Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 9 de agosto de 2019

2236 - De Beija-Flor a Guanambi, 100 anos

Sudoeste da Bahia. Por volta de 1870, com o falecimento do proprietário da Fazenda Carnaíba de Dentro, o português José Dias Guimarães, a propriedade foi dividida pelos seis filhos. Ali, na margem direita do Rio Carnaíba de Dentro onde existia uma lagoa por onde circulavam tropeiros às suas margens, se iniciou um agrupamento de famílias que exploravam o trabalho na agricultura e na pecuária. Por conta dos muitos espécimes da ave que eram encontradas na região, o arraial ganhou o nome de Beija-Flor. Em 1880 foi sancionada a Lei Provincial nº 1979 que criou o Distrito de Paz e Beija-Flor na então cidade de Palmas de Monte Alto. É desta época a construção da casa de Dona Dedé, patrimônio histórico da atual cidade de Guanambi.





Até que no dia 14 de agosto de 1919, através da Lei Estadual nº 1.364, o Arraial de Beija-Flor se libertou de Palmas de Monte Alto e passou a ser o município de Guanambi. Não à toa, o vocábulo Guanambi deriva do Tupi-Guarany e significa Beija-Flor. Desde os tempos em que se destacava na produção e beneficiamento de algodão, a cidade de Guanambi já demonstrava a sua busca incansável pelo desenvolvimento. Atualmente a cidade, que tem cerca de 84 mil habitantes, 57 bairros e 3 distritos (Ceraíma, Mutans e Morrinhos), se destaca como um polo regional nas áreas de saúde, educação e comércio. Situada no chamado Polígono da Seca, o município ganhou acesso a muito mais água através da Adutora do Algodão, inaugurada em 2012, facilitando a produção de algodão, feijão, mandioca e milho, culturas tradicionais da região.




Guanambi fica posicionada a apenas 100 km da nossa Espinosa e localiza-se a 796 km de distância da capital do estado da Bahia, Salvador, com acesso pelas BR-030 e BR-324, bem como pela BA-262. A cidade se limita com os municípios de Igaporã, Caetité e Matina (ao norte); Candiba e Sebastião Laranjeiras (ao sul); Pindaí e Caetité (a leste); Palmas de Monte Alto (a oeste) e é considerada uma cidade-polo nas áreas comercial, de saúde e educacional na região.
Para comemorar a data, foi criado um site na Internet com a divulgação de fatos, fotografias e depoimentos sobre a cidade e cidadãos ilustres que a ajudaram a se desenvolver. O endereço é www.guanambi100anos.com.br.
Neste centenário de vida, o meu carinho e respeito pela querida cidade baiana de Guanambi! Parabéns a todos os seus filhos, naturais ou adotados! Feliz aniversário, Guanambi!
Um grande abraço espinosense.