Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

2142 - O "Sonora" do Capital Inicial

As coisas mudam! E nem sempre para melhor, é a mais pura verdade. Mas sempre haverá controvérsias para tentar desacreditar a verdade. Assim só posso afirmar por mim mesmo as coisas apreciadas, pela minha visão pessoal do Universo.
Em tempos idos, a notícia do lançamento de um novo álbum de um artista preferido caía como uma bomba de felicidade em nossos corações. Com intensa expectativa e ansiedade pulsante, aguardávamos o lançamento do novo trabalho para nos deliciar com as novas composições do artista amado. Sem a maravilha atual da Internet, a solução era esperar tocar alguma canção nova no rádio para conhecê-la e posteriormente, quando disponível, ir à loja de discos para realizar a compra daquele exemplar, um tesouro. 
Tudo mudou! Agora as canções são expelidas aos poucos na rede mundial de computadores, os chamados singles. E já não se tem mais a ansiedade e a sensação boa de esperar um tanto para comprar o disco, levá-lo para casa e o mais urgente possível, conhecer todas as canções, seus acordes e suas letras. Aos moderninhos, paciência, um pouquinho só de saudosismo não mata ninguém, que eu saiba. Sem excessos, por favor.


Toda essa conversa fiada aí de cima é para comemorar mais um disco lançado pela turma do Capital Inicial: Dinho Ouro Preto (vocal), Flávio Lemos (baixo), Fê Lemos (bateria) e Ives Passarel (guitarra). Com participação de integrantes das bandas "Scalene", "Far From Alaska", "CPM 22" e do vocalista do grupo "Fresno", "Lucas Silveira", o álbum "Sonora" saiu pela gravadora Sony Music em dezembro do ano passado contendo 11 canções de autoria de Dinho com alguns parceiros. A ilustração em preto e branco de João Gabriel Jack na capa do disco traz um palco simples com caixas de som, amplificadores, um baixo e a bateria estilizada com o símbolo da banda, além do seu nome gravado na parede de fundo. Nas  músicas, batidas do velho e bom Rock and Roll e algumas belas baladas, marca registrada da banda. Nas letras, retratos de situações amorosas, esperanças perdidas no presente e dúvidas da longa caminhada. 

São 11 canções produzidas por Lucas Silveira:
1) Parado no Ar - com o Scalene (Dinho Ouro Preto, Alvin L e Flávio Lemos) - 3:50
2) Atenção (Dinho Ouro Preto, Alvin L e Lucas Silveira) - 3:55
3) Tudo Vai Mudar (Dinho Ouro Preto, Alvin L e Kiko Zambianchi) - 3:08 
4) Universo Paralelo - com o Lucas Silveira (Dinho Ouro Preto e Lucas Silveira) - 4:11
5) Seja o Céu (Dinho Ouro Preto, Alvin L e Thiago Castanho) - 4:03
6) Nada Vai Te Machucar (Dinho Ouro Preto e Alvin L) - 3:34
7) Tempestade (Dinho Ouro Preto, Alvin L e Thiago Castanho) - 2:54
8) Não Me Olhe Assim (Dinho Ouro Preto, Alvin L e Lucas Silveira) - 3:14
9) Velocidade - com o CPM 22 (Dinho Ouro Preto e Alvin L) - 2:51
10) Invisível - com o Far From Alaska (Dinho Ouro Preto e Alvin L, Emmily Barreto e Thiago Castanho) - 3:52
11) Só Eu Sei (Dinho Ouro Preto, Alvin L e Thiago Castanho) - 3:33


Com o quase completo banimento do Rock nas emissoras de rádio e TV do país atualmente, é motivo de grande comemoração saber do lançamento de mais um disco de uma banda roqueira respeitada como o Capital Inicial. Com a imensa maioria da população nos dias atuais consumindo um som de gosto duvidoso, para não radicalizar e afirmar de péssima qualidade, é bom atender ao pedido dos caras na música "Atenção": "Sou um caso perdido, eu só quero chamar sua atenção". Sinal dos tempos sombrios. As pessoas se deixam manipular facilmente, consumindo aquilo que lhes é empurrado goela abaixo pela mídia sem que se esforcem para refletir e buscar outras fontes. Uma pena, pois há muita coisa boa sendo produzida no Brasil na área musical. Só que essas pérolas não estarão nos programas de televisão nem nas rádios carcomidas pelo maldito jabá. Vejo raríssimas exceções neste triste cenário, uma delas o programa do Serginho Groisman na madrugada do domingo na Globo. Muito pouco, portanto. Enquanto isso, vamos garimpando a Internet para descobrir esses tesouros escondidos. "Seja o céu e caia sobre nós". E viva o velho, pulsante e sempre magnífico Rock and Roll!    
Um grande abraço espinosense.



Discografia

Álbuns de Estúdio:
1986 - Capital Inicial
1987 - Independência
1988 - Você Não Precisa Entender
1989 - Todos os Lados
1991 - Eletricidade
1994 - Rua 47
1998 - Atrás dos Olhos
2002 - Rosas e Vinho Tinto
2004 - giGAntE!
2005 - MTV Especial: Aborto Elétrico
2007 - Eu Nunca Disse Adeus
2010 - Das Kapital
2012 - Saturno
2018 - Sonora

Álbuns ao Vivo
1996 - Ao Vivo
2000 - Acústico MTV
2008 - Multishow Ao Vivo: Capital Inicial em Brasília
2011 - Ao Vivo no Rock In Rio
2015 - Acústico NYC (Ao Vivo)

EP:
1985 - Descendo o Rio Nilo
2014 - Viva a Revolução