Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 11 de junho de 2025

3763 - CINFAABB 2025 em São Luís do Maranhão: Barreirinhas e os magníficos Lençóis Maranhenses

No período entre os dias 21 e 28 de maio de 2025, uma turma de associados da AABB-Associação Atlética Banco do Brasil de Montes Claros (MG) esteve na capital do Maranhão, São Luís, participando das competições do CINFAABB-Campeonato de Integração Nacional dos Funcionários Aposentados do Banco do Brasil, na sua 29ª edição. Mas em meio, ou anteriormente, às competições esportivas, alguns integrantes da delegação montes-clarense encontraram tempo e espaço para se dirigirem com antecedência até a cidade de Barreirinhas para dali se deslocarem para visitar, conhecer e apreciar as incríveis maravilhas dos Lençóis Maranhenses.
Desembarcando em Barreirinhas no dia 17, sábado, os animados viajantes permaneceram na região até o dia 21, quarta-feira, quando retornaram a São Luís para os compromissos esportivos no CINFAABB. Neste curto espaço de tempo os turistas mineiros aproveitaram para conhecer um pouquinho as muitas belezas e maravilhas da terra maranhense. No domingo, subiram em uma caminhonete 4x4 para se aventurarem numa estrada arenosa por cerca de uma hora, sacolejando a cada instante até a chegada aos belos Lençóis Maranhenses, especialmente a Lagoa Bonita. É um lugar surreal, extraordinário, de uma beleza natural magnífica, encantadora. São centenas de lagoas formadas com a água cristalina da chuva, envoltas por belas dunas de areia branca, um cenário deveras fascinante.



Na segunda-feira, um passeio de lancha voadeira pelo Rio Preguiças, saindo do cais no centro da cidade. As belezas a serem vistas se sucedem no descer do rio. Primeiro, uma parada em Vassouras, para conhecer os chamados Pequenos Lençóis, uma maravilha em miniatura dos Lençóis Maranhenses, um panorama fantástico da criação divina. Ali, onde há um restaurante, pode-se tomar uma cerveja gelada, saborear um prato de peixe frito e apreciar os macaquinhos espertos que furtam rápido bens dos turistas desavisados.



Mais adiante, chega-se ao povoado de Mandacaru, onde se pode tomar um drink, saborear um sorvete de irrecusáveis sabores regionais, comprar artesanato e subir os 160 degraus em espiral no Farol Preguiças para se embevecer com uma vista panorâmica em 360 graus da pequena localidade situada na margem do Rio Preguiças.



Para finalizar o passeio, chega-se a Caburé, uma pequena península que separa o Rio Preguiças do Oceano Atlântico, um lugar admirável e aconchegante. Ali se pode tomar banho de rio e de mar e saborear um rango bem preparado em um dos muitos restaurantes locais. Depois do banho tomado e da refeição terminada, é hora de embarcar na voadeira e retornar para casa.



Mas ainda havia mais um dia de folga e mais uma oportunidade de usufruir das belezas da região. Novamente montados em uma caminhonete 4x4, fomos viajar, parte da estrada no asfalto e parte na estrada de chão, em direção ao Rio Formiga, de onde saímos sobre uma boia para, levados pela lenta correnteza, descer as águas límpidas e calmas até um restaurante.



Após o esperado encantamento com as muitas lindezas de Barreirinhas e dos Lençóis Maranhenses, foi hora de pegar uma van e retornar para São Luís, onde nos esperava o CINFAABB e o nosso título de Campeão na modalidade Futebol Minicampo Supermáster Série A. Só alegria, portanto!
Um grande abraço espinosense.

   

3762 - Morreu Brian Wilson

Ele é considerado pelos entendidos em música como um gênio da composição, com inúmeros sucessos criados para a sua banda Beach Boys, que encantou o mundo nos anos 60. Brian Wilson realmente era um sujeito diferenciado, com um talento extraordinário. A banda que ajudou a criar na Califórnia em 1961, Beach Boys, também tinha na formação seus irmãos Dennis e Carl, o primo Mike Love e o amigo Al Jardine. Ele faleceu hoje, 11 de junho de 2025, aos 82 anos de idade.



Brian Douglas Wilson nasceu em 20 de junho de 1942 em Inglewood, Califórnia, EUA. Foi um músico, cantor, compositor e produtor musical americano inovador e de imenso prestígio, admirado por grandes nomes e influenciador de tantos outras figuras de destaque no mundo musical.
Como todo gênio, passou por momentos difíceis de saúde mental fragilizada, o que o afastou por algum tempo da carreira. Mas quando produzia música, o resultado era sempre inovador e maravilhoso, elogiado por quem realmente entende de música.



Em reconhecimento à sua obra de imenso valor, ele foi introduzido em 1988 no Hall da Fama do Rock and Roll e em 2000 no Hall da Fama dos Compositores. Ainda ganhou uma homenagem especial no filme biográfico "Love and Mercy" no ano de 2014.
Confesso que tenho a exata consciência do seu talento e da sua importância no cenário musical mundial, mas conheço pouco da sua obra e, portanto, não me considero um fã seu, o que é uma grande falta da minha parte. Mas como amante da música, lamento e me entristeço com sua partida. E lanço uma prece aos Céus para que ele alcance a Paz eterna e descanse sereno depois da caminhada terrena encerrada. Suas belas canções permanecerão vigorosas e apreciadas por muito e muito tempo ainda, imagino. Que assim seja! Ele tem a minha gratidão por fazer tanta gente feliz com suas canções.
Um grande abraço espinosense.