 2011, 2015, 2019 e 2023). 

A lista das convocadas por Pia Sundhage para a Copa do Mundo 2023:
Goleiras: Letícia Izidoro (Corinthians), Bárbara (Flamengo) e Camila (Santos);
Defensoras: Antônia (Levante), Bruninha (Gotham FC), Kathellen (Real Madrid), Lauren (Madrid CFF), Mônica Hickman (Madrid CFF), Rafaelle (Arsenal) e Tamires (Corinthians);
Meio-campistas: Duda Sampaio (Corinthians), Kerolin (North Carolina Courage), Luana (Corinthians), Adriana (Orlando Pride), Ana Vitória (Benfica) e Ary Borges (Racing Louisville);
Atacantes: Andressa Alves (Roma), Geyse (Barcelona), Nycole (Benfica), Bia Zaneratto (Palmeiras), Debinha (Kansas City Current), Gabi Nunes (Madri CFF) e Marta (Orlando Pride).
As três suplentes listadas para eventuais substituições por lesão são: Tainara (Bayern de Munique), Aline Gomes (Ferroviária) e Angelina (OL Reign).



Assim ficaram os grupos das seleções para a disputa da Copa da Austrália e da Nova Zelândia:
Grupo A
Filipinas
Noruega
Nova Zelândia
Suíça

Grupo B
Austrália
Canadá
Irlanda
Nigéria

Grupo C
Costa Rica
Espanha
Japão
Zâmbia

Grupo D
China
Dinamarca
Haiti
Inglaterra

Grupo E
Estados Unidos
Holanda
Portugal
Vietnã

Grupo F
Brasil
França
Jamaica
Panamá

Grupo G
Argentina
Itália
Suécia
África do Sul

Grupo H
Alemanha
Colômbia
Coreia do Sul
Marrocos



Anos, locais e primeiras colocadas nas Copas do Mundo Femininas:
Ano  -  Local da edição  -  Campeã       -          Vice e 3º lugar              
1991 -  China                     Estados Unidos       Noruega e Suécia
1995 -  Suécia                    Noruega                  Alemanha e Estados Unidos
1999 -  Estados Unidos     Estados Unidos       China e Brasil
2003 -  Estados Unidos     Alemanha                Suécia e Estados Unidos
2007 -  China                     Alemanha                Brasil e Estados Unidos
2011 -  Alemanha              Japão                       Estados Unidos e Suécia
2015 -  Canadá                  Estados Unidos       Japão e Inglaterra
2019 -  França                   Estados Unidos       Holanda e Suécia

A cada dia que passa, mais difícil fica a competição no futebol feminino mundial, com o desenvolvimento e a evolução do esporte, do condicionamento físico, da tática e da técnica das mulheres, O Brasil melhora a cada temporada e busca o seu primeiro título com uma safra de excelentes jogadoras. Que a competência prevaleça e que a sorte também esteja do nosso lado. Boa sorte, garotas!
Um grande abraço espinosense. 

3232 - Morreram Valdo Mendes e Vando em Espinosa

Através de mensagem de Whatsapp de Wagner Oliva, tomei conhecimento há pouco do falecimento, em Espinosa, do espinosense Valdo Mendes, filho de numerosa, tradicional, respeitada e querida família da cidade.
Também fiquei sabendo da morte de Vando, filho de João Pinto, conhecido como Vandão da Schin. Confesso que não o conhecia.
A todos os familiares dos dois falecidos em Espinosa, os meus sinceros sentimentos de pesar e o pedido ao Todo-poderoso para que Ele lhes conforte neste momento de dor e tristeza. 
Que Deus dê a Valdo e Vando o descanso eterno em completa paz!
Um grande abraço espinosense.