Espinosa, meu éden

Espinosa, meu éden

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

2293 - O vexame de Atlético e Cruzeiro no Brasileirão 2019

Mais uma rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol da primeira divisão se foi. E o cenário permanece sombrio, desalentador e quase desesperador para os clubes mineiros. Não fosse o desempenho mais pífio ainda de outros competidores menos poderosos economicamente, talvez a catástrofe fosse iminente. Este cenário árido e desanimador é o que se apresenta momentaneamente aos dois maiores clubes das Minas Gerais no Brasileirão 2019. 


Ao se iniciar o Campeonato Brasileiro, a expectativa era bem diferente. Atlético e Cruzeiro estavam entre os postulantes a uma briga nas primeiras posições da tabela de classificação, lutando por uma vaga na Copa Libertadores ou até a conquista do título, em uma visão bastante otimista. Mas a dura realidade caminha para outro flanco. A situação, se não é totalmente desesperadora, é deveras frustrante para ambas as equipes mineiras. O Atlético amarga a 13ª posição na tabela, com um desempenho ridículo no segundo turno, com 6 derrotas, 3 empates e apenas 2 vitórias. O time alvinegro da Cidade do Galo está a apenas cinco pontos acima da zona de rebaixamento. O time apresentou uma queda gigantesca de desempenho nos últimos jogos, com uma desarrumação incrível na estrutura da equipe, com instabilidade tática e psicológica, pouca criação de jogadas e uma defesa extremamente vulnerável. Nas estatísticas, aparece como o que mais finaliza errado (294 vezes) e o que mais acerta a trave (16 vezes). Para se salvar do rebaixamento à Série B mais uma vez, o Atlético precisa de mais nove pontos em oito jogos para atingir uma pontuação considerada segura. Não será fácil a empreitada. O time irá enfrentar em casa o Goiás, o Athlético, o Corinthians e o Botafogo. Fora de casa, enfrentará o arquirrival Cruzeiro, o Fluminense, o Bahia e o Internacional. Espero que o time se recupere e consiga essa façanha de permanecer vivo e forte na Série A do Brasileirão. Se não, será mais uma tristeza abissal no coração apaixonado dos seus torcedores, uma outra tragédia.  
   
O segundo turno do Atlético: 11 jogos, 2 vitórias, 3 empates, 6 derrotas

20ª rodada - Avaí 1 x 0 Atlético
21ª rodada - Atlético 1 x 2 Vasco da Gama
22ª rodada - Atlético 2 x 1 Ceará
23ª rodada - Palmeiras 1 x 1 Atlético
24ª rodada - Flamengo 3 x 1 Atlético
25ª rodada - Atlético 1 x 4 Grêmio
26ª rodada - CSA 2 x 2 Atlético
27ª rodada - Atlético 2 x 0 Santos
28ª rodada - São Paulo 2 x 0 Atlético
29ª rodada - Atlético 0 x 2 Chapecoense
30ª rodada - Fortaleza 2 x 2 Atlético

As futuras partidas:

31ª rodada - Atlético x Goiás
32ª rodada - Cruzeiro x Atlético
33ª rodada - Fluminense x Atlético
34ª rodada - Atlético x Athlético
35ª rodada - Bahia x Atlético
36ª rodada - Atlético x Corinthians
37ª rodada - Atlético x Botafogo
38ª rodada - Internacional x Atlético


O Cruzeiro começou a competição na relação dos favoritos ao título, mas a dedicação, e posterior eliminações, às outras competições, Copa do Brasil e Copa Libertadores, e as várias denúncias de ilegalidades na direção do clube, causaram uma pesada crise interna e uma derrocada no ânimo e na performance da equipe, desaguando em uma trajetória humilhante na disputa do Brasileirão deste ano. A equipe acostumada às conquistas e primeiras posições na tabela, amargou por um bom tempo a incômoda zona do rebaixamento, livrando-se dela somente há poucos dias. No momento, a equipe da Toca da Raposa está na incômoda 16ª posição, com 33 pontos ganhos, a apenas dois pontos da zona do perigo. A esperança de título e vaga na Copa Libertadores de 2020 ficou pelo caminho e a dura realidade à frente agora é somente lutar com todas as forças para a manutenção do clube na primeira divisão do futebol brasileiro. Assim como o rival Atlético, tudo indica que esta salvação só se dará por conta da fragilidade maior de outros adversários. Parece não mais haver salvação para o Avaí e a Chapecoense, últimos colocados. Nas demais duas vagas para o descenso, estão a perigo de preenchê-las as equipes do CSA, Fluminense, Ceará, Botafogo e Fortaleza. O Cruzeiro terá, assim como o Atlético, oito jogos decisivos para se safar do desastre. O time celeste irá receber em casa o Atlético, o Avaí, o CSA e o Palmeiras, enquanto irá jogar na casa do adversário contra Athlético, Santos, Vasco e Grêmio.  

Campanha do Cruzeiro no segundo turno: 11 jogos, 3 vitórias, 6 empates e 2 derrotas

20ª rodada - Cruzeiro 1 x 2 Flamengo
21ª rodada - Ceará 0 x 0 Cruzeiro
22ª rodada - Goiás 1 x 0 Cruzeiro
23ª rodada - Cruzeiro 1 x 1 Internacional
24ª rodada - Cruzeiro 0 x 0 Fluminense
25ª rodada - Chapecoense 1 x 1 Cruzeiro
26ª rodada - Cruzeiro 1 x 0 São Paulo
27ª rodada - Corinthians 1 x 2 Cruzeiro
28ª rodada - Cruzeiro 1 x 1 Fortaleza
29ª rodada - Botafogo 0 x 2 Cruzeiro
30ª rodada - Cruzeiro 1 x 1 Bahia

As futuras partidas:

31ª rodada - Athlético x Cruzeiro
32ª rodada - Cruzeiro x Atlético
33ª rodada - Cruzeiro x Avaí
34ª rodada - Santos x Cruzeiro
35ª rodada - Cruzeiro x CSA
36ª rodada - Vasco da Gama x Cruzeiro
37ª rodada - Grêmio x Cruzeiro
38ª rodada - Cruzeiro x Palmeiras

A conclusão a que chegamos é a de que atleticanos e cruzeirenses devem estar querendo mesmo é esquecer este terrível ano de 2019, de tamanha desilusão com suas equipes, que prometiam um melhor desempenho, mas que só decepcionaram a todos. O pior é que, com os enormes problemas financeiros que atingem os clubes mineiros, o futuro parece não vir muito melhor não. Sendo bem realista, as possibilidades de sucesso parecem ser mínimas em 2020, mas não custa manter o otimismo e apostar na esperança de dias melhores. Que assim seja!


Ainda sobre o Brasileirão, é praticamente impossível o Flamengo não levantar a taça de Campeão, ressalte-se, com o maior merecimento. Parabéns antecipados, Mengão!
Um grande abraço espinosense.