Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quinta-feira, 22 de abril de 2021

2666 - Dia Internacional da Mãe Terra

O desastre ambiental é visível a olhos nus, onde quer que estejamos. A destruição da Natureza caminha a passos largos bem diante de nós, nem precisa procurar muito. Aos espinosenses, mormente, basta sair de casa e visitar os rios que atravessam a nossa cidade para encarar a triste realidade da degradação desenfreada. Ou prestar atenção nas muitas terras hoje vazias de árvores que foram transformadas irremediavelmente em carvão vegetal, sem o devido reflorestamento, aumentando ainda mais o aquecimento da região e a falta regular de chuvas, levando-nos até ao risco de desertificação.
No mundo inteiro e no Brasil em particular, o consumismo exagerado, o desperdício irresponsável e a ganância exacerbada dos poderosos leva à devastação das florestas, à poluição das águas e à degradação dos solos, conduzindo o planeta ao caos e à ruína. Espécies animais estão correndo risco sério de extinção e o ser humano, imerso na sua ignorância, vaidade e sensação de superioridade, ainda não se deu conta de que ele poderá também ser afetado seriamente muito em breve.
Desde o ano de 1970, é comemorado no dia 22 de abril o Dia da Terra. A partir de 2009, a data passou a se chamar Dia Internacional da Mãe Terra, proposta de Evo Morales, então presidente da Bolívia, na Assembleia Geral da ONU. Hoje está sendo realizada a Cúpula de Líderes sobre o Clima, convocada pelo presidente americano Joe Biden, mais uma tentativa de conscientizar os líderes políticos de todo o mundo a efetivamente traçar planos e atingir metas de proteção ao Meio Ambiente, especialmente para evitar o aquecimento global, combatendo desmatamentos, queimadas, destruição das florestas, garimpos ilegais, poluição dos oceanos e emissões de gases do efeito estufa, entre outras ameaças. 
Antes que seja tarde, a população e sobretudo os governantes devem se conscientizar do perigo e que atitudes firmes e eficientes devem ser tomadas o quanto antes, para reverter os danos gigantescos contra a saúde da Terra e consequentemente contra a vida da população mundial.
Um grande abraço espinosense.