Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 15 de agosto de 2022

3025 - Erasmo Carlos em Montes Claros

Do alto do seu imenso talento e da sua vivência extraordinária de 81 anos completados no dia 5 de junho de 2022, o gigante da música brasileira Erasmo "Carlos" Esteves subiu ao palco montado no Estacionamento Sul do Shopping Montes Claros na noite do sábado, 13 de agosto, para protagonizar o show dedicado aos Pais. Apoiado por uma banda de altíssimo nível formada pelo maestro José Lourenço Positivo (teclados) e os músicos Luiz Lopes (violão, guitarra), Mário Vítor (baixo), Billy Brandão (guitarra solo) e Rike Frainer (bateria), o lendário "Tremendão" desfilou seus maiores sucessos na longínqua e bem-sucedida carreira de mais de 60 anos: "O Bom", "Sou Uma Criança, Não Entendo Nada", "Filho Único", "A Volta", "Esqueça", "Mesmo Que Seja Eu", "A Carta", "Gatinha Manhosa", "Devolva-me", "Sentado à Beira do Caminho", "Mulher" ("Sexo Frágil"), "Minha Superstar", "É Preciso Saber Viver", "É Proibido Fumar", ""Café da Manhã", "Quero Que Tudo Vá Pro Inferno", "Vem Quente Que Estou Fervendo", "Nasci Para Chorar", "Eu Sou Terrível" e "Festa de Arromba", entre outros. 



O show foi o mesmo da turnê "O Futuro Pertence à Jovem Guarda", baseado no repertório do álbum homônimo do artista lançado em fevereiro passado. Erasmo se apresentou de pé em boa parte do espetáculo, especialmente durante as músicas mais roqueiras, alternando para performances sentado, em canções mais românticas e serenas. A voz do octogenário cantor, que nunca foi um atributo potente, sofre os efeitos da idade avançada e das sequelas da Covid-19, que o acometeu há pouco tempo. 
O cantor afável, carismático e famoso desde os tempos da "Jovem Guarda", quando se notabilizou ao lado de Roberto Carlos e Wanderléa, encantou a plateia, de maioria absoluta de idosos presentes, com suas canções que nos trazem ótimas recordações dos bons tempos de outrora. A banda foi um show à parte, com destaque para o guitarrista Billy Brandão, muito "fera" nos solos de guitarra. 
Muitos conhecem Erasmo somente dos hits animados e roqueiros da "Jovem Guarda". Mas há muitos outros tesouros criados pelo artista, como as lindas canções "Panorama Ecológico" (Erasmo Carlos e Roberto Carlos), "A Terceira Força" (Erasmo Carlos e Roberto Carlos), "Filho" (Erasmo Carlos e Roberto Carlos), "História dos Meus Sonhos" (Erasmo Carlos e Roberto Carlos), "Buraco Negro" (Erasmo Carlos e Roberto Carlos) e "A Carta do Índio" (Erasmo Carlos, sobre texto do Cacique Seattle, e Roberto Carlos).


 
Além da oportunidade única de eu poder, pela primeira e talvez última vez, por conta das nossas idades avançadas, assistir a um show do grande Erasmo Carlos, ainda tive o prazer de encontrar na plateia os meus amigos Osmano Damata e sua esposa Areuza (assistimos juntos), Dolores Leite e seu filho Roberto com a esposa Camila, o casal Geilane e Geralda, pais de João Vítor esposo de Edel Mary, Rita de Cássia Lopes e a minha prima de Monte Azul, a Nem Freitas. Infelizmente não me encontrei com o conterrâneo João Batista Tolentino, sua esposa e seus filhos que estavam no show, pois só soube da presença deles através de reportagem no jornal da InterTV hoje.
Morar em uma cidade um pouco maior tem lá suas vantagens, como um acesso bem maior à Arte e à Cultura. Felizmente aqui em Montes Claros tive as oportunidades de assistir a shows com grandes nomes da música brasileira, como Belchior, Zeca Baleiro, Gal Costa, Zé Ramalho, Fagner, Chico César, Guilherme Arantes, Alceu Valença, Elba Ramalho, Geraldo Azevedo, Djavan, Capital Inicial, Marina Sena (ainda n´A Outra Banda da Lua), Paulinho Pedra Azul, Skank, Beto Guedes e agora Erasmo Carlos. Não se pode perder essas chances de ver ao vivo essas figuras de suma importância no cenário musical brasileiro. Que venham outros mais! 
Um grande abraço espinosense.