Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

3572 - A turma do Professor Racini

Jogo futebol desde que me entendo por gente, sempre correndo encantado atrás de uma bola pelas ruas, praças, quadras e campos gramados e "desgramados" do país, talvez começando a jornada lá pelos cinco anos de idade, nem sei direito. O que sei com toda a certeza é que o futebol foi, e continua sendo, para mim, um fator exponencial de crescimento pessoal, aprendizado, evolução, ganhos sob todos os aspectos e possivelmente o melhor benefício, o inexplicável prazer e alegria de ter a bola como companheira íntima e inseparável.
No futebol aprendi a conviver harmoniosamente com os companheiros, a respeitar os adversários e a tê-los nunca como inimigos, a aceitar serenamente e com a devida humildade os instantes de glória e os momentos de fracasso, valorizando as nossas vitórias e conquistas, reconhecendo a importância do coletivo, como também os sucessos dos rivais nas competições. Além de experimentar um prazer indescritível em usufruir da magia incrível que é brincar com a bola, conquistei tesouros imensuráveis entre parceiros e oponentes, vários e vários amigos para a eternidade.


Para quem é pai e mãe em Espinosa e deseja o melhor para os seus filhos, meninos e meninas, a oportunidade de lhes proporcionar esta minha real, verdadeira e transformadora experiência, está ao alcance da mão, ou melhor, de um contato com a direção da AABB ou com o Professor Racini, que estão à frente de um projeto especial de alcance nacional firmado entre a FENABB-Federação Nacional das Associações Atléticas Banco do Brasil e o ex-atleta profissional de futebol, o Leonardo "Léo" Moura. Trata-se da Escolinha do Léo Moura, que foi implantada na AABB de Espinosa em 31 de agosto de 2022, e que oferece aulas de futebol para crianças e adolescentes em quatro categorias: sub-7 (4 a 7 anos) e sub-9 (8 a 9 anos), com aulas de 1 hora nas terças e quintas às 17 e 18 h; e sub-11 (10 a 11 anos) e sub-13 (12 a 13 anos), com aulas de 1 hora de duração nas quartas e sextas às 17h e 18h. Os treinamentos são realizados no gramado do Campo Society Izaías Mariano Mendes e são comandados por um grande desportista da cidade, o craque atacante que vestiu e honrou a camisa do Cruzeirinho Esporte Clube por longo período, bem como a camisa da AABB Espinosa, o Professor Edelson Racini Gomes.



No último final de semana estive em Espinosa e pude acompanhar "in loco" na sexta-feira o belíssimo trabalho realizado pelo Professor Racini, ficando ainda mais satisfeito ao perceber muitos pais e mães acompanhando e torcendo por seus filhos ao lado do campo. Este incentivo é fundamental na formação dos nossos descendentes, nunca se esquecendo de ensiná-los a praticar qualquer esporte com garra, vontade e resiliência, mas sempre com humildade e gentileza, respeitando as regras, os companheiros, os adversários, os árbitros e os torcedores e demais participantes do evento.
Para que os eventuais interessados possam inscrever seus filhos na Escolinha do Léo Moura, basta entrar em contato com o clube abebeano no telefone (38) 99107-2433 ou diretamente com o Professor Racini no telefone (38) 99146-6438.
Parabéns e obrigado ao grande amigo e velho parceiro de bola Racini e bom proveito aos seus alunos na escolinha de futebol!
Um grande abraço espinosense.

 

3571 - Brasil Hexacampeão do Mundo no Futsal

Enquanto o povo brasileiro deixava o conforto dos seus lares e ia fazer nas urnas eletrônicas as escolhas livres e democráticas dos seus próximos governantes municipais na Festa da Democracia, o Futsal vivia um momento histórico, uma inédita final de Copa do Mundo envolvendo os arquirrivais sul-americanos Brasil e Argentina. 
E deu Brasil Campeão! Aliás, Brasil Hexacampeão, já que a Seleção Brasileira de Futsal havia levantado anteriormente a taça de Campeão em outras cinco oportunidades, nos anos de 1989, 1992, 1996, 2008 e 2012. O evento esportivo deste ano foi realizado no Uzbequistão, no Complexo Esportivo de Bucara e na Humo Arena, em Bucara e Toshkent, entre os dias 14 de setembro e 6 de outubro.
O sexto título mundial veio após a difícil e emocionante vitória sobre a Argentina pelo placar de 2 x 1, gols de Ferrão e Rafa Santos ainda na primeira etapa. No segundo tempo, a Argentina dominou a partida na busca da virada no placar, obrigando o goleiro brasileiro Willian a trabalhar bastante, destacando-se com uma atuação segura e brilhante que o levou a ser premiado como o melhor jogador em campo e o melhor goleiro da competição. O artilheiro foi o atleta Marcel, com 10 gols marcados. O melhor jogador foi o também brasileiro atleta e capitão Dyego.
A equipe do treinador Marquinhos Xavier terminou invicta a competição, com sete vitórias em sete partidas, marcando 40 gols e sofrendo apenas 6. 



CAMPANHA DA SELEÇÃO BRASILEIRA:
FASE DE GRUPOS - GRUPO B:
14-09 - Sábado - 9h30 - Complexo Esportivo de Bucara - Brasil 10 x 0 Cuba
17-09 - Terça-feira - 12h - Complexo Esportivo de Bucara - Brasil 8 x 1 Croácia
20-09 - Sexta-feira - 9h30 - Complexo Esportivo de Bucara - Brasil 9 x 1 Tailândia
OITAVAS DE FINAL:
24-09 - Terça-feira - 9h30 - Complexo Esportivo de Bucara - Brasil 5 x 0 Costa Rica
QUARTAS DE FINAL:
29-09 - Domingo - 9h30 - Complexo Esportivo de Bucara - Brasil 3 x 1 Marrocos
SEMIFINAL:
02-10 - Quarta-feira - 12h - Humo Arena - Brasil 3 x 2 Ucrânia
FINAL:
06-10 - Domingo - 12h - Humo Arena - Brasil 2 x 1 Argentina



ATLETAS CAMPEÕES:
GOLEIROS:
Thiago Mendes Rocha (Guitta) - 37 anos
Diego Roncáglio - 36 anos
Willian Felipe Dorn - 29 anos
FIXOS:
Marlon Oliveira Araújo - 36 anos
João Victor Alves Sena (Neguinho) - 24 anos
PIVÔS:
Rafael dos Santos - 34 anos
Jean Pierre Guisel Costa (Pito) - 32 anos
Carlos Vagner Gularte Filho (Ferrão) - 33 anos
ALAS:
Felipe Valério Paschoal - 31 anos
Arthur Guilherme de Sousa Fortunato - 30 anos
Leandro Lino dos Santos - 29 anos
Marcênio Ribeiro da Silva - 37 anos
Dyego Henrique Zuffo - 35 anos
Marcel de Mendonça Marques - 28 anos

RESUMO DA PARTIDA FINAL:
BRASIL 2 X 1 ARGENTINA
Motivo: Final da Copa do Mundo FIFA de Futsal
Local: Humo Arena, Toshkent, Uzbequistão
Data: 6 de outubro de 2024, domingo, 12 horas
Arbitragem:
Árbitro: Alejandro Martínez (Espanha)
Assistentes: Juan Cordero (Espanha) e Daniel González (Colômbia)
Gols: Ferrão, aos 6 min. do 1º tempo e Rafa Santos, aos 13 min. do 1º tempo (Brasil) e Rosa, aos 18 min. do 2º tempo (Argentina)
Cartões amarelos: Pito e Rafa Santos (Brasil) e Plaza, Kravetzky, Alemany e Gauna (Argentina)
BRASIL: Willian; Marlon, Marcel, Dyego e Rafa Santos. E mais Neguinho, Marcênio, Pito, Ferrão, Arthur, Lino e Felipe Valério
Treinador: Marquinhos Xavier
ARGENTINA: Sarmiento; Claudino, Brandi, Arrieta e Taborda. E mais Plaza, Gauna, Alemany, Rosa, Trípodi e Borruto
Treinador: Matías Lucuix



CAMPEÕES MUNDIAIS DA COPA DO MUNDO FIFA DE FUTSAL:
1989 - Brasil
1992 - Brasil
1996 - Brasil
2000 - Espanha
2004 - Espanha
2008 - Brasil
2012 - Brasil
2016 - Argentina
2021 - Portugal
2024 - Brasil

O Futsal, que já teve extraordinários craques nas quadras como Manoel Tobias e Falcão, voltou a dar alegria aos aficionados pelo esporte no Brasil. Mais um título mundial conquistado com muito suor e garra. Parabéns aos nossos atletas e dirigentes pelo Hexacampeonato Mundial!
Um grande abraço espinosense.