Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 9 de outubro de 2021

2799 - Um rápido pouso em Felício dos Santos

Felício dos Santos é uma cidadezinha encantadora situada na região central do estado de Minas Gerais iniciada com o povoamento do local pelos tropeiros que por ali trafegavam e descansavam, tornando-se um polo comercial importante, onde se vendiam os produtos produzidos nas fazendas locais, como farinha, rapadura e cachaça. Por conta da instalação de uma fábrica de objetos produzidos à base de ferro gusa, de propriedade do senhor Ernesto Pena, o local logo passou a ser conhecido como "Fábrica do Pena". Antes de se tornar efetivamente chamada de "Felício dos Santos" em homenagem à uma ilustre família diamantinense, através da Lei n° 1.039 de 12 de dezembro de 1953, que a elevou à categoria de Distrito, desmembrando-se definitivamente do território de Felisberto Caldeira (atual São Gonçalo do Rio Preto), a cidade de Felício dos Santos teve várias denominações: "Ribeirão de Sant’Ana", "Campos", "Fábrica do Pena", "Curral das Éguas", "Largo do Arrependido" e "Grota Grande". A inauguração do novo Distrito se deu no dia 13 de junho de 1954, com missa e muita festa. Quando aconteceu finalmente a emancipação, em virtude da Lei Estadual nº 2.764, de 30 de dezembro de 1.962, mas com a instalação definitiva do município em 1º de março de 1.963, a cidade manteve o nome de Felício dos Santos. 
O município que conta atualmente com cerca de 5 mil habitantes, limita-se com Senador Modestino Gonçalves, Itamarandiba, Rio Vermelho, Couto de Magalhães de Minas e São Gonçalo do Rio Preto. Localiza-se a 23 km de São Gonçalo do Rio Preto e a 73 km de Diamantina, com o acesso feito em rodovias asfaltadas. De Montes Claros, são 203 km de boa estrada asfaltada até lá. 
A Matriz do Sagrado Coração situada na praça central da cidade é um dos cartões-postais mais conhecidos. Na região privilegiada com matas densas e bastante água, há uma fonte de águas térmicas, o lajeado e algumas cachoeiras exuberantes para deleite dos turistas, como as do Sumidouro e do Bode. Outro belo local de visitação é a Pousada da Água Quente, um lugar encantador com riacho de águas límpidas em meio à densa vegetação da Mata Atlântica da Serra do Espinhaço e uma bela fonte de água termal e medicinal  Ela está situada fora da cidade, a cerca de 8 km do centro. É muito bonita, com construções rústicas com bastante madeira nos chalés e no restaurante aberto ao público. Há também um espaço muito bonito especialmente criado para cerimônias de casamento. É um ótimo lugar para descansar, aliviar o estresse e se desligar da tecnologia, pois o único local em que se pega Internet é no restaurante, com sinal bem fraquinho da Vivo. Nota-se um atendimento nota 10 dos funcionários e dos proprietários da pousada, todos sempre simpáticos e atenciosos, além do cuidado extremo com as plantas e itens da bela decoração. Se resolver aparecer por lá, deve-se atentar para o detalhe de que a pousada não recebe cheque nem cartão.





O nosso "pouso" em Felício dos Santos foi super rápido, insuficiente para descobrir e aproveitar todas as belezas do lugar onde pretendo retornar com mais tempo para conhecer os rios, as cachoeiras e todas as belezas naturais do município. Certamente seria muito interessante voltar também para conhecer os festejos religiosos dos felissantenses. Quem sabe um dia?
Um grande abraço espinosense.