Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 20 de novembro de 2020

2545 - Racismo maldito, NÃO!

Hoje é um dia dedicado ao combate contra o racismo. Mas só hoje? Não, todo santo dia deve ser dedicado ao combate a esta aberração maldita. Racismo, NÃO!
Parabéns ao Clube Atlético Mineiro e a todos os demais clubes, instituições e pessoas que explicitam vigorosamente sua repulsa a este câncer que mata, humilha e destrói a Humanidade, o maldito racismo.
Espero que não só o genial Lewis Hamilton e os craques da NBA lutem sozinhos contra o preconceito, e que os demais atletas de todas as modalidades, especialmente os jogadores de futebol, conscientizem-se o quanto antes da necessidade de adquirir a consciência e a clarividência de um Muhammad Ali.  
Um grande abraço espinosense.















2544 - Esperança renovada por um futuro mais justo para o povo de Espinosa

O tempo não para! E é para diante que se anda, aprendendo com os fatos, acertos e equívocos do passado e vivenciando com intensidade e prazer o presente! As eleições municipais de 2020 ficaram no passado em Espinosa e o resultado da escolha livre e democrática do povo espinosense já não pode ser modificado. Então é chegada a hora de dissipar os ressentimentos, enterrar os rancores, exercitar a tolerância, espalhar a paz e enfocar todos no futuro em busca de uma cidade bem mais bonita, desenvolvida, harmoniosa e com oportunidades de vida melhores e mais justas para todos os espinosenses, sem exceção.
A esperança em dias melhores não pode se arrefecer jamais, e a chuva, que coloriu de verde a vegetação cinza da maior parte do ano, nos enche de confiança e fé de que tudo vai melhorar muito em breve. E para que isso se transforme em verdade verdadeira, é preciso que cada um de nós deixe o orgulho e o individualismo um tanto de lado e nos concentremos no coletivo, empregando os esforços para o bem comum, criticando os erros cometidos e apoiando os acertos concretizados.
No tempo curto em que reencontrei minha terra amada pude observar coisas boas e ruins. Entristeceu-me ver o radicalismo e as inimizades lamentavelmente ainda existindo no processo eleitoral local; ver a velha estação ferroviária se deteriorando cada vez mais, assim como ver paradas as obras da Escola Técnica. Mas mais triste foi ter que evitar o encontro com pessoas amadas, as mais idosas e vulneráveis, para não correr o risco de contaminá-las com o maldito Coronavírus. Por outro lado, foi gratificante ver a cidade se renovando, com empreendimentos sendo implementados em várias áreas da economia. E perceber que a alma festeira do povo espinosense continua firme e forte. 
Infelizmente não tive o prazer de reencontrar todas as pessoas queridas que pretendia, mas se Deus ainda me proporcionar mais tempo neste universo, pretendo voltar em breve para uma estadia um pouco mais longa. 
Para o futuro, rogo ao Senhor para que os senhores e senhoras escolhidos livre e democraticamente pelo povo, Mílton Barbosa prefeito, Dra. Maria Coeli vice-prefeita e os 13 legisladores da Câmara Municipal, sejam abençoados na árdua tarefa de administrar nossa cidade. Que sejam felizes e eficazes na missão!
Um grande abraço espinosense.