Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 13 de abril de 2020

2394 - Um baque para a MPB: cala-se a voz de Moraes Moreira

No mesmo dia em que lamentavelmente perdemos nossa querida Dona Cici, vai-se embora deste mundo também o músico, cantor e compositor baiano Moraes Moreira. Nascido Antônio Carlos Moreira Pires aos 8 de julho de 1947 na cidade de Ituaçu, Moraes desde cedo já mostrava ter a música nas veias. Em festas de São João, tocava sanfona, até aprender a tocar violão na cidade de Caetité, onde estudava Ciências. Tudo mudou quando ele se transferiu para a capital Salvador, onde conheceu Tom Zé, o Rock and Roll e uma turma bastante musical e psicodélica, formada por Luiz Galvão, Paulinho Boca de Cantor, Pepeu Gomes e Baby Consuelo, que acabou se tornando uma das bandas mais importantes da Música Popular Brasileira, os "Novos Baianos". Já de mala e cuia no Rio de Janeiro, vivendo antes em um apartamento no bairro de Botafogo e depois todos juntos no Sítio Cantinho do Vovô em Jacarepaguá, em um ambiente completamente hippie, o grupo destacou-se absurdamente no cenário da música de então, entre 1969 e 1975, revolucionando o panorama musical e lançando discos icônicos, sobretudo o segundo álbum de estúdio, "Acabou Chorare", do ano de 1972, uma obra prima que tinha entre outros os sucessos "Preta Pretinha", "Acabou Chorare", "Tinindo Trincando", "Mistério do Planeta" e "A Menina Dança", composições de Moraes e de Luiz Galvão.




Desfeito o grupo em 1975, Moraes seguiu em sua carreira solo, tão bem sucedida quanto. Com sua vasta cabeleira, seu espesso bigode e seus óculos redondos, sua marca registrada, Moraes foi o primeiro artista a cantar em cima de um trio elétrico, e nada menos que o trio dos eternos Dodô e Osmar. O alquimista baiano, influenciado fortemente por João Gilberto, construiu sua música misturando tudo: samba, forró, frevo, baião, rock, axé, maracatu, xote e até música erudita.


Moraes Moreira foi deveras importante na minha juventude, com suas canções de ritmo acelerado e contagiante me embalando nos inesquecíveis Carnavais de Espinosa, com as performances sensacionais d´Os Cardeais das músicas "Pombo Correio", "Vassourinha Elétrica", "Coisa Acesa" e "Bloco do Prazer" e outras mais. Ninguém ficava parado! Os sucessos de Moraes são vários: "Meninas do Brasil" e "Pão e Poesia", parcerias com Fausto Nilo, "Sintonia", "Dodô no Céu e Osmar na Terra", "Mistério do Planeta", "Saudades do Galinho", "Quem Nunca Foi Um Menino" e "Festa do Interior", com Abel Silva, "A Dor e o Poeta", "A Praça, o Povo e o Poeta", etc.
Sua partida nos entristece, mas seu legado permanecerá nos seus álbuns, nas suas canções, nas suas performances eternizadas em imagens como esta abaixo no Rock in Rio em 1985. E continuará também em nossos corações, com nossas lembranças de um tempo bom de prazer e alegria nos bailes da vida. Que descanse em paz e em música!
Um grande abraço espinosense. 







Discografia
1975 – Moraes Moreira (Som Livre)
1977 – Cara e Coração (Som Livre)
1978 – Alto Falante (Som Livre)
1979 – Lá vem o Brasil Descendo a Ladeira (Som Livre)
1980 – Bazar Brasileiro (Ariola)
1981 – Moraes Moreira (Ariola)
1982 – Coisa Acesa (Ariola)
1983 – Pintando o Oito (Ariola)
1984 – Mancha de Dendê Não Sai (Ariola)
1985 – Tocando a Vida (CBS)
1986 – Mestiço é Isso (CBS)
1988 – República da Música (CBS)
1988 – Baiano Fala Cantando (CBS)
1990 – Moraes e Pepeu (Warner Music)
1994 – Moraes e Pepeu - Ao vivo no Japão (Warner Music)
1991 – Cidadão (Sony Music)
1993 – Terreiro do Mundo (Polygram)
1993 – Tem um Pé no Pelô (Som Livre)
1994 – O Brasil tem Conserto (Polygram)
1995 – Moraes Moreira Acústico MTV (EMI-Odeon)
1996 – Estados (Virgin)
1997 – 50 Carnavais (Virgin)
1999 – 500 Sambas (Abril Music)
2000 – Bahião com H (Atração Fonográfica)
2003 – Meu Nome é Brasil (Universal)
2005 – De Repente (Rob Digital)
2009 - A História dos Novos Baianos e Outros Versos (Biscoito Fino)
2012 - A Revolta dos Ritmos (Biscoito Fino)
2018 - Ser Tão (Discobertas)


2393 - A morte de Dona Cici entristece Espinosa

Acordei cedo em mais uma segunda-feira de isolamento social por conta da pandemia do Covid-19 e, ao me atualizar com as notícias do dia, deparo-me com a triste notícia do falecimento de Dona Cici de Carlito pela página do Facebook do meu amigo e colega de escola Fernando César. Difícil de acreditar. E pensar que há poucos dias assisti com prazer um vídeo publicado por seu filho Ricardo em que ela bailava alegre e feliz na comemoração do seu aniversário de 90 anos ocorrido no dia 7 de abril passado. São as surpresas desta nossa vida imprevisível. 
Dona Cici, ou Maria Darcy Soares Ribeiro da Cruz, era um exemplo de resiliência e garra. Enfrentou com galhardia e determinação as muitas vicissitudes da vida, entre elas a perda precoce do seu filho Carlitinho. Mesmo com tamanha dor, jamais deixou de lado a alegria e a vontade de viver e de construir sua família, batalhando ao longo do tempo em completa união e harmonia com seu esposo Carlito. Eu a admiro muito e por ela tenho imenso carinho. Jamais esquecerei os seus saborosos picolés de abacate, de coco e de leite produzidos na sua já inexistente sorveteria e que são partes indissociáveis da minha feliz infância. 
É com muita surpresa e imensa tristeza que me dirijo ao seu esposo Carlito, aos filhos Fernando César, Ricardo (Tu) e Celeneh, bem como aos demais familiares, para expressar toda a minha solidariedade neste terrível momento de perda e sofrimento. Que Deus lhes conceda muita resignação, paz e fé para suportar essa situação arrasadora. 
O velório está sendo realizado no Salão de Condolências da Dejan, com o sepultamento estando previsto para ocorrer às 12 horas de hoje, 13 de abril, no Cemitério Senhor do Bonfim, o Cemitério Velho situado na Avenida Minas Gerais.
É essa imagem de amor, carinho e alegria que terei eternamente de Dona Cici! Que ela seja recebida com festa no Reino do Senhor e que descanse em serena paz. 
Um grande abraço espinosense.