Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 4 de abril de 2019

2168 - Contrastes de um mundo desigual e desumano

Foi só hoje, a partir de uma postagem no Facebook do meu amigo baiano, bancário e músico talentoso Paulo Tito Cotrim de Sá, que descobri o trabalho interessantíssimo do fotógrafo turco Uğur Gallenkuş. O trabalho do Uğur é muito mais que apenas criar e montar imagens digitais. Por viver na Turquia, local próximo a zonas de guerra, ele presencia cotidianamente os terrores da violência e da belicosidade que afetam milhões de seres humanos indefesos, muitos desses impelidos a deixar seus lares para buscar a sobrevivência própria e da família em terras distantes.
Incomodado com esse cenário de sofrimento e desalento, o fotógrafo resolveu criar montagens fotográficas como uma forma de protesto contra essa terrível desigualdade e injustiça social, contra essa terrível ganância humana pela riqueza, contra esse egoísmo mórbido de insensatos. As obras impactantes que ele cria mostram colagens de fotografias em que se contrapõem imagens auspiciosas de cenas do Ocidente com figuras terríveis de guerras, mortes e destruição no Oriente Médio.
Todas as imagens são impressionantes, porém algumas são realmente chocantes. Uma delas mostra a lendária imagem dos Beatles atravessando a rua na faixa de pedestres da Abbey Road mixada com pessoas penduradas na forca. Outra mostra um corpo inerte enterrado parcialmente na areia enquanto mulheres se bronzeiam tranquilamente em uma praia paradisíaca. Em mais outra, a tela é dividida entre uma menininha vestida de Mulher Maravilha enquanto a outra ao lado aparece machucada e ensaguentada por conta das bombas da insensatez humana.  
É um duro e potente soco no estômago de quem possui o mínimo de sensibilidade. Triste mundo da ganância, do ódio e da violência!
Um grande abraço espinosense.

Fotógrafo Uğur Gallenkuş 
     














Nenhum comentário: