Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 15 de fevereiro de 2022

2895 - Luiz Ayrão, 80 anos de boa música

Duvido que você nunca tenha ouvido um dia qualquer os versos "Olha aqui, preste atenção, essa é a nossa canção, vou cantá-la seja aonde for, para nunca esquecer do nosso amor". Esta bela e romântica canção foi um enorme sucesso cantada pelo Rei Roberto Carlos no álbum de vinil lançado em dezembro de 1966 pela gravadora CBS. O seu criador, o compositor Luiz Gonzaga Kedi Ayrão, ou apenas Luiz Ayrão, tinha à época, 24 anos. 
Luiz Ayrão completou 80 anos agora no dia 19 de janeiro de 2022. Ele é carioca, nascido no bairro de Lins de Vasconcelos, no Rio de Janeiro. Filho e sobrinho de músicos, não poderia ser diferente ter sido bastante influenciado por eles na vida. Mas a carreira musical só viria bem mais tarde, depois de sua formatura em Direito e a atuação como advogado e procurador de um banco. Sua primeira música seria gravada por Roberto Carlos em 1962, "Só Por Amor". Outras músicas suas foram gravadas por artistas de renome desde então. O Rei também gravaria seu primeiro grande sucesso nacional quatro anos mais tarde, a conhecida "Nossa Canção", cujos versos iniciam este texto. Participou de festivais e lançou alguns compactos. 
A carreira de cantor só viria desabrochar mesmo em 1973, quando um compacto simples com sua canção "Porta Aberta" ("Pela porta aberta, de um coração descuidado, entrou um amor em hora incerta que nunca deveria ter entrado, chegou, tomou conta da casa, fez o que bem quis e saiu, bateu a porta do meu coração e que nunca mais se abriu") o fez chegar ao sucesso, e um ano depois lhe proporcionou a gravação do seu primeiro LP, pela gravadora Odeon.
A partir daí, bastante conhecido pelo sucesso de suas canções, Ayrão se apresentou em programas de TV, fez milhares de shows pelo país e pelo exterior, vendeu muitos discos e ganhou discos de ouro, de platina, de diamante e premiações diversas.



Suas grandes composições ainda mantém o frescor da boa música, atemporal. Continuam belas e atuais suas músicas "A Saudade Que Ficou (O Lencinho)", "Bola Dividida", "Bola Pra Frente", "Ciúme de Você", "Coração Solitário", "Deixa Estar", "Deus Me Perdoe", "Eu Sou a Música Popular Brasileira", "Imagens do Sertão", "Liberdade, Liberdade", "Meu Caro Amigo Chico", "No Silêncio da Madrugada", "Nossa Canção", "Os Amantes", "Porta Aberta", "Viagem Fantástica", "Vinho Velho" etc. 
Infelizmente, muitos dos nossos grandes artistas, cantores e compositores deste nosso rico Brasil, não são conhecidos nem valorizados como deveriam. Uma pena! A arte, a cultura, a música de um povo tão talentoso como o brasileiro deveria ser muito mais valorizada e reconhecida. Viva Luiz Ayrão! 
Um grande abraço espinosense.