Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sexta-feira, 18 de junho de 2021

2711 - Morreu Humberto Giordani

A comunidade de Espinosa não pode reclamar muito da sorte, pois em sua longa história de mais de cem anos de fundação da primeira casinha nos belos Lençóis do Rio Verde, ela foi presenteada com a chegada de inúmeras figuras humanas que, por algum tempo ou de forma definitiva, fincaram raízes, exerceram dignamente suas funções laborais, iniciaram empreendimentos e formaram famílias, contribuindo de forma exponencial para o desenvolvimento e a evolução da nossa cidade. É verdade que também por lá passaram picaretas da pior espécie, figuras abjetas que prejudicaram sobremaneira a sociedade, mas felizmente foram poucos, contados nas mãos.
Uma dessas tantas decentes famílias que um dia em Espinosa aportaram, na busca cotidiana pela sobrevivência, foi a família oriunda de Luz, o clã Giordani. Funcionário do Banco do Brasil, o jovem Francelino pousou em Espinosa para iniciar sua carreira bancária no início dos anos 80, dali a pouco sendo acompanhado pelo jovem irmão Alair. Batalharam honradamente, conquistaram uma vida confortável, criaram suas famílias e deram sua importantíssima contribuição para o progresso e desenvolvimento da nossa amada terra. Outro irmão, o Humberto, também se instalou adiante na região, mas especificamente na cidade do sudoeste baiano Guanambi, e com seu senso de empreendedorismo nato, instalou uma loja de bicicletas, uma gráfica e posteriormente, ao lado da guerreira e companheira de todas as horas Simone, um buffet que passou a atender com qualidade insuperável à toda a região. 
É natural que quando alguém morre, só lhe cubram de elogios, alguns mais falsos que uma cédula de três reais. É o que mais vi na vida e que sempre me revira o estômago. No caso de Humberto, posso afirmar com propriedade tratar-se de pessoa idônea, correta, trabalhadora, agudamente gentil no trato, atenciosa, solidária e extremamente dedicada à família.
Humberto é de família numerosa e incrivelmente animada, quando reunida. Sua mãe morreu há pouco tempo, o que entristeceu toda a família. Agora é ele que se vai, deixando sua esposa Simone, seu único filho Lunardo, seus irmãos Alair, Francelino e demais familiares com a terrível dor no coração que todos nós, se ainda não sentimos, vamos sentir em breve. A todos eles o meu abraço carinhoso e solidário neste momento tão desalentador e a prece ao bom Deus para que lhes conforte com muita força, fé e resignação. 
Humberto encerrou sua caminhada terrena, mas a fez com humildade, dignidade e muito amor no coração. Ele vai sim, com certeza absoluta, usufruir do descanso eterno em completa paz.
Um grande abraço espinosense. 



2710 - Big Up e Melin, com "Pequena"

Nunca é tarde! Levante suavemente a cabeça, abra lentamente os olhos, exercite os neurônios com vigor e saia do ergástulo exíguo e encurtador da sua consciência humana. Amplie substancialmente sua cultura popular e erudita e expanda sem moderação sua percepção intelectual procurando e descobrindo coisas novas a cada momento, pois a vida é curta, muitíssimo curta. Não estreite as possibilidades de prazer e regozijo do seu fenomenal cérebro, escutando sempre e somente as mesmas canções, os mesmos ritmos, as mesmas harmonias, os mesmos artistas. Ouse sair da mesmice, da monotonia, do marasmo, da letargia. Passeie pelos mais variados caminhos e itinerários musicais e certamente você fará descobertas incrivelmente aprazíveis, como esta que irei lhes mostrar.


O encontro entre duas bandas de enorme talento da nova música brasileira é motivo de enorme prazer. A união das bandas "Big Up" e "Melim" na canção "Pequena" é um gostoso presente musical. Já havia escutado antes o agradável som do "Melim", mas desconhecia completamente a "Big Up", uma grata surpresa. Vamos conhecer então um pouquinho da história desses novos e criativos artistas.




O "Melim" é um maravilhoso trio de jovens músicos de Niterói (RJ) formado pelos irmãos gêmeos Rodrigo e Diogo Melim e mais a caçula Gabriela. Desde a infância apaixonados pela música com total apoio dos pais, os irmãos de gostos musicais diferentes se juntaram e em 2016 ficaram conhecidos nacionalmente por participarem da terceira temporada do reality show musical "Superstar", da Rede Globo, onde chegaram até a fase semifinal. Logo após, assinaram um contrato com a Universal Music e lançaram o EP "Melim", que contém o single "Meu Abrigo". Em 2018, a banda lançou seu álbum de estreia homônimo. Em 2019 a banda participou da oitava edição do "Rock in Rio", apresentando-se no Palco Sunset. Em maio de 2020, os três irmãos lançaram o EP intitulado "Eu Feat. Você". O "Melim", nome advindo do sobrenome dos jovens, conquistou a admiração de uma grande legião de fãs com seu som misturado de Pop, Reggae e MPB com o vocal aprazível e harmonioso que é uma delícia para os ouvidos cansados de tantas porcarias lançadas no cenário musical brasileiro nos tempos atuais. 


Melim


Big Up


Já a banda "Big Up" foi criada no ano de 2015. Inicialmente era apenas um estúdio de gravação iniciado pelos amigos Lucas Pierro, Gabriel Geraissati, o Suvas, e Victor Burbach, o Ras Grilo, com o intuito de abrir oportunidades para o pessoal do seu bairro, Interlagos em São Paulo, mostrar os seus talentos na música. Para mostrar o trabalho, compuseram e gravaram uma canção que rapidamente se espalhou entre a galera. O estúdio acabou e deu lugar à banda. O nome "Big Up" veio da inspiração da Jamaica, expressão que significa um incentivo para se levantar, seguir em frente e se sentir de bem com a vida, em completa harmonia com a fé, a espiritualidade, a paz, o amor e a amizade em meio à Natureza. Influenciados pelo Reggae, pelo Rap, pela MPB e especialmente pelos Beatles, Bob Marley e Gilberto Gil, o som da rapaziada é um bálsamo para a alma, com melodias acalentadoras e mensagens de conciliação e alegria, que conforme eles, "são uma mensagem válida e que pode agregar muito na vida das pessoas". Os rapazes já lançaram dois EP’s, "Guia" (2016) e "DOS" (2017), e um álbum de estreia, "Uni-versos" (2017). Como diz um dos seus integrantes, o Ras Grilo: "A maior malandragem do mundo é viver!"
Então vamos viver intensamente e completamente antenados no som dessa rapaziada boa de música.
Um grande abraço espinosense.