Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

terça-feira, 24 de novembro de 2020

2548 - Deixa este mundo o caro amigo Persio Akil

A notícia que me chega da Bahia não poderia ser mais desalentadora. Acabo de ser comunicado do falecimento de uma pessoa muito estimada, o Persio Akil, esposo da minha querida e sempre entusiasmada amiga Sulimar Diamantino Lima. Uma perda terrível. Ele tinha apenas 69 anos de idade.
Persio Akil nasceu em Barretos, São Paulo, mas depois de muitas andanças pelo Brasil se enraizou na Bahia por conta do seu trabalho na Codevasf-Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco, onde construiu sua família. Mas deu-nos a honra e o privilégio de trabalhar na nossa Espinosa, conquistando o respeito, o carinho e a amizade de muitos de nós.
Conforme seus próprios registros, Persio aprendeu a andar de bicicleta em 1957, aprendeu a nadar em 1959, deu seu primeiro beijo em 1964, começou a trabalhar no S/A Frigorifico Anglo em 1967, ficou noivo de Sulimar Diamantino Lima em 1968, prestou serviço militar em 1970, passou a trabalhar no Banco Itaú em 1971, mudou-se para São Paulo saindo do Itaú em 1974, comprou um carro em 1975, mudou-se para Barretos em 1977, fez seu primeiro voo de avião em 1978, casou-se com sua amada Sulimar e mudou-se para Petrolina em 1979, mudou-se para Jacareí em 1981, mudou-se para Botucatu em 1982, mudou-se para Salvador em 1983, entrou na Codevasf e mudou-se para Espinosa em 1984, mudou-se para Aracaju em 1990, mudou-se para Montes Claros em 1993, comprou uma casa em 1994, aposentou-se e mudou-se novamente para Salvador em 2007 e mudou-se para Palmas de Monte Alto em 2016. Agora, o Benhê, como era carinhosamente tratado por Sulimar, foi morar no Céu. 
Imagino a dor e a tristeza que agora batem fundo nos corações de Sulimar, sua filha Maíra e seu filho Rafael e rogo ao Senhor para que lhes conceda toda a fé, força e resignação para suportar este momento tão difícil de suas vidas. Externo aqui os meus mais sinceros sentimentos de pesar a Sulimar e seus filhos, bem como aos demais familiares, colocando toda minha solidariedade, mesmo que distante, a eles neste momento de sofrimento e melancolia. Que Deus o acolha em seu Reino Eterno e Sagrado.
Um grande abraço espinosense. 


 

2547 - 29 anos sem Freddie Mercury

O tempo passa tão rápido que nem consigo acreditar que exatamente hoje, 24 de novembro, se completam 29 anos em que recebi, abatido e completamente triste, a notícia do falecimento de um dos meus ídolos da música, Freddie Mercury, no ano de 1991, ainda morando em Espinosa. 
Tornei-me fã do Queen ainda na adolescência, inebriado pelo som pulsante e contagiante que chegava até mim pela Rádio Mundial, um dos poucos canais de descoberta de boa música então disponíveis em tempos de inexistência da Internet. Mesmo morando em uma cidadezinha do interior, ainda conseguíamos descobrir o que se passava no mundo da música através do rádio e descobrir tesouros como o Rock and Roll do Queen, do Supertramp, do Genesis, do Yes, do Pink Floyd e de tantas outras bandas que moram eternamente no meu coração selvagem, revolucionário e inquieto. 
Fredie Mercury, ou Farrokh Bulsara na certidão de nascimento, nunca deixará de ser um dos melhores vocalistas do Rock de todos os tempos, na verdade, para mim, o melhor. Ele conseguiu ser ainda melhor que Mick Jagger, Elvis Presley, Robert Plant, Bruce Dickinson e Bruce Springsteen. 



Freddie nasceu um dia adiante de mim, em um 5 de setembro, só que no ano de 1946, 16 anos antes. Somos virginianos, portanto, detalhistas, perfeccionistas e agentes extremos da praticidade, sensíveis e amantes da Natureza. Infelizmente, mesmo tão apaixonado por música quanto ele, não fui presenteado pelo Criador nem com um milésimo de trilionésimo do seu enorme talento. Freddie nos deixou de forma precoce e melancólica no dia 24 de novembro de 1991, em Londres na Inglaterra, vítima de broncopneumonia, acarretada pela AIDS. Deixou ao mundo uma obra estupendamente maravilhosa e uma saudade que nós, seus admiradores fiéis, matamos um pouco ouvindo suas belas músicas e suas vibrantes apresentações ao vivo. O cara é imortal! E uma lenda!


"The show must go on
The show must go on, yeah
Inside my heart is breaking
My make up may be flaking
But my smile
Still stays on..."
Um grande abraço espinosense.