Falta muito pouco para o North Esporte Clube ascender a tão sonhada primeira divisão do futebol mineiro. Na tarde de ontem, sábado, 20 de julho de 2024, a equipe montes-clarense mostrou sua força jogando em casa, no Estádio José Maria Melo, e venceu o seu maior concorrente à vaga no seu grupo, o Aymorés, pelo placar de 2 x 0, gols de Ramon Silva e Léo Castro. A situação que inicialmente era difícil, devido aos maus resultados do time nas primeiras rodadas, tornou-se bem mais factível agora. Para sacramentar seu inédito ingresso na elite do futebol mineiro, o North precisa apenas de uma vitória sobre a equipe do Mamoré em Patos de Minas, com um resultado positivo de no mínimo três gols de diferença. A partida decisiva acontecerá nesta quarta-feira, dia 24 de julho, às 20 horas, no Estádio Bernardo Rubinger de Queiroz na cidade de Patos de Minas.
Em condições normais o desafio seria bastante difícil e complicado, mas uma decisão da diretoria do time patense ampliou sobremaneira as pretensões do North. Há poucos dias a diretoria tomou a decisão de demitir o treinador Zé Humberto, o preparador físico, Paulo Sérgio, e oito jogadores que fizeram parte do elenco que disputou o Módulo II: Walace, Anderson Sobral, Matheus Barbosa, Jayme, Marcos Daniel, Matheus Prado, Yuri e Michael.
Vamos detalhar o panorama do Módulo II do Campeonato Mineiro. Após a primeira fase em que se classificaram as seis melhores equipes dos dois grupos, A e B, estas foram divididas em dois grupos de três equipes que se enfrentaram em jogos de ida e volta em um triangular. No primeiro grupo, depois dos confrontos das cinco rodadas, o primeiro clube a conseguir a subida para a primeira divisão sairá do enfrentamento direto entre as equipes do Betim e da URT que ocorrerá em Betim na Arena Vera Cruz, às 15h do dia 24 de julho, quarta-feira. O Betim tem 6 pontos ganhos, com 2 vitórias e 1 derrota, enquanto a URT de Patos de Minas tem 4 pontos, com 1 vitória, 1 empate e 1 derrota. Para garantir sua vaga, o Betim precisa apenas de um empate. Já a URT precisa de uma vitória simples para subir.
No outro grupo, a situação é a seguinte. O Sport Club Aymorés é o atual líder na tabela de classificação, com 7 pontos ganhos, com 2 vitórias, 1 empate e 1 derrota, já terminada sua participação. Tem um saldo positivo de 2 gols. O North, representante da nossa Montes Claros, vem na segunda posição com 4 pontos, com 1 vitória (2 x 0 Aymorés), 1 empate (0 x 0 Mamoré) e 1 derrota (1 x 3 Aymorés) e saldo zero. A única chance de conseguir o acesso à primeira divisão é vencendo o jogo da última rodada contra a equipe do Mamoré de Patos de Minas e com uma diferença mínima de 3 gols.
Não custa lembrar que o Esporte Clube Mamoré e a URT - União Recreativa dos Trabalhadores, são clubes de Patos de Minas, cidade mineira da região do Triângulo Mineiro que tem cerca de 160 mil habitantes. E o Sport Club Aymorés é de Ubá, cidade que conta com cerca de 105 mil habitantes. Apresento esses dados para que possamos fazer uma comparação com a cidade de Montes Claros, que conta com uma população estimada em 415 mil habitantes, mas que luta com incrível dificuldade para manter uma equipe competitiva que possa representar dignamente a cidade no futebol estadual, o que é lamentável. Mas esperamos que agora o ousado projeto esportivo do North possa mudar esse panorama.
Então o negócio é simples: é ganhar ou ganhar! E de goleada! E se há possibilidade concreta de tal resultado acontecer, resta-nos torcer e enviar as mais fortes energias para o time do North para que o sonho se realize. Na noite desta quarta-feira, dia 24 de julho, estaremos todos juntos acompanhando e torcendo pelo sucesso do nosso representante na competição que pode colocar um time montes-clarense na elite do futebol mineiro. Nós acreditamos! Vamos subir, North!
Um grande abraço espinosense.