Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

2285 - "A Máquina do Tempo" de Montes Claros

É mais do que importante, diria vital, viver plenamente o presente, construindo e sonhando com o futuro e saboreando as coisas do passado, aproveitando as situações vividas para aprender lições, repudiar equívocos praticados e rever com enorme prazer os bons momentos da vida. Os saudosistas, especialmente os montes-clarenses, têm um canal espetacular na rede mundial de computadores para se deliciar com velhas imagens do passado. Trata-se da página do Facebook "Montes Claros Máquina do Tempo", criada e mantida pelo meu amigo Danilo Alencar (Advogado e graduado em História), irmão do meu também amigo e colega Élcio Alves Alencar.
Danilo possui um enorme acervo de fitas VHS com imagens da família e de locais bastante conhecidos da cidade de Montes Claros, quando esta ainda era uma cidade pequena do interior das Minas Gerais, lá pelos anos 80. Após digitalizar algumas imagens, com o intuito cultural e histórico, ele resolveu dividir o seu verdadeiro tesouro com o público em geral, criando uma página no Facebook para publicá-las. O primeiro vídeo disponibilizado, um ano e pouco atrás, mostrava o espaço bastante conhecido na cidade como o "Cimentão", um amplo local da Praça Doutor Carlos que funcionava como estacionamento e que, antigamente, havia sido ocupado pelo Mercado Municipal. O tempo passou e o "Cimentão" acabou desaparecendo da paisagem urbana, cedendo lugar às instalações atuais do Shopping Popular Mário Ribeiro da Silveira.
Outras imagens disponíveis na página mostram a Avenida Deputado Esteves Rodrigues (a Avenida Sanitária), o centro da cidade, o Parque da Sapucaia, o Rio São Francisco e o trajeto do famoso Trem do Sertão, entre Bocaiuva e Montes Claros. Para quem aprecia a nossa história, é uma viagem saborosa e imperdível na "Máquina do Tempo" do Danilo.
Um grande abraço espinosense.