Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 8 de maio de 2020

2408 - O Guarani

Encontrei esta velha fotografia em preto e branco deste time de futebol e nem me recordo mais se algum dia eu a publiquei aqui no nosso blog. Ela nos mostra o time do Guarani, um time de jovens futebolistas espinosenses que eram, na época ali dos anos 70, algo como a categoria dos juniores. Em Espinosa existiam os times adultos, como o Espinosense e o Santa Cruz; os times mirins, como o Cruzeirinho, o Atletiquinho e o Saionara; e os times juvenis, como o Milan e o Guarani. Havia outros mais, em vários períodos, em uma fase maravilhosa de muito esporte na cidade, mesmo com campos sem a menor infraestrutura, sem gramado, alambrado, vestiário ou muros de proteção. Jogava-se então com kichutes, um calçado que esquentava bastante, machucando os pés e causando calos. As bolas eram ruins e quando molhadas pesavam uma tonelada. Mas mesmo com todos esses obstáculos, o futebol apresentado em campo era de excelente qualidade em todos os níveis, com craques espalhados por todos os bairros e na zona rural da cidade.
Nesta fotografia da equipe do Guarani consegui identificar quase todos. São eles, da esquerda para a direita: garotinho desconhecido, Gera Alves, Negão de Izaías, Tarcísio, goleiro não identificado, Peba, Valdomiro, Dedé e Carlinhos Pé-de-Chumbo (olhando para trás); Zé do Covão, João Carlos, Geraldinho, Oreia de Nélson Piru e o último eu conheço, lembro-me dele, mas a memória falhou na hora de lembrar o nome, infelizmente.
O tempo passa, e rápido. Desses jogadores aí, na foto com seus 15 a 18 anos, muitos já abandonaram o futebol, e um já deixou este mundo, o Dedé de Tone Fuminho. Também já nos deixou o atleticano Carlinhos Pé-de-Chumbo. Tive o prazer de jogar junto com muitos deles, casos de Tarcísio, Peba, João Carlos e Valdomiro. Espero que estejam todos bem de saúde e em paz! 
Um grande abraço espinosense.