Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 9 de abril de 2024

3430 - Montes-clarense Kamilla Cardoso brilha no basquete universitário norte-americano

Uma jovem garota de 2,01 metros de altura, natural de Montes Claros, Minas Gerais, está brilhando no basquetebol universitário norte-americano, chamando a atenção de jornalistas, aficionados pelo esporte, treinadores e até de atletas consagrados na História do melhor basquetebol do planeta, como o genial Earvin Magic Johnson da NBA dos Estados Unidos. A gigante Norte-Mineira é Kamilla Soares Cardoso (30-04-2001), jogadora que atua como pivô e que deixou sua família humilde aqui em Montes Claros (mãe Janete e irmã Jéssica) para estudar e jogar basquete em uma escola dos EUA quando tinha apenas 14 anos. Ela, com a camisa 23, se destacou na Hamilton Heights Christian Academy, no Tennessee, atraindo a atenção do mundo do basquete. Trabalhou duro, treinou pesado, corrigiu erros, aceitou cobranças e aprimorou suas qualidades para deixar ainda melhor seu talento e sua capacidade incrível de jogar basquete. Dali foi para o programa da Universidade de Syracuse, de Nova York, e posteriormente para o time da Universidade da Carolina do Sul, onde passou a defender as cores do South Carolina Gamecocks, conseguindo a proeza de se tornar campeã da NCAA por duas vezes.




Kamilla já vinha se destacando no cenário do esporte universitário estadunidense, mas ganhou a atenção e as manchetes de jornais com a sua segunda conquista, Neste domingo, 7 de abril, a brasileira da camisa 10 comandou o South Carolina Gamecocks à conquista do seu segundo campeonato universitário americano de basquete feminino, a NCAA. Além de conquistar a vitória sobre o Iowa Hawkeyes pelo placar de 87 a 75 que deu o título à sua equipe, ela foi nomeada a MVP do Final Four, a glória maior de melhor jogadora em quadra. A final desta temporada conseguiu a maior audiência do basquete universitário norte-americano na História, com mais de 18 milhões de telespectadores.
Com seus longos cabelos encaracolados pintados de ruivo, a jovem montes-clarense foi a primeira brasileira a conquistar um campeonato da NCAA, na decisão em 2022 contra a equipe do Uconn Huskies. Agora há poucos dias, aos 22 anos, ela conquistou o segundo título de forma invicta e com uma atuação impecável, com um "double-double" e mais 15 pontos, 17 rebotes e três tocos. O adversário foi o Iowa Hawkeyes.



 
Com seu desempenho fenomenal, ela já atrai olhares para se transferir para a WNBA, a elite do basquete feminino mundial, a maior liga do planeta, que já conta com a presença de outras duas brasileiras, Damiris Dantas, do Indiana Fever, e Stephanie Soares, do Dallas Wings. Ela está cotada para ser escolhida entre as cinco primeiras do draft da WNBA, que acontece agora em 15 de abril.
Infelizmente não a veremos em atuação nas Olimpíadas de Paris, pois o time de basquete feminino brasileiro não se classificou para os jogos, uma pena.
Que a gigante e alegre Kamilla continue encantando o mundo do esporte com suas atuações extraordinárias, conquistando admiradores, vitórias, títulos, sucesso e grana, mas principalmente conseguindo felicidade e realização pessoal na sua profissão. Voe alto e ganhe o mundo, garota! 
Um grande abraço espinosense.


 

3429 - 7º Motomoc reuniu motociclistas em Montes Claros

Os amantes das aventuras sobre duas rodas (ou três) tiveram, neste final de semana em Montes Claros, uma excelente oportunidade para se encontrar, bater um proveitoso papo, trocar experiências, relatar histórias, tomar uma cerveja gelada e ainda ouvir um ótimo som de Rock and Roll. É que foi realizado na cidade, exatamente no estacionamento do Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves nos dias 5, 6 e 7 de abril, mais um Encontro Nacional de Motociclistas, o 7º Motomoc.


 
Um dos organizadores do evento, Wellington Borges, integrante do grupo de motociclistas de Januária (MG) "Guardiões do Velho Chico", informou à imprensa que o evento reuniu centenas de amantes das motocicletas de todo o país, inclusive de Espinosa, além de ter recolhido alimentos não perecíveis que serão encaminhados a uma instituição beneficente da cidade de Montes Claros que atende idosas carentes e abandonadas. O último encontro desta turma na cidade havia sido realizado no ano de 2015, há nove anos, portanto.



Estive no evento na tarde do sábado e pude visualizar uma boa quantidade de barracas oferecendo produtos destinados a motociclistas, como capacetes, botas, coletes, bandanas, camisetas, luvas, acessórios etc. Em outras barracas, algumas empresas ofereciam seus produtos e servidores da Secretaria da Saúde municipal ofertavam serviços básicos aos presentes, como medição de pressão. Várias barracas acolhiam os amantes das motos, com oferta de comida e bebida. Uma variedade de modelos de motocicletas atraía a atenção dos visitantes, desde a pequena Honda Biz até potentes exemplares de alta cilindrada e modelos diferenciados, estilizados e originais. Mas o que mais me atraiu até lá foi mesmo a oportunidade de assistir a um bom show de música, do bom e velho Rock and Roll, que adoro. Vi por lá a breve passagem de som da banda que iria se apresentar à noite, uma banda cover do U2 denominada "Go Home". Logo depois começou o show da banda "Maverick", cantando sucessos roqueiros nacionais e estrangeiros. Uma pena que os caras da banda tiveram que encarar um calor escaldante no palco, montado bem de frente para o Sol da tarde. Após ouvir umas poucas performances, deixei o evento e retornei para casa, um pouco decepcionado com os artistas, muito bem intencionados, mas com algum amadorismo nas execuções das canções.


 
Esses eventos merecem ser apoiados, prestigiados e aplaudidos por fomentarem a confraternização, o companheirismo, a solidariedade, o amor por um hobby tão bonito e aventureiro e a divulgação do ótimo Rock and Roll, principalmente em uma cidade completamente tomada pelas músicas e shows de sofrência, pagode e sertanejo universitário. E para mim, pessoalmente, foi muito gratificante ver alguns idosos e adultos conservadores e bem sucedidos economicamente mostrando com orgulho seus coletes repletos de broches e bandeiras e mais seus caros e belos espécimes de motocicletas, bebendo, cantando e se divertindo alegre e pacificamente, ao invés de estarem acampados em portas de quartéis reivindicando golpe de Estado e intervenção militar ou depredando prédios públicos na capital, atitudes aquelas muito mais íntegras, bonitas, sensatas e democráticas. Parabéns! Que assim continue para o bem do Brasil e da Democracia!
Um grande abraço espinosense.