Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

2345 - 35 anos do primeiro Rock in Rio

Há exatos 35 anos, no dia 11 de janeiro de 1985, tinha início o maior festival de música da América Latina, um megaevento idealizado e realizado pelo arrojado empresário brasileiro Roberto Medina. Em um terreno de cerca de 250 mil metros quadrados em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, foi construída uma superestrutura denominada de "Cidade do Rock", com palco de 5 mil metros quadrados de área e 80 metros de boca de cena, dois enormes fast-foods, centros de atendimento médico e dois shoppings com dezenas de lojas, tudo para atender à multidão de cerca de 1,380 milhão de espectadores esperados ao longo de 10 dias de muita música e animação.
Era a primeira edição do Rock in Rio! Alguns dos maiores nomes do Rock mundial tocaram no evento. Foram 16 atrações internacionais e 15 atrações nacionais. Artistas renomados como Queen, Iron Maiden, Whitesnake, James Taylor, Rod Stewart, AC/DC, Ozzy Osbourne, Yes, The B-52's, Scorpions e Nina Hagen, entre os internacionais, e Rita Lee, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho, Blitz, Gilberto Gil, Kid Abelha, Lulu Santos, Elba Ramalho, Alceu Valença e Erasmo Carlos, entre os nacionais, levaram o enorme público à loucura. 





Foram 10 dias ininterruptos de apresentações fantásticas e inesquecíveis para o público brasileiro, ainda pouco acostumado à presença no país de tão grandes astros da música mundial. Os shows de grandes nomes do Rock eram raros, como os de Santana em 1973, Alice Cooper e Jackson Five em 1974, Rick Wakeman em 1975, Genesis em 1977, Queen em 1981 e Van Halen e Kiss em 1983. Ter vários nomes da nata musical do planeta tocando em um mesmo local era uma coisa visionária para muitos. E foi fantástico! Milhares de fãs cantando "Love of My Life", regidos pelo astro Freddie Mercury, foi uma imagem espetacular que entrou definitivamente para a lista dos momentos mais sublimes do Rock de todos os tempos. 





Esta foi a escala de apresentação dos artistas do Rock in Rio 1985:

Dia 11 de janeiro de 1985 - Sexta-feira - Público de 300 mil pessoas
Ney Matogrosso
Erasmo Carlos
Baby Consuelo e Pepeu Gomes
Whitesnake
Iron Maiden
Queen

Dia 12 de janeiro de 1985 - Sábado - Público de 250 mil pessoas
Ivan Lins
Elba Ramalho
Gilberto Gil
Al Jarreau
James Taylor
George Benson

Dia 13 de janeiro de 1985 - Domingo - Público de 110 mil pessoas
Os Paralamas do Sucesso
Lulu Santos
Blitz
Nina Hagen
The Go-Go's
Rod Stewart

Dia 14 de janeiro de 1985 - Segunda-feira - Público de 30 mil pessoas
Moraes Moreira
Alceu Valença
James Taylor
George Benson

Dia 15 de janeiro de 1985 - Terça-feira - Público de 250 mil pessoas
Kid Abelha e Os Abóboras Selvagens
Eduardo Dusek
Barão Vermelho
Scorpions
AC/DC

Dia 16 de janeiro de 1985 - Quarta-feira - Público de 180 mil pessoas
Os Paralamas do Sucesso
Moraes Moreira
Rita Lee
Ozzy Osbourne
Rod Stewart

Dia 17 de janeiro de 1985 - Quinta-feira - Público de 70 mil pessoas
Alceu Valença
Elba Ramalho
Al Jarreau
Yes

Dia 18 de janeiro de 1985 - Sexta-feira - Público de 250 mil pessoas
Kid Abelha e Os Abóboras Selvagens
Eduardo Dusek
Lulu Santos
The Go-Go's
The B-52's
Queen

Dia 19 de janeiro de 1985 - Sábado - Público de 280 mil pessoas
Baby Consuelo e Pepeu Gomes
Erasmo Carlos
Whitesnake
Ozzy Osbourne
Scorpions
AC/DC

Dia 20 de janeiro de 1985 - Domingo - Público de 200 mil pessoas
Barão Vermelho
Gilberto Gil
Blitz
Nina Hagen
The B-52's
Yes






No evento seguinte, no ano de 1991, o Rock in Rio foi realizado no Estádio do Maracanã. Já famoso e estruturado, o festival partiu para ser realizado em outros países, como em Lisboa, Portugal, em 2004. Depois foi realizado em Madrid, na Espanha, e em Las Vegas, nos Estados Unidos, sempre contando com grandes nomes da música, astros de peso como Metallica, Guns N´ Roses, Foo Fighters, Motorhead, Paul McCartney, Rolling Stones e Bruce Springsteen.
Naquela época, o Brasil vivia momentos de agitação e expectativa, com o início da derrocada da ditadura militar, mas com a decepção da população com a derrota das "Diretas Já". Durante o festival, exatamente no dia 15 de janeiro de 1985, era eleito pelo Colégio Eleitoral (uma aberração criada pela ditadura já nos seus estertores), o presidente Tancredo de Almeida Neves, candidato da "Aliança Democrática", com uma vitória de 380 a 180 votos sobre o adversário Paulo Salim Maluf, candidato do governo. Naquela noite, milhares de esperançosos jovens brasileiros vibraram junto com o vocalista do Barão Vermelho, Cazuza, durante a performance da música "Pro Dia Nascer Feliz". A tão esperada Democracia, finalmente, estava bem próxima de retornar às terras tupiniquins.   
Nunca deixarei de lamentar por ter perdido o Rock in Rio de 1985, o primeiro. Cheguei a comprar os ingressos dos dias em que o Queen iria se apresentar, mas o meu querido e incompreensivo chefe no Banco não me liberou para ir. Perdi todo o dinheiro dos ingressos e, pior, perdi a chance de assistir ao vivo uma das maiores apresentações de um dos meus grandes ídolos do Rock, Freddie Mercury. Uma pena!
Um grande abraço espinosense.



E eu perdi a chance de estar aí na plateia... Triste...

2344 - Vamos passear em Porto Seguro?

Nada mais justo e legítimo que após um ano inteiro de dedicação firme ao trabalho, patrões e empregados tenham o direito sagrado de um sossegado período de descanso. Há quem opte por  descansar em casa, há quem prefira ir para paraísos no exterior, há quem escolha aproveitar a folga nas montanhas ou na tranquilidade da zona rural e há quem se decida a curtir a inatividade na beira do mar, deliciando-se com cenários singulares de praias maravilhosas.
Se você está nesta auspiciosa situação, por que não recarregar as baterias na cidade de Porto Seguro, na Bahia que é um mundo de lugares espetaculares? Porto Seguro atende maravilhosamente a todas as tribos, desde os turistas mais zens que buscam apenas repousar em locais sossegados até os jovens entusiasmados e à procura da mais alta badalação. 
Uma excelente opção para a sua estada em dos mais procurados destinos brasileiros durante todo o ano foi concluída há pouco tempo. Trata-se do Taperapuan Garden Residence, um complexo residencial de apartamentos para locação, novos e mobiliados, na praia de Taperapuan, a melhor e mais badalada de Porto Seguro. São 14 unidades disponibilizadas para os hóspedes, cada uma com 2 suítes, cozinha americana com fogão automático, geladeira, microondas e utensílios diversos, camas confortáveis, banheiros espaçosos, aparelhos de ar condicionado silenciosos, TV, wi-fi gratuito, com acomodações para até 6 pessoas. O residencial conta ainda com estacionamento e área de lazer com churrasqueira, 2 freezers, 2 piscinas e sauna.
Se você estiver interessado em se esbaldar nas belezas de Porto Seguro e descansar em um lugar tranquilo, agradável e bem localizado, procure pelo Taperapuan Garden Residence, localizado na Rua Monterey, nº 201 - Taperapuan, Porto Seguro (BA), CEP 45810-000. Para contactar o pessoal, ligue no telefone (73) 98839-2289, envie e-mail para taperapuan.garden@hotmail.com ou acesse  http://aluguetaperapuan.com.br, onde você pode efetuar a sua reserva pela Internet. Neste caso, a hora do check-in é 12h e a hora do check-out é 12h, com o pagamento da reserva exigida antecipadamente, via depósito em conta, correspondente à 50% do valor total e o valor remanescente, 50% na entrada.
Descansar e curtir a vida é fundamental, pois amanhã será outro dia, talvez sem mais a nossa presença neste mundo. Boa viagem, bom descanso e uma ótima curtição para todos!
Um grande abraço espinosense.



2343 - Apenas dois humanos falíveis

Depois de tanta farra, comilança e bebedeira em Espinosa, é tempo de se recolher no aconchego de casa e experimentar outros prazeres, estes bem mais sossegados, mas com semelhante sentimento de deleite e alegria. Ouvir uma boa música, com acordes agradáveis e letras poéticas e se lançar em uma overdose de séries e filmes de excelente qualidade. Entre outros filmes da plataforma Netflix, assisti ao impactante "Negação", ao interessante "História de Um Casamento", ao sublime "Dois Papas" e ao desmedido "O Irlandês". Cada um destes merece uma postagem, tamanha a qualidade de cada um, com suas características distintas e pessoais. Vou comentar um pouquinho sobre o filme do diretor brasileiro Fernandes Meireles, uma verdadeira joia.



Antes de tudo, é preciso enaltecer as brilhantes atuações dos exímios atores protagonistas da produção, Jonathan Pryce e Anthony Hopkins. E mais, a direção certeira e humanista do Meirelles, sempre competente. A ideia inicial contida no roteiro era mostrar mais a trajetória de Jorge Mario Bergoglio, aquele cardeal argentino progressista, ativista e sonhador que acabou se tornando, contra a sua vontade, o 266º Papa da Igreja Católica, sucedendo ao Papa Bento XVI, que abdicou ao papado em 28 de fevereiro de 2013, de forma surpreendente. Mas a coisa mudou durante as filmagens e o foco passou a ser a convivência de dois seres humanos de visões de mundo completamente opostas, em uma abordagem profundamente humanista. O filme não se dedicou a mostrar os bastidores de dois idosos senhores com incrível poder e influência sobre milhões de fiéis espalhados pelo mundo, mas tão somente de apresentar ao público duas pessoas comuns, mortais, com suas incertezas, suas convicções, seus gostos pessoais, seus equívocos, suas fraquezas. 



Assistir a "Dois Papas" é uma oportunidade imperdível para que as pessoas passem a realizar mais frequentemente um ato tão pouco usual nesses tempos de discórdia e fanatismo exacerbados: a reflexão. E não só refletir, mas compreender que é possível conviver fraterna e respeitosamente com os que pensam diferente, sem abdicar das suas opiniões e visão de mundo. Cinema bom mesmo é este que nos faz pensar, raciocinar, emocionar, seduzir, instigar e inspirar, forçando-nos a tornar pessoas mais sensíveis, equilibradas, sensatas, tolerantes, empáticas e justas. A lição é essa, simples e direta: ninguém é perfeito! Nem mesmo os Papas são perfeitos. Mas a busca da perfeição deve ser firme, resiliente e constante, com nós todos procurando não errar mais, aprendendo com os desacertos cometidos e jamais deixando de amar ao próximo como Jesus nos ensinou, convivendo em paz e harmonia mesmo com os demais de convicções díspares.
Na parte técnica, como os produtores não conseguiram permissão para filmar nas dependências do Vaticano, foram usados modernos recursos de efeitos especiais, com um resultado espetacular, sobretudo nas cenas onde aparecem a multidão na Praça São Pedro e a Capela Sistina. E merecem bastante atenção os diálogos, maravilhosos. E também cenas encantadoras, como a dos dois Papas assistindo juntos à final da Copa do Mundo de 2014 entre suas seleções de Alemanha e Argentina.    
E para encerrar, como eu admiro este homem de nome Jorge Mario Bergoglio! Ave, Francisco! 
Um grande abraço espinosense.