Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 16 de junho de 2023

3224 - O som brasileiramente universal do Edssada

O nome artístico é meio estranho, inusual, bem diferente: Edssada. Nascido no pobre e ao mesmo tempo rico Vale do Jequitinhonha, na cidade de Almenara, filho do baiano senhor Edvaldo da Silva Rocha e da mineira senhora Maria Oliveira Lima Rocha, Edson Lima é um ser humano impregnado de música até o último fio de cabelo. Versátil, plural e conectado com as mais diversas e amplas sonoridades musicais, ele navega pelos muitos ritmos construindo uma salada prazerosa e nutritiva que desagua em saborosas canções. 
Nas suas criações artísticas estão combinadas as influências indígenas e sertanejas do povo valente e criativo do Sertão Norte-Mineiro, mas não só. A sonoridade da música universal embaralha-se harmonicamente com a poesia e com os tradicionais ritmos tupiniquins apreciados pelo artista para desencadear o resultado de canções pulsantes, filosóficas e extremamente agradáveis aos nossos sensíveis ouvidos tão machucados pelos paupérrimos sons que inundam as paradas de sucessos na atualidade.



Edssada é um multi-instrumentista mineiro bastante irrequieto e criativo, fundando e integrando várias grupos musicais como o "Baru Sonoro", a "Orquestra Catrumana do Groove Solto", o "Coletivo Retomada", a "Canoa" e "A Outra Banda da Lua ", este último projeto um grande sucesso com os parceiros Marina Sena e Mateus Sizílio. Despontam no seu trabalho autoral e coletivo a busca por um som que leve paz e harmonia às pessoas, que defenda a nossa tão maltratada Natureza viva e não morta, que valorize a rica cultura popular brasileira e que o faça feliz criando boa música para alegrar aos demais.


 
Cinco músicas do EP "Observatório das Micro Belezas", de Edssada, lançado em 2022:
- "Chá de Moringa" (Edssada, Cinthia Simão, Edu Lemos, André Oliva, Arley Nogueira, Maitê Mesquita) - 4:56
- "Moraesiana No. 1" (Cosmos) (Edssada, André Oliva, Alexandre Zuba, Caio Bastos, Cyrano Almeida, Gabriela Viegas) - 4:16
- "Samaúma" (Edssada, André Oliva, Caio Bastos, Cyrano Almeida) - 3:37
- "O Gonguê" (Edssada, André Oliva, Arley Nogueira, Caio Bastos, Gabriela Viegas, Raphael Milo) - 4:38
- "Práxis no Campo" (Edssada, André Oliva, Ana Pedacinhos, Caio Bastos, Cyrano Almeida, Oscar Rodriguez Triviño) - 3:50



Interessante descobrir novos talentos na música brasileira, tão tristemente desconhecidos do grande público, muito por conta da desinformação e do desinteresse geral em conhecer coisas novas. Edssada traz na bagagem, além do imenso amor pela música, as lembranças da infância feliz em Almenara, as peladas de futebol, os rolês no skate, os pulos e mergulhos no Rio Jequitinhonha, as primeiras reuniões musicais com os amigos, enfim a vivência coroada de descobertas na arte e na vida.
Facebook: Edson Lima Edssada
Instagram: @edssada
YouTube: @edssadaoficial
Twitter: @LimaeRocha
Um grande abraço espinosense.