Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 29 de março de 2023

3174 - Confrontos sorteados na 3ª fase da Copa do Brasil 2023

Depois de muita expectativa, foram sorteados hoje à tarde, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, os confrontos da terceira fase da gigante, surpreendente e emocionante Copa do Brasil. Os times mineiros irão medir forças com equipes do Rio de Janeiro, Pernambuco e Rio Grande do Sul. O América irá jogar contra o Nova Iguaçu, a primeira partida fora de casa. O Cruzeiro irá enfrentar o Náutico, com o primeiro jogo realizado fora de casa. Já o Atlético terá pela frente a equipe do Brasil de Pelotas, estreando em casa. 
Nesta terceira fase, 12 clubes se juntaram aos 20 classificados da segunda fase, totalizando 32 equipes, em 16 confrontos em jogos de ida e volta, agora em igualdade de condições e sem vantagem para ninguém. Terminando empatados os jogos, ou com igualdade no saldo das duas partidas, teremos decisão nos pênaltis, sem prorrogação. Para as oitavas de final, um novo sorteio será realizado pela CBF. A classificação para as oitavas de final vale uma premiação de R$ 3,3 milhões. As 12 equipes que estreiam nesta fase são: Palmeiras, Internacional, Fluminense, Corinthians, Flamengo, Athletico, Atlético e Fortaleza (via Libertadores), São Paulo (via Brasileiro), Cruzeiro (via Série B), Sport (via Copa do Nordeste) e Paysandu (via Copa Verde).



Os jogos de ida serão realizados em 12 de abril, os de volta em 26 de abril. Assim ficaram os confrontos da terceira fase:
JOGOS DE IDA:
Botafogo-SP x Santos-SP
Nova Iguaçu-RJ x América-MG
Coritiba-PR x Sport-PE
Náutico-PE x Cruzeiro-MG
Atlético-MG x Brasil-RS
Volta Redonda-RJ x Bahia-BA
Ypiranga-RS x Botafogo-RJ
ABC-RN x Grêmio-RS
Maringá-PR x Flamengo-RJ
São Paulo-SP x Ituano-SP
Fluminense-RJ x Paysandu-PA
Remo-PA x Corinthians-SP
Internacional-RS x CSA-AL
Fortaleza-CE x Águia de Marabá-PA
CRB-AL x Athletico-PR
Palmeiras-SP x Tombense-MG
 
JOGOS DE VOLTA:
Santos-SP x Botafogo-SP
América-MG x Nova Iguaçu-RJ
Sport-PE x Coritiba-PR
Cruzeiro-MG x Náutico-PE
Brasil-RS x Atlético-MG
Bahia-BA x Volta Redonda-RJ
Botafogo-RJ x Ypiranga-RS
Grêmio-RS x ABC-RN
Flamengo-RJ x Maringá-PR
Ituano-SP x São Paulo-SP
Paysandu-PA x Fluminense-RJ
Corinthians-SP x Remo-PA
CSA-AL x Internacional-RS
Águia de Marabá-PA x Fortaleza-CE
Athletico-PR x CRB-AL
Tombense-MG x Palmeiras-SP



Nesta fase em que entram na competição os grandes clubes do futebol brasileiro, não visualizo resultados surpreendentes, tamanha a diferença técnica entre os times. Os embates mais equilibrados parecem ser Sport x Coritiba e Cruzeiro x Náutico. Os demais confrontos indicam uma classificação até tranquila e fácil para os chamados gigantes clubes do Brasil. Mas quem sabe não tenhamos surpresas? O futebol sempre nos surpreende. Vamos aguardar os acontecimentos e torcer para que os times mineiros sigam adiante na competição, vencendo, convencendo e embolsando uma grana imprescindível para a sobrevivência deles nesses tempos de dívidas astronômicas, sobretudo Atlético e Cruzeiro.  
Um grande abraço espinosense.

3173 - O fanatismo que leva à tragédia

A verdade dói! E como! E a vida é muito dura, uma caminhada por vezes lancinante. Talvez por isso, muita gente se acovarde, martirize-se e se esconda para não aceitá-la e encará-la de frente, procurando se apoiar em subterfúgios. Por medo, fraqueza, ignorância, rebeldia, ingenuidade ou necessidade de acolhimento em momentos difíceis da vida, pessoas procuram refúgio e abrigo na religião, o que é compreensível e totalmente positivo, isto quando se trata de instituições e pessoas dignas, íntegras, bem-intencionadas e confiáveis. Sim, elas existem!
O problema é que às vezes essas criaturas amarguradas, frágeis e carentes tornam-se facilmente manipuláveis, tornando-se presas acessíveis e fáceis, sendo atraídas, cativadas e seduzidas pelos maiores picaretas e canalhas do planeta. Estes traiçoeiros, impiedosos e ardilosos criminosos usam da vulnerabilidade e da boa fé dos incautos e se apropriam da religião e das figuras sagradas de Deus e de Jesus Cristo para engambelá-los, sempre mirando ganhos econômicos, políticos e de poder, quando não também de sexo. Alguns mais lúcidos e psicologicamente mais astutos, depois de confrontados com as ações suspeitas dos falsos profetas que evidenciam o antagonismo com a realidade e a decência, conseguem escapar da armadilha que os fizeram de vítimas e escravos religiosos. Outros menos clarividentes e mais radicais, mesmo com todas as evidências, provas, testemunhos e argumentos apresentados diante de si, afundados no fanatismo exacerbado, não conseguem se libertar e continuam enganados e sendo utilizados como massa de manobra para favorecer impostores, vigaristas, golpistas. 
Uma ótima oportunidade de visualizar essa tristeza de tanta gente comum e crédula ser iludida por canalhas que utilizam do nome de Deus e de Jesus para amealhar poder, dinheiro, fama e sexo, está disponível na Netflix, com a série documental "Em Nome da Fé: Uma Traição Sagrada", que "conta a história verdadeira de quatro líderes coreanos que alegavam ser profetas, mostrando o lado sombrio do fanatismo religioso". São quatro histórias de uso covarde, ganancioso e desonesto da religião que resultam em dor, violência, estupro, crime e morte.

Episódios: 
1. Noivas de Deus (52 min)
2. Alerta Vermelho Para o Messias (51 min)
3. Messias Com Tornozeleira Eletrônica (52 min) - Estes três episódios contam a história de Jeong Myeong-seok
4. Deus, Cinco Oceanos e 32 Cadáveres (71 min) - Este episódio conta a história de Park Soon-ja e Yoo Byeong-un
5. Jardim dos Bebês a Caminho do Paraíso (42 min)
6. Jardim dos Bebês da Morte (39 min) - Estes dois episódios contam a história de Kim Ki-soon
7. O Homem Que se Tornou Deus de Manmin (40 min)
8. O Deus de Manmin Que Foi Preso (45 min) - Estes dois episódios contam a história de Lee Jae-rock



Esses fatos ocorreram na Coreia do Sul, capitalista. A gente pode até imaginar que aberrações como estas não ocorrem por aqui, no nosso Brasil. Santa inocência, Batman! Talvez não nesta proporção nem similaridade, mas é só pesquisar ou ativar um pouco mais a memória para se lembrar dos casos do milionário médico e empresário Antônio Luciano Pereira Filho, dono de cinemas e hotéis em Belo Horizonte já falecido, que é acusado de "comprar" garotas virgens para satisfazer seus desejos sexuais. Depois de morto, o processo de partilha de bens já recebeu indicação de 35 herdeiros extraconjugais, além dos três filhos legítimos tidos com a esposa. E há um processo sigiloso com acusações de inúmeros crimes sexuais contra o fundador das Casas Bahia, o falecido Samuel Klein. O milionário e poderoso empresário é acusado de manter durante décadas um esquema de aliciamento de crianças e adolescentes para a prática de exploração sexual. E tem mais! Temos o caso do famoso e cultuado médico Roger Abdelmassih, acusado, condenado e preso por crimes sexuais cometidos em série contra suas pacientes, e o caso do médium João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus, também acusado, condenado e preso por crimes sexuais cometidos em série contra suas seguidoras. E tem muito mais por aí, de pessoas não tão famosas ou ainda não desmascaradas. Em pleno Século XXI ainda tem gente que acha bonito ou engraçado crimes desta natureza. Talvez mudassem de ideia se isto tivesse acontecido com a filha deles. 
Se você acha que situações grotescas, estapafúrdias e bizarras como estas estão distantes, basta olhar ao redor para perceber como tanta gente, inclusive familiares e amigos, se entregou ao fanatismo político e religioso nos últimos tempos, perdendo a razão, a autocrítica e o discernimento, protagonizando em via pública atitudes as mais ridículas e vexatórias, agindo como autômatos sem a mínima capacidade de enxergar, refletir e compreender a realidade dos fatos. É muito triste!  
Um grande abraço espinosense.