Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

sábado, 17 de fevereiro de 2018

1915 - A folia do Carnaval de Espinosa em 2018

Tradicionalmente, as festividades do Carnaval em Espinosa eram realizadas na Praça Antonino Neves, também conhecida como Praça da Liberdade. Ali, nas instalações do Clube dos Cem ou do Espigão Palace Hotel, passei momentos inesquecíveis de prazer e alegria nos bailes de Carnaval. Na história espinosense porém, outros locais também serviram de base para as festas carnavalescas, como o antigo Mercado Municipal da Praça Coronel Heitor Antunes e o primeiro andar do prédio onde funciona atualmente o IMA, na Rua Dom Lúcio. O Mercado Municipal atual também foi utilizado para acolher o Carnaval, lá no início dos anos 80, um dos mais emocionantes da minha vida. Neste ano, a administração municipal resolveu inovar, transferindo a festa para o Estádio Caldeirão, o que gerou alguns protestos de quem não abre mão da tradição e da facilidade de acesso no Centro da cidade, o que é plenamente compreensível. Toda mudança traz incerteza e alguns dissabores, mas ao fim da jornada a transferência mostrou-se bastante positiva, haja vista a favorável recepção pela população que invadiu ordeira e pacificamente o gramado do Estádio Caldeirão para se divertir nos quatro dias de música, dança, suor, cerveja e folia.



Mas o Carnaval de Espinosa começou mesmo foi na sexta-feira, com o desfile da Escola de Samba Lençóis do Rio Verde, com o seu samba-enredo que homenageou o honorável grupo musical Os Cardeais pelos seus 50 anos de criação. A escola desfilou pela Avenida João Araújo Lins, saindo da Praça Professor José Osvaldo Tolentino até a Praça Antonino Neves, entusiasmando os espectadores com sua animação, suas alas empolgadas e seus carros alegóricos muito bem decorados. Antes da festa no estádio à noite, os foliões se dividiram em "aquecimentos" em bares da cidade como o Casarão Lounge Bar, Mano´s Bar, Portal Bar + Eventos e no clube Toca dos Craques. Também houve agitação e futebol no CarnaCigano. Destaque para a cantora, violeira, violonista e guitarrista de extremo talento, a jovem Thamires Freitas, que se apresentou no Casarão na noite de terça-feira.



No Caldeirão, os foliões foram recebidos com uma bem organizada revista pessoal pela equipe de segurança, bem como com efetiva presença da Polícia Militar. O esquema montado funcionou muito bem, com boa oferta de bebidas e comidas nas barraquinhas montadas nas laterais do espaço e banheiros químicos para os presentes. Devido às dificuldades econômicas por que passam quase todas as prefeituras do país, o investimento na contratação de bandas foi reduzido, com apoio da iniciativa privada no evento. Se não foi possível trazer bandas de renome, foi motivo de aplauso a oportunidade aberta aos músicos da cidade, que tiveram espaço para mostrar o seu trabalho, casos do cantor Judson Monteiro, da cantora Elayne Brito e das bandas Pagodão S2, Ralyson e Robson, Marcos Rodrigues e Gera de Lima, Seu Binha e os famosos e veteranos Os Cardeais. Outras atrações foram as bandas Nairê, Xavecada e Bambauê, o Paredão de Som, a Aeróbica, o Dj Fighter e o maravilhoso Circo Mágico, que encantou a garotada presente. Uma outra decisão merece elogios: a cessão de valores cobrados pelo estacionamento no estádio para o Asilo Padre Martin Kirscht, que atualmente zela por 23 idosos internos.



Terminada a festa, é hora de contabilizar os erros e acertos. Na parte da segurança, um sucesso. Nenhuma confusão, nenhuma briga, nenhum incidente de violência dentro do estádio nem nas suas imediações. Infelizmente aconteceram na cidade duas ocorrências de assassinatos ligados ao tráfico de drogas, o que é lamentável. Uma pena que pessoas tão jovens se deixem encantar por esse caminho sem volta. Falando nisso, quero deixar aqui registrado o meu profundo pesar pela precoce morte do jovem filho de Silvânia, pedindo a Deus que lhe dê muita força e resignação neste terrível momento.



Voltando ao Carnaval, uma alegria poder ver centenas de famílias espalhadas pelo gramado, com crianças de colo, todo mundo se divertindo na maior paz e harmonia, uma maravilha. E outra alegria imensa poder reencontrar novos e velhos amigos, gente que mora na cidade ou em outras localidades de todo o país, todos irmanados no amor à nossa Espinosa.
No geral, a festa carnavalesca de 2018 em Espinosa foi nota 10, mas como nada é perfeito, algumas reclamações foram recolhidas na multidão. Alguns reclamaram da qualidade do som, outros solicitaram a colocação de mais banheiros químicos. São coisas fáceis de se resolver para a próxima edição, espero. Mas no balanço geral do Carnaval, fica o agradecimento ao prefeito Mílton Barbosa, ao secretário Wagner Oliva e a todos os que fizeram essa festa maravilhosa e animada acontecer com extrema maestria. A todos o meu reconhecimento pelo belo trabalho realizado. Se Deus me permitir, estarei presente novamente em 2019.
Um grande abraço espinosense.