Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Centenário de Espinosa - Postagem 73

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

Na fachada do prédio do velho Mercado Municipal instalado na Praça Coronel Heitor Antunes, bem ao lado da Prefeitura, podemos ver gravada a data da sua inauguração, ano de 1940. Ali fervilhava o movimento comercial da época, com os dias de sábado sendo tomados por gente de todo o município querendo vender e gente querendo comprar produtos agrícolas, na imensa maioria gêneros alimentícios como arroz, feijão, farinha, verduras, frutas, como também carne e até a boa e velha cachaça. Na lateral e nos fundos do Mercado, o movimento era intenso também nas mercearias, bares, barracas e bancas que ofertavam quase tudo. Era o shopping center da época.
Diante do prédio do velho Mercado e nas proximidades, na área da praça ainda sem infraestrutura, ficavam estacionados os carros de bois carregados de lenha e melancia, assim como as montarias, bois e cavalos, eram amarradas aos troncos dos fícus ali existentes. Neste espaço, vendedores de vários produtos naturais e manufaturados atendiam os clientes nas suas barracas ou bancas ali montadas, transformando-se em uma movimentada aglomeração que se estendia pela manhã. À tardinha, era hora de os vendedores desmontarem e embalarem tudo e retornarem para suas casas, muitas delas na zona rural, menos aqueles que iam comemorar o sucesso das vendas nos bares da Rua da Resina.














Mas o antigo prédio de fachada bonita e bem desenhada serviu para algo mais animado ainda, o Carnaval. Ali em determinada época foi realizada a festa do Carnaval da cidade, abrindo espaço para a diversão da população, com acesso liberado a todos. Mais adiante o local serviu como depósito de veículos da Prefeitura, depois funcionou como uma feirinha, com alguns estabelecimentos comerciais instalados em barracas.
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense. 

Centenário de Espinosa - Postagem 74

Para comemorar o Centenário de Espinosa da sua emancipação política, publicarei aqui no nosso blog 100 (CEM) textos específicos (além das postagens normais), sobre imagens, acontecimentos e "causos" sobre mim, a minha Espinosa e alguns dos seus notáveis personagens.

Nos tempos de outrora as coisas eram bem mais difíceis que na atualidade, imagino que em quase todas as áreas. No campo do futebol, especificamente, eram praticamente inexistentes os uniformes disponíveis para compra, e quando encontrados, estavam distantes das condições financeiras dos jogadores e times mais humildes. Nas antigas fotografias de alguns times de Espinosa, notadamente os da zona rural, notamos a variedade dos estilos das camisas e a diferença de cores e modelos de calções e meiões entre os jogadores. Com o avanço da civilização e evolução da sociedade, as condições de vida melhoraram e o acesso a bens de consumo foi imensamente facilitado. Nos novos tempos, ficou bem mais fácil adquirir um jogo de camisas ou ainda ser presenteado por políticos em campanha eleitoral ou por distribuição legal pelas secretarias municipais de esportes. Hoje, na Internet, em sites de confecções, é fácil e rápido escolher, montar o design e adquirir jogos de camisas completos e diferenciados, com preços bastante acessíveis, um grande progresso. 




Nestas duas antigas fotografias tiradas em local e de times desconhecidos, podemos reparar na total falta de uniformidade nas vestimentas dos atletas, fato bastante comum naqueles tempos de dificuldade de acesso a produtos industriais em cidades interioranas. Mas o que mais me chamou a atenção foi o estilo nada convencional dos atletas de posar para a fotografia. Normalmente, a pose clássica de jogadores de futebol era com seis atletas da defesa em pé, de braços cruzados, e mais cinco atacantes agachados, com algumas mínimas variações ao longo do tempo. Nestas duas fotos aparecem cinco atletas de pé, com braços soltos, nas costas ou na cintura, o que não surpreende muito. O que me causou surpresa é a inusitada pose dos atletas em duas fileiras de três, ajoelhados e sentados. Mais interessante ainda é a primeira imagem, onde os três atletas sentados formam um cenário esdrúxulo, com o goleiro no centro segurando a bola nas mãos e dois jogadores nos extremos a firmando com os pés. Adorei a criatividade dos caras e vou tentar repeti-la em algum momento futuro com meu time.
Um forte, imenso e centenário abraço lençóisdorioverdense.