Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 31 de março de 2019

2166 - 130 anos da Torre Eiffel

A Torre Eiffel é indiscutivelmente o maior símbolo da capital da França, Paris, localizada no Champ de Mars. E de onde veio a ideia de construí-la? Vamos ver?
Para celebrar o centenário da Revolução Francesa, foi realizada a Exposição Universal de 1889 em Paris. Foi aberto um concurso para a construção de uma torre que serviria de portal para o mega evento. O projeto do empresário e engenheiro Gustave Eiffel, dos engenheiros Maurice Koechlin e Emile Nouguier e do arquiteto Stephen Sauvestre foi o vencedor entre 107 outros concorrentes. A  gigantesca torre seria constituída por quatro treliças na base que se juntariam no topo, ligadas por feixes de metal dispostos em intervalos regulares. A construção do famoso ponto turístico parisiense durou exatamente 2 anos, 2 meses e 5 dias de trabalho. As mais de 18 mil peças foram fabricadas na fábrica Levallois-Perret. O primeiro andar foi concluído em 1º de abril de 1888 e o segundo andar foi finalizado em 14 de agosto de 1888.



Para homenagear o idealizador e construtor da "Dama de Ferro", foi inaugurada em 2 de maio de 1929, na base da torre, um busto de Gustave Eiffel criado por Antoine Bourdelle com a assistência dos arquitetos Auguste Perret e André Granet.
A torre Eiffel constitui-se de um pátio, um 1º andar com piso em vidro transparente a 57 metros do solo, um 2º andar de onde se pode ver o Louvre, Notre Dame, Montmartre, o Grand Palais e as alças do Sena, e por fim a cúpula, onde se chega em uma espetacular subida em elevadores com paredes de vidro para se deparar, extasiado, com Paris a seus pés. Ali também, no topo da torre, há uma reconstituição do escritório de Gustave Eiffel, com os bonecos de cera dele e de sua filha Claire recebendo a visita do famoso inventor americano Thomas Edison.  





Números da Torre Eiffel:
Altura atual: 324 metros
Altura inicial: 312 metros
1º andar: 57 metros, 4.415 m²
2º andar: 115 metros, 1.430 m²
3º andar: 276 metros, 250 m²
Elevadores: 5 elevadores terrestres no 2º andar, 2 baterias de 2 duolifts do 2º andar ao topo
Peso da armação de metal: 7.300 toneladas
Peso total: 10.100 toneladas
Número de rebites usados: 2.500.000
Número de peças de ferro: 18.038
Pilares: os 4 pilares formam um quadrado de 125 metros de lado.



O monumento de 324 metros de altura é um símbolo francês bastante conhecido em todo o mundo e, inicialmente, seria uma obra temporária, mas que acabou tornando-se eterna. Anualmente cerca de 7 milhões de turistas pagam ingresso para conhecer suas belas entranhas, onde pode-se encontrar lojas, bares e restaurantes e uma visão espetacular e única da linda Paris.
O monumento fica disponível para visitação o ano inteiro, entre as 9 horas da manhã até por volta da meia-noite. Os ingressos para adultos, de escada ou elevador, podem ser comprados pela Internet e  custam de 10,20 a 25,50 euros. As tarifas para jovens e crianças tem preço menor e as criancinhas de até 4 anos têm acesso livre.
Saído da mente espetacularmente criativa de Caetano Veloso, o verso da sua canção "Sampa": "Da força da grana que ergue e destrói coisas belas" nos mostra o quanto de bom e ruim pode o ser humano ser criador. Ao mesmo tempo em que ergue uma maravilha de ferro de tamanha magnitude e beleza, deixa acontecer a fome e a guerra diante de si, fruto de uma desigualdade social inaceitável. Ó, mundo lindo, estranho e perturbador!   
Um grande abraço espinosense.