Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 22 de agosto de 2015

1321 - A invasão dos edifícios no Bairro Todos os Santos

Nos últimos anos a paisagem do tradicional Bairro Todos os Santos em Montes Claros vem sofrendo uma veloz metamorfose visual. Localizado bem próximo ao centro da cidade, o bairro de nome interessante vem mudando completamente a sua principal característica, a de abrigar, quase que totalmente, casas residenciais, substituídas cada vez mais pelos altos prédios de apartamentos. A mudança se dá muito em função da sua boa localização e da proximidade da Unimontes, que atrai muitos estudantes de cidades circunvizinhas. 
O Bairro Todos os Santos, que se destaca por possuir todas as suas ruas com nome de santos e santas, abriga uma grande quantidade de pessoas idosas, muitas delas aposentadas. Os filhos dessa turma já iniciaram novas famílias e residem em outros bairros da cidade. Quando os idosos pais vêm a falecer, a alternativa que os filhos têm é vender a propriedade para as construtoras, que investem na construção de grandes prédios de apartamentos, bem mais rentáveis. 
O resultado dessa irreversível mudança é o aumento substancial do tráfego de veículos nas ruas do bairro, pois onde havia uma família com 1 ou 2 carros, surge um edifício com cerca de 20 apartamentos e igual número de automóveis, ou até muito mais. A tendência é que a coisa só piore com o tempo, ficando cada vez mais perigoso e engarrafado o trânsito no interior do bairro, ainda mais agora com a construção de um shopping center e o término da nova avenida sanitária nas margens do Córrego Pai João, que ligará o Todos os Santos ao Edgar Pereira. Se por um lado a nova avenida traz facilidades de acesso a outros bairros, o aumento do trânsito certamente trará seus problemas. Mas tudo bem, é o preço do desenvolvimento.
Um grande abraço espinosense.