Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 21 de agosto de 2018

2032 - A beleza e o colorido das Festas de Agosto

Que pena, acabou! A festa mais bonita da cidade de Montes Claros demora para chegar, e quando chega, passa muito rápido e acaba deixando saudades. Assim são as festividades de agosto, em que as ruas enfeitadas de fitas coloridas são tomadas pelos genuínos representantes do povo, trazendo suas centenárias tradições religiosas e culturais. Em uma semana apenas, os Caboclinhos, Marujos e Catopês embriagam ano após ano a nossa alma sertaneja, com suas apresentações repletas de animação e beleza, desfilando pelas ruas do centro da cidade e atraindo a atenção de moradores e turistas encantados pela força da fé e da esperança em dias melhores por parte dos festeiros. 
Nem mesmo o estado físico de recuperação de uma cirurgia impediu um senhor idoso de estar presente nas festividades, lúcido, firme e forte na cadeira de rodas, vestido com suas roupas e seu quepe brancos característicos e com as tradicionais canções na ponta da língua, sendo interpretadas com emoção e prazer ao lado dos velhos companheiros de caminhada. Esta foi uma das belas cenas que consegui captar durante a reunião dos integrantes das Festas de Agosto na Praça Doutor João Alves antes do desfile pelas ruas até a Igrejinha de Nossa Senhora do Rosário.
Este ano, por motivos vários, não pude aproveitar completamente como gostaria da festa que mais gosto na cidade, mas se Deus me permitir estar ainda vivo no próximo ano, certamente estarei presente e feliz por poder contemplar toda essa maravilha das tradições culturais deste nosso Brasil. 
Um grande abraço espinosense.