Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

1922 - 8ª Cãominhada de Montes Claros

A calmaria da manhã deste domingo, 25 de fevereiro, na Praça Flamarion Wanderley, no Bairro São José, no centro de Montes Claros, foi quebrada pelos latidos incessantes de centenas ou milhares de cães. Ali estavam, em companhia dos seus orgulhosos donos, espécimes das mais variadas raças: Fila, Terrier, Vira-Lata, Buldogue, Poodle, Shih Tzu, Labrador, Yorkshire, Pinscher, Maltês, Golden Retriever, Pug, Beagle, Border Collie, Cocker Spaniel, Chow Chow, Pitbull e São Bernardo, entre outros. Tinha cachorro grande, pequeno, de tamanho médio, de cor branca, de cor preta, de cor marrom, alvinegros, enfeitados ou não, com camisas de Atlético e Cruzeiro, enfim cada um mais bonito que o outro!
Eles participaram do evento "Cãominhada", este a oitava edição, um passeio anual promovido pelo Pet Shop Agro Aves que reúne os cães e seus proprietários e que tem como objetivo fazer a confraternização dos amantes dos animais, conscientizar a população sobre o abandono de cães pelas ruas e apoiar ONGs de proteção aos animais com a recepção de doações de ração.


A 8ª Cãominhada teve como ponto de concentração e largada a Praça Flamarion Wanderley. Ainda na concentração, antes da largada, um padre realizou a bênção dos animais de cima de uma carreta parecida com um trio elétrico, também ocupada por um locutor, um comediante e um mascote. O percurso de cerca de 1,5 km foi feito pela Avenida Geraldo Athayde até a chegada ao Parque de Exposição João Alencar Athayde, onde foi montada uma grande estrutura para oferecer à multidão diversos serviços para os animais, como avaliação veterinária gratuita, corte de unhas e limpeza dos ouvidos dos pets, e para a criançada, como distribuição de geladinhos, sorteio de brindes e vários brinquedos como pula-pula e escorregador inflável. Também houve apresentação de cães adestrados. Estiveram presentes no passeio integrantes de ONGs de defesa dos animais bem como funcionários da CCZ - Centro de Controle de Zoonoses, que fizeram seu trabalho de informação e prevenção a doenças endêmicas nos cães, como a Leishmaniose.


Foi muito interessante e gratificante estar presente na praça e observar a imensa quantidade de pessoas que amam os animais, gente de todas as idades, famílias inteiras e as mais variadas espécies dos bichinhos considerados, com muita razão, os melhores amigos do ser humano. Infelizmente, os cachorrinhos aqui de casa, Martin, Hunter e Nina, não puderam participar, mas espero que na próxima edição possamos levá-los. Valeu muito a pena acordar bem cedinho no domingo e ir lá acompanhar esse encontro harmonioso de quem tem amor no coração, sentimento que estamos tão necessitados neste momento tão violento e raivoso do mundo.
Um grande abraço espinosense.