Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 24 de novembro de 2025

3919 - Palmeiras ganha a Copa do Brasil Feminina pela primeira vez

No desprestigiado, pelos dirigentes, futebol feminino do Brasil, o ano de 2025 deu um alento às jogadoras brasileiras com o retorno da disputa, após oito anos de paralisação, da Copa do Brasil Feminina. Desde o ano de 2016, quando o time do Audax/Corinthians levantou a taça de Campeão, a Copa do Brasil não era disputada pelos clubes brasileiros. Também entre 2002 e 2005, o torneio não foi realizado.
Agora, em 2025, com a volta da competição, a equipe do Palmeiras conquistou o título inédito e de forma invicta, repetindo o feito de Saad (2007), Santos (2008 e 2009) e São José (2013). A façanha palmeirense aconteceu na quinta-feira, 20 de novembro de 2025, quando na final do torneio, a equipe feminina do Palmeiras venceu a adversária, a Ferroviária, pelo placar de 4 x 2. A partida decisiva foi realizada na Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara (SP).
Criada no ano de 1994, a competição foi disputada até o ano de 2001. Nesta primeira fase, o Vasco foi Tricampeão da Copa do Brasil com os títulos conquistados em 1994, 1995 e 1998, permanecendo até a atualidade como o maior vencedor da competição. O torneio retornou em 2006 e durou até 2016. Nesta segunda fase, Santos e São José (SP) venceram duas vezes cada.
Os Campeões da Copa do Brasil Feminina:
1994 - Vasco
1995 - Vasco
1996 - Saad São Caetano
1997 - São Paulo
1998 - Vasco
1999 - Portuguesa
2000 - Portuguesa
2001 - Santa Izabel Saúde
2006 - Botucatu
2007 - Saad São Caetano
2008 - Santos
2009 - Santos
2010 - Duque de Caxias (em conjunto com CEPE-Caxias)
2011 - Foz Cataratas
2012 - São José
2013 - São José
2014 - Ferroviária
2015 - Avaí/Kindermann
2016 - Audax/Corinthians
2025 - Palmeiras



CAMPANHA DO PALMEIRAS:
TERCEIRA FASE:
06-08-2025 - Quarta-feira - 15h - Caçador (Salézio Kindermann) - Palmeiras 4 x 0 Avaí/Kindermann
OITAVAS DE FINAL:
17-09-2025 - Quarta-feira - 19h - Arena Barueri - Palmeiras 3 x 0 América (MG)
QUARTAS DE FINAL:
25-09-2025 - Quinta-feira - 18h - Arena Barueri - Palmeiras 5 x 0 Sport
SEMIFINAL:
04-11-2025 - Terça-feira - 21h30 - Moisés Lucarelli - Palmeiras 4 x 0 São Paulo
FINAL:
20-11-2025 - Quinta-feira - 15h30 - Fonte Luminosa - Palmeiras 4 x 2 Ferroviária

RESUMO DA FINAL
PALMEIRAS 4 X 2 FERROVIÁRIA
Local: Arena da Fonte Luminosa, em Araraquara (SP)
Data e horário: 20-11-2025, 15h30  
Arbitragem:
Árbitra: Daiane Muniz (SP)
Auxiliares: Anne Kesy Gomes de Sá (AM) e Gizeli Casaril (SC)
Quarta e quinta árbitras: Marianna Nanni Batalha e Anna Beatriz Scagnolato (SP)
Gols: Amanda Gutierres, Brena, Tainá Maranhão e Greicy Landázury (Palmeiras); Andressa e Raquel (Ferroviária)
Cartões amarelos: Fê Palermo, Ingryd, Brena e Tainá Maranhão (Palmeiras); Kati (Ferroviária)
PALMEIRAS: 25-Kathe Tapia; 3-Poliana, 6-Fê Palermo (21-Carla), 13-Pati Maldaner e 5-Ingryd (99-Espinales); 20-Andressinha (8-Diany), 7-Brena, 34-Raíssa Bahia (24-Greicy Landázury) e 77-Rhay Coutinho; 9-Amanda Gutierres e 29-Tainá Maranhão
Técnica: Rosana Augusto
Estiveram no banco de reservas: 42-Ravena, 75-Tainá Borges, 16-Emily, 17-Isadora, 10-Yoreli Rincón, 30-Soll e 39-Anny Marabá
FERROVIÁRIA: 1-Luciana; 2-Kati, 18-Rafa Soares (30-Sissi), 74-Andressa e 20-Camila; 25-Fátima Dutra, 5-Nicoly, 7-Duda Santos e 10-Micaelly (22-Raquel); 9-Nat Vendito (16-Mylena Carioca) e 17-Júlia Beatriz (11-Mariana Santos)
Técnico: Léo Mendes
Estiveram no banco de reservas: 12-Amanda Coimbra, 3-Monique, 33-Kedima, 6-Barrinha, 15-Cris, 21-Dudinha Freitas, 26-Fernanda e 24-Catyellen



Vergonhosamente, a premiação das jogadoras é cerca de 100 vezes menor que a dos jogadores, um absurdo que deveria ser reavaliado imediatamente pelos dirigentes da CBF. O Palmeiras, pelo título, recebeu apenas cerca de R$ 1,3 milhão. Já a Ferroviária, Vice-Campeã, recebeu R$ 820 mil. Com o título, o Palmeiras se classificou para a disputa da Supercopa Feminina de 2026, quando enfrentará o Corinthians, Campeão do Campeonato Brasileiro Feminino, em jogo único.
Parabéns às mulheres do Palmeiras pela importante conquista!
Um grande abraço espinosense. 

3918 - Morreu o ambientalista Braulino Caetano

O Planeta Terra, a Natureza e o Cerrado em particular, perderam um dos seus mais aguerridos e dedicados defensores. Morreu Braulino Caetano dos Santos, Diretor Geral e Sócio Fundador do CAA/NM-Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas, organização de agricultores e agricultoras familiares do Norte de Minas Gerais.
Braulino, nascido há 79 anos na zona rural de Montes Claros, na comunidade Pinheiros, e posteriormente se mudando para a comunidade vizinha, Abóboras, marcou seu nome mundialmente na luta e na defesa do Meio Ambiente, da Justiça Social e dos Povos Tradicionais. Mesmo sem educação formal em bancos escolares, conquistou serenidade, liderança, respeito e sabedoria ao batalhar com afinco em prol da preservação da Natureza e dos direitos humanos, sobretudo dos povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais. Caminhou pelo Brasil e até pelo exterior sempre levando a força e a resiliência do geraizeiro para combater as injustiças e defender os direitos dos oprimidos pelos poderosos. Essa determinação corajosa foi reconhecida pela Unimontes em 2019, quando ele foi agraciado com o  título honorário de Doutor Honoris Causa.
Sêo Braulino Caetano nos deixou ontem, domingo, 23 de novembro. Vai-se embora o geraizeiro consciente, firme, sábio, comprometido com os seus e com o lugar em que viveu, deixando aos mais jovens um exemplo de amor e combate pacífico e resistente às melhores causas.
Meus sentimentos de pesar aos familiares, especialmente ao amigo Samuel.
Missão cumprida com êxito! Que descanse na merecida paz!
Um grande abraço espinosense.




3917 - Morreu o ícone do Reggae Jimmy Cliff

Os muitos e excelentes astros de uma geração extremamente talentosa da boa música aos poucos vão se retirando de cena, partindo para outras paragens misteriosas e inimagináveis, deixando-nos mais pobres, saudosos e entristecidos. Agora infelizmente perdemos mais um ícone do Reggae, o artista jamaicano Jimmy Cliff. Na verdade batizado como James Chambers, o cantor e compositor Jimmy Cliff, nascido aos 30 de julho de 1944 em Saint James, Jamaica, ainda jovem se descobriu músico deixando a sua terra natal para se aventurar no mundo da música profissional na capital. Com 20 anos alçou voo mais alto indo para a Inglaterra, sonhando com uma carreira internacional e uma aceitação mundial do Reggae. Com muito trabalho e competência conseguiu o seu intento, colocando muitas músicas suas nas paradas de sucesso.



Jimmy tinha uma relação íntima e amorosa com o nosso Brasil, desde que em 1968 ele veio até o Rio de Janeiro para participar do Festival Internacional da Canção. Apresentou a canção "Waterfall". Apaixonado pelo país e pelo nosso povo, inspirou-se e compôs a música "Wonderful World, Beautiful People" e gravou um álbum cantando em Inglês algumas músicas brasileiras, o LP "Jimmy Cliff in Brazil". Tinha "Andança", "Serenou" e "Vesti Azul".
 


Jimmy esteve em destaque no Brasil, participando da música "Mensagem" no disco do Cidade Negra, em turnê conjunta com Gilberto Gil, em lançamento de disco na Bahia com participação do Olodum e Araketu, e até em trilha de novela da TV Globo, "Rainha da Sucata", com sua música "Rebel In Me". Apresentou-se no Rock In Rio, ganhou vários prêmios por sua história musical e em 15 de março de 2010, Jimmy Cliff foi incluído no Rock and Roll Hall of Fame.
Jimmy, além de se eternizar como um ícone da música, também se notabilizou pela luta em defesa da Paz, da Liberdade, da Igualdade e da Justiça Social, com a composição de várias canções com letras engajadas, uma delas a música "Vietnam", um protesto agudo contra o terror, a violência e a imbecilidade da guerra.
 


Música "The Harder They Come":
And I keep on fighting for the things I want (E eu continuo lutando pelas coisas que eu quero)
Though I know that when you're dead you can't (Embora eu saiba que quando você está morto você não pode)
But I'd rather be a free man in my grave (Mas eu prefiro ser um homem livre em minha sepultura)
Than living as a puppet or a slave (Do que viver como um fantoche ou um escravo) 

Música "Peace":
Someone is taking more than their share (Alguém está levando mais do que sua parte)
Of the bounties of this land and that's not fair (Das recompensas desta terra e isso não é justo)
So little people got more than they need (Tão poucas pessoas tendo mais do que precisam)
While there's so many hungry mouths in the world to feed (Enquanto há tantas bocas famintas no mundo para serem alimentadas)



Infelizmente, o mundo e a minha geração estão perdendo seus ídolos, o que é inexorável. O tempo passa e nunca para. E a vida é passageira. Mas persistirão os bons momentos vividos ao som desses talentosos artistas que embalaram as nossas vidas. Ainda permanece na memória o suingue irresistível de "Reggae Night", canção gravada pelo Jimmy em 1983, com a união e o prazer exaltados no verso "We come together when the feeling's right". É isso, manter sempre os sentimentos bons no coração.
Obrigado por tudo, Jimmy! Descanse em paz!
Um grande abraço espinosense.