Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 5 de outubro de 2016

1602 - Acabou de sair do forno! Vídeo novo do Radiohead

Há algumas poucas horas, o Radiohead divulgou no You Tube mais um vídeo de canção incluída no mais recente trabalho da banda, o álbum "A Moon Shaped Pool". A música é " The Numbers". O vídeo, dirigido por Paul Thomas Anderson e filmado na Tarzana, Califórnia, em 3 de agosto, mostra os músicos Thom Yorke e Jonny Greenwood sentados em um local bucólico, tocando suas guitarras, acompanhados de uma bateria eletrônica CR78, que apesar da sigla parecida, nada tem a ver com o craque Cristiano Ronaldo, do Real Madrid.
É muito legal ver um vídeo produzido assim, de forma tão simples, ainda mais nos tempos atuais em que a produção artística às vezes extrapola na criação, com efeitos e mais efeitos especiais, esquecendo do principal, a qualidade da música.
Um grande abraço espinosense.





The Numbers

It holds us like a phantom
The touch is like a breeze
It shines its understanding
See the moon smiling

Open on all channels
Ready to receive
And we're not at the mercy
Of your shimmerers or spells
Your shimmerers or spells

We are of the earth
To her we do return
The future is inside us
It's not somewhere else
It's not somewhere else
It's not somewhere else

(One day at a time)
One day at a time

We call upon the people
People have this power
The numbers don't decide
Your system is a lie
The river running dry
The wings of a butterfly
And you may pour us away like soup
Like we're pretty broken flowers
We'll take back what is ours
Take back what is ours

One day at a time


Os Números

Nos segura como um fantasma
O toque é como uma brisa
Brilha o seu entendimento
Veja a lua sorrindo

Aberto em todos os canais
Pronto para receber
E nós não estamos à mercê
De suas cintilações ou magias
Suas cintilações ou magias

Nós somos da terra
Para ela nós retornamos
O futuro está dentro de nós
Não em outro lugar
Não em outro lugar
Não em outro lugar

(Um dia de cada vez)
Um dia de cada vez

Nós convocamos as pessoas
As pessoas têm esse poder
Os números não decidem
O seu sistema é uma mentira
O rio secando
As asas de uma borboleta
E você pode nos despejar como uma sopa
Como se nós fossemos flores quebradas
Nós vamos pegar de volta o que é nosso
Pegar de volta o que é nosso

Um dia de cada vez

1601 - De férias na terrinha

O tempo foi curtíssimo em terras espinosenses, desta vez. As circunstâncias não me permitiram ficar por um período maior, para encontrar todas as pessoas queridas e poder vagar pelos recantos da cidade e registrar em fotografias e vídeos a situação atual, como sempre faço. Uma pena, mas um dia eu volto com mais tempo, se Deus me permitir.
Nesses poucos dias, em plena campanha eleitoral (intensa e ferrenha como sempre), revi alguns familiares e amigos, notei algumas boas novidades, mas também vi imagens que deixaram-me bastante triste. 
Uma dessas tristes imagens é a do meu Rio São Domingos completamente poluído. Eu não consigo parar de me revoltar e entristecer quando vejo em que situação se encontra o rio onde eu, quando criança e adolescente, tomava banho e podia até beber a sua água limpa sem o menor receio de morrer envenenado. Atualmente a situação é desoladora. Triste, muito triste! E olha que nem tive tempo para ver a situação dos outros dois, o do Galheiro (ou Bom Sucesso) e o Verde Pequeno. 
Outro problema que ainda insiste em continuar é a presença de cavalos soltos nas ruas e praças da cidade.
Ainda no lado negativo, deu uma dor no coração quando me deparei com a velha Estação Ferroviária caindo aos pedaços, definhando lentamente na sua estrutura. E tive sentimento igual quando vi a construção da Escola Técnica completamente abandonada, com o mato tomando conta de tudo. São realmente cenas muito desalentadoras.












Positivamente, notei as novas e bonitas instalações da Farmácia dos Animais, fundada pelo saudoso amigo Nivaldo Faber. Merecem elogios os empresários de Espinosa que investiram bastante na criação e modernização dos seus empreendimentos na cidade, criando belas lojas e gerando empregos. 
Outra boa notícia é a construção, em andamento, do Proinfância do Bairro Jardim Panorama, modelo de projeto padrão de educação infantil implantado pelo Governo Federal. Como também a bela clínica do Doutor Heron, a Clinicor. 
O asfaltamento de ruas e da avenida que leva ao Estádio Caldeirão também merece elogios, mas com ressalvas, pois em algumas ruas não foram instalados os meios-fios e alguns canteiros não foram devidamente acabados na avenida, deixando uma imagem desleixada da cidade.   
Outra coisa que me deixou animado foi ver uma turma jogando peteca na Praça Antonino Neves, à noite. Muito legal mesmo! E fiquei sabendo que muitos alunos estão praticando handebol nas escolas e que irão participar, como já fizeram, dos Jogos do Interior de Minas novamente. 
Em algum lugar da cidade, vi uma coisa bem legal, um lote vago sendo usado para a prática de esporte, com uma rede armada, não sei se para jogar vôlei ou peteca, o que é bom demais.
Mas uma imagem simples chamou-me bastante a atenção. Na Avenida Juraci Antunes Cruz, em frente a um barzinho, muitas plantas e suas flores coloridas de amarelo, vermelho e rosa destoavam do cinza constante na paisagem nesses tempos de seca. E o nome do barzinho veio mesmo a calhar: Bar Prosperidade. Está explicado então.











Verdadeira fonte de prazer e alegria é encontrar os familiares e os amigos, e, depois de uma animada pelada de futebol na AABB, bater um longo papo saboreando uma cerveja gelada. Não tem preço!





E fechando a relação das boas notícias, a certeza de que o por do sol da nossa terra continua maravilhosamente lindo. Que assim continue e que o futuro nos seja feliz e glorioso.
Um grande abraço espinosense, meu povo.