Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 6 de fevereiro de 2016

1457 - Semeie a paz, não o ódio!

O esporte é, sem a menor dúvida, um dos mais expressivos caminhos para a disseminação da paz, da empatia e do respeito aos outros. Através da prática esportiva, em especial as coletivas, temos todas as condições para nos relacionar melhor com as pessoas e aprender os valores corretos para nortear as nossas vidas. É com exemplos como esses mostrados no vídeo abaixo que precisamos mais do que nunca, compreender que no esporte, assim como na política, não somos inimigos, mas apenas adversários, cada um com suas ideias e a sua vontade de vencer.
Um ótimo exemplo de respeito aos adversários vem dos lutadores de MMA, que na sua maioria, entendem ser a luta apenas e tão somente um esporte, com ambos os combatentes se empenhando decididamente pela vitória, mas sem jamais desrespeitar o oponente. Assim acontece em vários outros esportes pelo mundo, entre eles o futebol. É claro que, infelizmente, ainda temos muitos maus exemplos de falta de ética no esporte, tanto dentro como fora das quatro linhas, como agressões, atos de racismo, simulações de faltas, subornos de árbitros e a tão nefasta corrupção nos bastidores. Mas temos muito o que comemorar, pois bons exemplos existem, como se pode notar nas imagens reunidas no vídeo, como as de Di Canio, Puyol, Ribery, Cristiano Ronaldo e Messi, entre outros.   
Entre tantas cenas emocionantes, algumas envolvendo Ronaldinho com a camisa do Atlético, são históricas, principalmente aquela em que todo o time e a comissão técnica do Raja Casablanca prestam homenagem ao craque, arrancando tudo o que podem dele como troféus. A cena surpreende pela humildade e admiração extrema que eles tem pelo brasileiro gênio da bola, em um exemplo supremo da força da paixão e do amor puro e isento ao esporte e aos seus ícones. E, convenhamos, dá um orgulho do tamanho do universo no coração de nós, atleticanos, que tivemos a bênção e a honra de ter Ronaldinho Gaúcho vestindo a camisa alvinegra do Atlético, um sonho não sonhado que se tornou realidade.
Então, neste ano de eleições municipais e de muita intolerância e ódio nas discussões políticas, é preciso que saibamos refletir, aprender e modificar as nossas condutas violentas e raivosas, procurando disseminar a harmonia, a gentileza, a paz e o respeito, que são fundamentais nos relacionamentos humanos. Paz, respeito, tolerância, ética, honradez, conciliação, humildade, carinho, amor, é disso que precisamos.
Um grande abraço espinosense.