Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 4 de dezembro de 2020

2555 - Martinho da Vila e o seu "Rio: Só Vendo a Vista"

O senhor de 82 anos batizado como Martinho José Ferreira é um dos mais prestigiados e reconhecidos artistas populares do nosso musical Brasil. Nascido na cidade de Duas Barras, interior do Rio de Janeiro em 12 de fevereiro de 1938, o cantor, compositor e escritor Martinho da Vila não para de levar seu espírito de sambista a todo o mundo, sempre lançando seus álbuns e realizando seus shows. Durante sua longa carreira artística recebeu vários títulos honoríficos e premiações musicais (entre eles 3 Grammy Latinos), seguindo adiante com sua malemolência, seu vigor, seu talento e sua humildade ímpar.
Agora em novembro ele lançou mais um álbum, com um título pra lá de sugestivo e interessante, o "Rio: Só Vendo a Vista", com design da capa feito pelo recém falecido cartunista Lan. O disco traz 12 canções que tratam da magnífica capital dos cariocas, sua gente e sua atmosfera social. Destas 12 canções, apenas cinco são inéditas. As sete demais são regravações com novas roupagens. A produção foi realizada em ambiente familiar, com a participação dos oito filhos do artista e mostra aos fãs um celebrado retorno às origens do Samba de Partido Alto e dos terreiros, com letras alusivas ao Candomblé, à Umbanda e às agruras do povo negro, como a doída "Menina de Rua", em que faz dueto com a filha Mart´nália.
Martinho fala do seu Rio de Janeiro amado, das suas maravilhas e das suas dores, mas sem ódio ou ressentimentos, com a leveza e a serenidade que lhe são peculiares. E tudo isso naquele clima de bate-papo prazeroso com os familiares e amigos ao redor de uma mesa, sem pressa e sem desespero, situação bem delineada na canção de nome "Eterna Paz", em que diz, acompanhado apenas do cavaquinho, "Como é bom adormecer com a consciência tranquila, as chuteiras penduradas depois do dever cumprido..."
Martinho tem nos lábios um sorriso constante de criança, tem nos olhos o brilho da paz interior, tem no coração o amor sem medida, tem na alma o poder transformador do orgulho negro e tem na voz a maravilhosa e vibrante e bonita força do Samba. Vida longa e saudável ao Martinho "Samba" da Vila! 
Um grande abraço espinosense.


 
   
Canções de "Rio: Só Vendo a Vista", o 55º título da discografia de Martinho da Vila:
1) Vila Isabel Anos 30 - 4:12
2) O Rio Chora, o Rio Canta - 4:04
3) Rio: Só Vendo a Vista - 3:08 
4) Minha Preta, Minha Branca - 4:01
5) Na Ginga do Amor - 3:16
6) Você, Eu e a Orgia - 4:05
7) O Caveira - participação Verônica Sabino - 4:08
8) Pensando Bem - participação Verônica Sabino - 2:41
9) Menina de Rua - participação Mart´nália - 2:57
10) Eterna Paz - 2:15
11) Assim Não Zambi - participação Maíra Freitas - 2:59
12) Umbanda Nossa - 2:28