Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

3309 - Parabéns pelos 136 anos, Monte Azul!

Hoje, dia 4 de outubro de 2023, a nossa querida cidade-irmã Monte Azul está comemorando os seus 136 anos de existência. Localizada na Mesorregião Norte de Minas, o antigo povoado de Boa Vista do Tremedal, posteriormente somente Tremedal e atualmente Monte Azul, conta hoje com uma população de 20.328 pessoas.




Foi através da Lei Provincial nº 3485, de 04-10-1887, que o local foi elevado  à condição de cidade com a denominação de Boa Vista do Tremedal. Antes, em 09-11-1881, havia se separado do município de Rio Pardo de Minas. Pela Lei nº 843 de 07-07-1923, a cidade passou a denominar-se simplesmente Tremedal, perdendo os distritos de Espinosa, Santo Antônio de Mamonas e Itamirim. E em 1938, através do Decreto-Lei Estadual nº 148, de 17 de dezembro, o município de Tremedal passou finalmente a denominar-se Monte Azul. O município de Monte Azul perderia em 1953 mais dois distritos que se emanciparam: Mato Verde e São João do Bonito. Em 1995 foi a vez de Gameleiras se tornar cidade. 




Alguns dos mais importantes acontecimentos na história de Monte Azul foram, a inauguração da agência da E.F.C.B. (Estrada de Ferro Central do Brasil) que ligava Monte Azul a Belo Horizonte, em 10-09-1947; a implantação da E.F.L.B. (Estrada de Ferro Leste Brasileiro) ligando Monte Azul a Salvador, fazendo o entroncamento das duas vias férreas, em 30-09-1957; e posteriormente a unificação das linhas, resultando na formação da R.F.F.S.A. (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima), privatizada em 1996, hoje em funcionamento sem transporte de passageiros com o nome de F.C.A. (Ferrovia Centro Atlântica). Infelizmente, com a privatização radicalmente capitalista, foi descartado definitivamente o transporte de passageiros, com a última viagem do chamado "Trem do Sertão" entre Monte Azul a Montes Claros acontecendo no ano de 1996, no dia do meu aniversário, 4 de setembro.
A cidade passou por momentos de pânico e tristeza no ano de 1997, após uma enorme destruição de casas, comércios e ruas causada por uma tromba d´água, deixando vários desabrigados e muitos prejuízos à população.




Em tempos passados, havia uma rivalidade extrema entre as populações de Monte Azul e Espinosa, especialmente no futebol, onde brilhavam nos campos "desgramados" da região as excelentes equipes do Odon Oliva e MAEC, de Monte Azul, e Espinosense e Santa Cruz, de Espinosa. Infelizmente, devido à estupidez de boa parte dos torcedores de lá e cá, aconteceram alguns episódios de agressões físicas mútuas, o que imagino não mais ocorrer nos dias atuais, já que tal radicalismo é simplesmente imbecil e inaceitável entre pessoas minimamente inteligentes e evoluídas. Eu sempre admirei os craques do futebol monte-azulense, que me encantavam com seu talento, sua qualidade técnica diferenciada e ainda mais pela elegância em campo, casos de Luiz Fonfon, Itamar, Roberto, Acir, Pazida, Morroia, Azemarzinho etc. Tive o privilégio de jogar contra esses caras em jogos inesquecíveis nos campos de Monte Azul e jamais os tive como inimigos, apenas como adversários de grande valor. E tive também o privilégio de trabalhar como adido na agência local do Banco do Brasil na época da sua inauguração no ano de 1988, conquistando amigos queridos.



 
Nesta data de aniversário da cidade, com comemoração dos 136 anos da emancipação política, quero parabenizar a todos os monte-azulenses, especialmente aos meus parentes da numerosa família Freitas e aos meus amigos queridos Hélio Marcos (o Pimentinha), Walter Fernandes (o Vazão), Zé Carlos, Cris Chagas, Jhivago Mendes, Zezin de Zé de Zola, Dema e Dona Maria e toda sua família.
Parabéns, Monte Azul! 
Um grande abraço espinosense.