Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 4 de setembro de 2020

2490 - A "live" do Beto Guedes enfim chegou!

Já entrou setembro e a boa nova anda livre nos campos, querendo ver brotar o perdão até onde a gente não plantou, nesses tempos sombrios em que já não estamos juntos outra vez semeando as canções no vento e vendo crescer nossa voz no que falta sonhar. Já choramos muito pelos muitos que se perderam no caminho, mas mesmo assim não custa inventar uma nova canção que venha nos trazer sol de primavera, pois a lição todos sabemos de cor, só nos resta querer aprender. Só mesmo os sublimes versos de Ronaldo Bastos e Beto Guedes para anunciar, com a maior das alegrias, a mais nova boa nova da nova forma de contato entre o artista e seu público fiel, no caso específico, de um dos mais talentosos cantores, compositores e multi-instrumentistas da nossa rica Música Popular Brasileira. Vai ter live do Beto Guedes, amantes da boa música!



Um dos mais renomados artistas brasileiros, nascido aqui nos Montes Claros dos Sertões das Minas Gerais em 13 de agosto de 1951, Alberto de Castro Guedes, um dos oito filhos de Seu Godofredo Guedes, vai deixar de lado sua vida um tanto quanto reclusa para se apresentar aos seus milhares de admiradores em uma live que será transmitida pelo seu canal do You Tube. O evento está marcado para acontecer na tarde deste domingo, a partir das 17 horas, no canal Beto Guedes Oficial do You Tube, e contará com as participações especiais de Samuel Rosa, Rogério Flausino e Carolina Lima. É a primeira "live" do artista montes-clarense que tanto adoro e respeito.



Beto Guedes traz na alma e no coração a paixão pela música que vem de família, mais especificamente do seu saudoso pai Godofredo, que saiu da cidade de Riacho de Santana, na Bahia, em 1908, para tentar uma nova vida nas terras mineiras. Gegê, como era carinhosamente tratado, morou primeiramente em Monte Azul indo depois para Montes Claros em 1935, onde ficou até o início dos anos 60, mudando-se então para Belo Horizonte, sempre na luta para sustentar a família de mulher e oito filhos. Atuou como farmacêutico, pintor de placas e quadros. Mas tinha outras habilidades, como construir instrumentos musicais, tocar violão e clarinete e criar canções de rara beleza, como a minha preferida "Cantar", uma pérola entre mais de cem composições suas que incluem choros, modinhas, foxtrotes, sambas, serestas, marchinhas e valsas. Para homenageá-lo, Beto Guedes sempre incluiu uma música sua nos seus discos, sempre a última canção. Assim foi com "Belo Horizonte", no álbum "Página do Relâmpago Elétrico" (1977); "Cantar", em "Amor de Índio" (1978); "Casinha de Palha", em "Sol de Primavera" (1980); "Noite Sem Luar", de "Contos da Lua Vaga" (1981); e "Um Sonho", em "Viagem das Mãos" (1984). Outro que homenageou carinhosamente Godofredo foi seu neto Gabriel Guedes, que em 2005 gravou um álbum somente de chorinhos compostos pelo avô, intitulado "Choros de Godofredo". Também leva o nome do avô o seu bar em BH. Godofredo Guedes faleceu em Montes Claros em 16 de abril de 1985, aos 77 anos. 



Beto Guedes é casado desde 1977 com a artista plástica Silvana Maria Freitas Guedes, com quem teve dois filhos, Gabriel Guedes e Ian Guedes, ambos talentosos músicos. Beto é bastante caseiro, apaixonado pela montagem de aviões e pela fabricação de violões e guitarras em casa. De vez em quando aparece aqui em Montes Claros para matar a nossa saudade das suas belas canções. Agora, nesta "live", é mais uma imperdível oportunidade de vê-lo novamente em cena cantando seus grandes e maravilhosos sucessos como "Amor de Índio", "Feira Moderna", "O Sal da Terra", "Sol de Primavera", "Gabriel", "Paisagem da Janela", "Quando Te Vi", "Canção do Novo Mundo", "O Medo de Amar é o Medo de Ser Livre", "Lumiar" e "Veveco, Canelas e Panelas".


Então, amigos, fica o convite para relembrarmos aventuras passadas de um passado feliz com alguém, pois é no prazer de cantar que surge um beijo, um sorriso, ou uma outra ventura qualquer. E assim, ouvindo Beto Guedes tocando e cantando aos acordes do seu violão é que mandamos depressa ir-se embora a saudade que mora nos nossos corações desencantados com o mundo e com a Humanidade.
Um grande abraço espinosense.


Escute o recado do grande cantor e compositor mineiro Paulinho Pedra Azul e se inscreva logo no canal do Beto Guedes para participar da live que promete ser prazerosa e porreta.
E também, se quiser, participe do financiamento coletivo da obra literária "Beto Guedes, Pela Qualidade da Nossa Geração", sobre a vida e obra do músico Beto Guedes, produzido pela fotógrafa e divulgadora cultural Lívia Bastos. A meta é arrecadacar R$ 60.000,00 até o dia 15 de setembro, para custear o projeto. Se puder, colabore! Acesse:
Lívia Bastos https://instagram.com/liviabastosfotografias?igshid=bcbhrl0qhhec
Beto Guedes https://www.facebook.com/betoguedesoficial/?ref=bookmarks