Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 4 de abril de 2019

2169 - O dia em que tentaram matar a Esperança

Hospedado em uma das suítes do Lorraine Motel, onde se preparava para sair e comandar mais uma marcha pela igualdade racial na cidade de Memphis no Tennessee, o pastor batista negro e ativista dos direitos humanos Martin Luther King Jr. recebeu uma fatal descarga de uma Remington 760 disparada pelo assassino James Earl Ray que lhe tirou brutalmente a vida. Era o dia 4 de abril de 1968.


Martin Luther King Jr. nasceu no dia 15 de janeiro de 1929 na cidade de Atlanta, na Georgia, filho de Martin Luther King, Sr. e de Alberta Williams King. Indignado com a situação dos negros nos Estados Unidos, vítimas do preconceito, da segregação racial e do bloqueio a direitos fundamentais, King iniciou sua árdua luta ao lado dos companheiros utilizando-se da tática da desobediência civil não violenta. Em reconhecimento à sua obstinada luta, recebeu em 14 de outubro de 1964, o Prêmio Nobel da Paz. 
Um dos fatos mais importantes da história da luta pela liberdade foi o lendário discurso de Martin Luther King Jr. para cerca de 250 mil pessoas no evento em frente ao Memorial Lincoln, em Washington DC, em 28 de agosto de 1963. O brilhante discurso foi denominado de "Eu Tenho um Sonho" e foi de fundamental importância para a compreensão da situação absurda de opressão aos negros por muita gente no mundo inteiro, não só nos Estados Unidos. No ano de 1986 foi criado o Dia de Martin Luther King, feriado nacional celebrado sempre na terceira segunda-feira do mês de janeiro.


Como sempre na história, aqueles que lutam pela Paz e pela Justiça acabam sendo mortos pelos que defendem a guerra e a tirania. Os que batalham corajosamente de forma não violenta pela igualdade racial são abatidos covardemente pelos apreciadores da violência e da supremacia branca. Os que combatem a favor dos menos favorecidos são massacrados pelos poderosos mestres da ganância. Mas por mais que queiram matar a Liberdade, a Justiça, a Esperança e o Amor, estes valores jamais se deixarão sucumbir. Podem até conseguir abater alguns intrépidos sonhadores, mas seus ideais libertários nunca se extinguirão.  
Que a Humanidade possa um dia, e o mais rápido possível, entender que as pessoas devem ser o foco das atenções, não a busca insensata pelo dinheiro.
Um grande abraço espinosense.


 

"É óbvio que a América de hoje ainda não pagou essa nota promissória no que concerne aos seus cidadãos de cor. Em vez de honrar esse compromisso sagrado, a América entregou ao povo negro um cheque inválido devolvido com a seguinte inscrição: “Saldo insuficiente”. Porém recusamo-nos a acreditar que o banco da justiça abriu falência. Recusamo-nos a acreditar que não haja dinheiro suficiente nos grandes cofres de oportunidade desse país. Então viemos para descontar esse cheque, um cheque que nos dará à vista as riquezas da Liberdade e a segurança da Justiça."

"Eu tenho um sonho que um dia, mesmo o estado do Mississippi, um estado desértico sufocado pelo calor da injustiça, e sufocado pelo calor da opressão, será transformado num oásis de Liberdade e Justiça. Eu tenho um sonho que meus quatro pequenos filhos um dia viverão em uma nação onde não serão julgados pela cor da pele, mas pelo conteúdo do seu caráter. Eu tenho um sonho hoje. Eu tenho um sonho que um dia o estado do Alabama, com seus racistas cruéis, cujo governador cospe palavras de “interposição” e “anulação”, um dia bem lá no Alabama, meninos negros e meninas negras possam dar-se as mãos com meninos brancos e meninas brancas, como irmãs e irmãos. Eu tenho um sonho hoje." 
Martin Luther King Jr.

2168 - Contrastes de um mundo desigual e desumano

Foi só hoje, a partir de uma postagem no Facebook do meu amigo baiano, bancário e músico talentoso Paulo Tito Cotrim de Sá, que descobri o trabalho interessantíssimo do fotógrafo turco Uğur Gallenkuş. O trabalho do Uğur é muito mais que apenas criar e montar imagens digitais. Por viver na Turquia, local próximo a zonas de guerra, ele presencia cotidianamente os terrores da violência e da belicosidade que afetam milhões de seres humanos indefesos, muitos desses impelidos a deixar seus lares para buscar a sobrevivência própria e da família em terras distantes.
Incomodado com esse cenário de sofrimento e desalento, o fotógrafo resolveu criar montagens fotográficas como uma forma de protesto contra essa terrível desigualdade e injustiça social, contra essa terrível ganância humana pela riqueza, contra esse egoísmo mórbido de insensatos. As obras impactantes que ele cria mostram colagens de fotografias em que se contrapõem imagens auspiciosas de cenas do Ocidente com figuras terríveis de guerras, mortes e destruição no Oriente Médio.
Todas as imagens são impressionantes, porém algumas são realmente chocantes. Uma delas mostra a lendária imagem dos Beatles atravessando a rua na faixa de pedestres da Abbey Road mixada com pessoas penduradas na forca. Outra mostra um corpo inerte enterrado parcialmente na areia enquanto mulheres se bronzeiam tranquilamente em uma praia paradisíaca. Em mais outra, a tela é dividida entre uma menininha vestida de Mulher Maravilha enquanto a outra ao lado aparece machucada e ensaguentada por conta das bombas da insensatez humana.  
É um duro e potente soco no estômago de quem possui o mínimo de sensibilidade. Triste mundo da ganância, do ódio e da violência!
Um grande abraço espinosense.

Fotógrafo Uğur Gallenkuş