Sempre ouvi falar que nos velhos tempos do futebol em Espinosa, um tal de Alissinho era o cara, o terror das defesas adversárias, um dos melhores jogadores, senão o melhor, da cidade. Essa informação sempre me deixou curioso e me forçou a tentar coletar mais dados a respeito, pois como ele era de uma geração bem anterior, não tive a satisfação de conhecê-lo ou de vê-lo jogar.
Até que, finalmente, consegui, pelo menos, uma fotografia de um time em que ele jogou. Foi através de Eugênio Cangussu que, gentilmente, me cedeu uma antiga fotografia que traz um time de Espinosa, de nome não informado, que conseguiu a proeza (conforme registrado no verso) de golear uma equipe de Caculé por 4 x 0 no dia 28 de janeiro de 1951.
Lá está registrada para a posteridade, nas costas da foto, a escalação do time: Nô, Natinho, Humberto, Toninho, Zé Patinho, Ananias, Jove, Jerônimo, Bolivar, Alissinho e Raimundinho. Desses jogadores todos, conheci apenas Zé Patinho, já falecido, e Raimundinho, que ainda está firme e forte, sempre rodando com seu preservado fusquinha de cor azul celeste. Ele mora ali na Rua da Imprensa, se não me engano. Uma pena que não estão identificados na fotografia, os jogadores. Só consegui identificar Zé Patinho como o quarto jogador, em pé. Isso se não estou enganado.
Aproveito para agradecer a Gena pela cessão de relevante documento histórico do nosso futebol.
Um grande abraço espinosense.