Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 22 de julho de 2020

2460 - A cativante Maudie

O grande compositor maranhense que tanto gosto, Zeca Baleiro, acertou em cheio quanto à minha condição sentimental nesses tempos difíceis: "Ando tão à flor da pele que qualquer beijo de novela me faz chorar". E como é bom e prazeroso refutar aquela velha história de que "homem não chora", que nos era empurrada goela abaixo nos tempos antigos pelos nossos familiares machistas! Mal sabem eles que chorar de alegria e de emoção é tão bom e reconfortante! 
A frágil e incompreendida Maudie me fez chorar. Sua história de sofrimento, abandono e amor à arte me cativaram de tal maneira que as lágrimas escorreram serenas, mas abundantes, dos meus olhos cansados de ver tanta injustiça e canalhice nesse mundo terreno dotado de tanta beleza pelo Criador. 
Se você ainda não conhece a Maudie e sua belíssima história de vida, está na hora de conhecê-la. E se emocionar com ela. Sua história de vida e morte está contada no filme "Maudie", uma produção irlandesa e canadense de 2016, roteirizada por Sherry White e dirigida por Aisling Walsh, e que está disponível na Netflix. Os protagonistas, Sally Hawkins, como Maud Lewis; e Ethan Hawke, como Everett Lewis; dão um show de interpretação com imensa sensibilidade. Kari Matchett, como Sandra; Gabrielle Rose, como Tia Ida; e Zachary Bennett, como o amigo Charles Dowley, complementam os principais personagens da trama. 




O filme traz um roteiro bastante improvável, mas baseada em uma história verdadeira. Uma história de amor entre duas figuras completamente diferentes, antagônicas, desiguais, tanto nos corpos quanto nas mentes. Maud é uma moça inteligente e de lingua afiada que não aceita que lhe aprisionem as ideias. Com um problema grave de saúde, uma artrite reumatoide, ela decide se virar sozinha após não se entender com sua tia, a quem lhe foi confiada a criação. Aproveita uma chance de emprego como empregada doméstica de um sujeito durão, bruto e solitário, o pescador Everett Lewis, ele também abandonado pela família. As personalidades tão diferentes serão colocadas à prova em inúmeras situações cotidianas até que o amor e a arte da pintura vão vencendo sutil e vagarosamente as terríveis ignorância e estupidez. Se na história se apresenta de um lado negativo o parente canalha e aproveitador, do outro surge também a pessoa abençoada e de coração bondoso que apoia e enaltece o talento da mocinha, abrindo caminho para que ela possa se expressar livremente e conquistar a Liberdade e o Amor tão almejados. Assim deveria ser sempre, o Amor vencendo a tudo e a todos!




Se eu der mais detalhes sosbre o filme, terei cometido um crime cinematográfico imperdoável, o de tirar do espectador apaixonado por boas histórias, a beleza e o prazer da descoberta.
Como apreciador inveterado de filmes baseados em históricas verídicas, sou suspeito para fazer esta indicação, mas não deixem de ver, pois a narrativa é por demais linda e emocionante. E a atuação de Sally Hawkins é magnífica!  
Um grande abraço espinosense.



2459 - Fique esperto! Cuidado com os golpes!

O Brasil, desde os seus primórdios, é um país infestado de golpistas por todos os lados, infelizmente. São constantes os casos de pessoas sendo ludibriadas por espertinhos nos mais variados golpes, sejam eles realizados presencialmente, através de contatos telefônicos ou praticados através da Internet. Mesmo com o isolamento social imposto pela pandemia do novo Coronavírus a uma grande parte da população, os golpistas estão em plena atividade, sobretudo nos golpes virtuais. 
As artimanhas desses astutos estelionatários são as mais diversas, sempre se aproveitando da ingenuidade, da distração, da ignorância e até do "olho gordo" das pessoas. Em muitos casos as pessoas enganadas levam um grande prejuízo financeiro ou ficam com um problema grave a ser resolvido com a Justiça. Alguns, até por vergonha, se calam e não comentam ou denunciam os casos às autoridades policiais, permitindo que os bandidos continuem impunes, realizando novas trapaças. Por isso é de suma importância que as vítimas de quaisquer golpes sofridos, entrem em contato imediatamente com a polícia e registrem a ocorrência.
Pensando em ajudar os cidadãos a não cair nessas maracutaias tão prejudiciais, a Polícia Civil de Minas Gerais disponibilizou uma cartilha com os golpes mais comumente aplicados no estado de Minas Gerais e com várias dicas de como agir quando abordados por farsantes.
Vamos conhecer os golpes mais conhecidos na praça:

1 - CRIMES PRESENCIAIS:
- Golpe da carta de crédito contemplada em consórcio
- Golpe da troca de cartão
- Golpe do bilhete premiado
- Golpe do cartão cortado recolhido pelo falso motoboy
- Golpe dos falsos agentes de saúde
- Golpe dos falsos fiscais

2 - CRIMES PRATICADOS POR LIGAÇÕES TELEFÔNICAS:
- Golpe do cartão clonado
- Golpe do falso sequestro
- Golpe do intermediador de vendas
- Golpe do familiar internado
- Golpe do familiar que quebrou o carro

3 - CRIMES PRATICADOS PELA INTERNET:
- Golpe do falso boleto
- Golpe do falso leilão
- Golpe do falso namorado
- Golpe do falso site de compras
- Golpe do Whatsapp clonado



Para saber mais detalhes de cada um desses golpes e como agir, acesse a cartilha neste endereço:
http://estaticog1.globo.com/2020/07/15/cartilha_golpes.pdf
Depois de se inteirar de todas essas importantes informações, é hora de ficar esperto e de não se deixar influenciar pela lábia desses estelionatários, sempre os denunciando à Polícia imediatamente.
Um grande abraço espinosense.