Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

domingo, 18 de abril de 2021

2660 - Um Cristo ainda maior está vindo

Grande parte da população mundial conhece, presencial ou virtualmente, ou já ouviu falar, da famosa estátua do Cristo Redentor, um dos maiores cartões-postais da maravilhosa cidade do Rio de Janeiro. A estátua em estilo Art Déco, de 30 metros de altura e mais 8 metros de pedestal construída na França com a utilização de concreto armado revestido por pedra-sabão, começou a ser erguida em 1920 e foi inaugurada em 12 de outubro de 1931. A obra, considerada um dos Patrimônios da Humanidade, fica no topo do morro do Corcovado, com suas 1.145 toneladas e seus 28 metros de braços abertos da figura de Jesus Cristo abençoando a linda cidade do Rio de Janeiro. A estátua carioca é a terceira maior escultura de Jesus Cristo no mundo, menor apenas que a Estátua de Cristo Rei de Świebodzi, na Polônia, e a de Cristo de la Concordia, na Bolívia.   




Se o belo e imponente Cristo Redentor carioca é um ponto turístico de grande valor e uma das sete maravilhas do mundo moderno, uma cidade do interior do Rio Grande do Sul decidiu então copiá-lo para incrementar o turismo por ali. A cidade de Encantado está construindo uma estátua de Cristo com 43 metros de altura, incluindo o pedestal, que será mais alta que a do Cristo Redentor, do Rio de Janeiro, tornando-se a terceira maior do mundo. A obra denominada "O Cristo Protetor de Encantado" é fruto do trabalho dos escultores Genésio Gomes Moura e seu filho Markus Moura e terá 37 metros de altura mais 6 metros de pedestal. Ela teve os trabalhos iniciados em julho de 2019 e está sendo finalizada até dezembro. Conta com um orçamento de cerca de R$ 2 milhões, valor arrecadado através da Associação Amigos de Cristo, com doações feitas por cidadãos, famílias, líderes religiosos e empresários da cidade, que pretendem reafirmar a fé do povo encantadense e alavancar o turismo da região. Até mesmo o local da obra foi conseguido em doação. A estátua está sendo erguida no Morro das Antenas, na Lagoa da Garibaldi, com estrutura de ferro e concreto. Após a finalização da obra, os visitantes poderão apreciar a paisagem de um mirante instalado na altura do coração da estátua, a cerca de 34 metros do solo, utilizando um elevador interno para a subida.








A cidade de Encantado, de 106 anos, localizada a 148 km da capital Porto Alegre, faz divisa com as cidades de Roca Sales, Arroio do Meio, Muçum, Nova Bréscia, Doutor Ricardo e Relvado, e conta com aproximadamente 22 mil habitantes. 




Achei a ideia maravilhosa, ainda mais sendo realizada sem dinheiro público. A criação de um atrativo turístico desta grandeza para a cidade certamente trará grandes dividendos a todos, ampliando as oportunidades de trabalho e os lucros para os empresários e para a prefeitura municipal. Só discordei da imagem escolhida para representar o Cristo, bastante parecida com a do Cristo Redentor do Rio. Eu entendo que, para um melhor resultado em todos os sentidos, seria melhor que o projeto escolhesse uma imagem diferenciada de todas as já existentes no mundo, o que chamaria muito mais a atenção pelo ineditismo da obra. Mas desejo que a ideia seja bem sucedida e que o turismo cresça bastante na cidade de Encantado, deixando moradores e visitantes felizes.
Um grande abraço espinosense.